Dúvidas Cabo de rede para exterior

Ze_Cabrera

Power Member
Se alguém souber e puder, ajude-me, por favor. Quero alterar a box secundária do meu quarto para um anexo dentro do meu terreno, mas que não é contíguo à habitação, fica a uns quatro metros de distância. Consigo passar cabo do gateway até ao anexo pelo exterior, mas tem de resistir ao sol e ao frio. Que cabo deverei usar? Obrigado.
 
Se puderes colocar um tubo pelo exterior ou enterrado, um cabo UTP ou STP cat6 chega e sobra.
Se for para ficar à la laia do tuga o mesmo cabo serve mas daqui a uns anitos ressente-se e depois trocas :)
 
Pelas minhas medições, apenas uns 5 metros de cabo estarão em exterior, os restantes estarão dentro do edifício principal e do anexo.
 
Se não tens cabo STP (que não é imprescindivel) e se tiveres oportunidade passa o cabo dentro de tubo vd, isso é vendido em varas de 3 metros, senão também passa o cabo á vontade que nos próximos 5/6 anos não terás problemas.
Tenho alguns cabos passados em coberturas de edificios (UTP) sem qualquer protecção, foram passados "temporariamente" e já la estão há 5 anos....
 
Boas, cabo STP serve para reduzir interferências eletromagnéticas e não ser para exterior.

Para exterior seja UTP ou SSTP etc. tem de ter bainha em polietileno PE preto, portanto cabo para exterior.

Entretanto já vi cabos UTP de interior colocados na rua há mais 6 anos e ainda estão bons!
 
É mesmo isto:

Boas, cabo STP serve para reduzir interferências eletromagnéticas e não ser para exterior.

Para exterior seja UTP ou SSTP etc. tem de ter bainha em polietileno PE preto, portanto cabo para exterior.

Entretanto já vi cabos UTP de interior colocados na rua há mais 6 anos e ainda estão bons!

Já tive um UTP a apanhar sol e chuva durante 8 anos. No final funcionava, mas nas dobras o revestimento exterior desfazia-se ao toque.
O cabo deve ser apropriado para exteriores, e se possível, enfiado em tubo VD. Tanto faz se aéreo se enterrado, mas tem que estar protegido dos elementos. Não fale a pena poupar 10 ou 15€ pela trabalheira de passar novo cabo daqui a uns anos.
 
Back
Topo