Dúvida Ajuda a descobrir problema

KingdomHearts

Power Member
Boa noite,

Há coisa de uns 6 meses o meu portátil teve um decréscimo de performance bastante considerável e não há maneira de conseguir perceber o que se passa.

O portátil é um HP dv6-6190, que tem 8Gb Ram, ATI 6770m e um i7 2630-QM.

Utilizo o portátil praticamente todos os dias desde que o comprei à praticamente 3 anos, sei o que ele era capaz e noto uma diferença absurda desde simplesmente a performance pela UI do Windows até à performance em programas.

A UI do Windows (neste caso Windows 7) tem vezes que é pouco fluída, por exemplo a abrir uma pasta demorar imenso, carregar com o lado direito do rato sobre qualquer coisa demorar uns segundos a aparecer. Basicamente parece que de vez em quando a UI freeza durante um ou dois segundos e depois retoma.

Utilizo alguns programas como o Eclipse, Android Studio, entre outros e basicamente é impossível trabalhar. Para quem tá familiarizado com os programas, mudar de classes demora alguns 5 segundos, isto para as que ja estão abertas, porque abrir uma nova é um suplicio. Toda a interface dos programas "lag"am. Algo que antes era bastante fluido. De relembrar que tenho um i7(embora seja de um portátil) e 8Gb de Ram.

Já formatei o PC diversas vezes e o problema persiste. Já tentei com o Windows 8 e com outros DVD's de instalação do Windows.

Para além disso, por vezes quando estou na internet e especialmente quando estou a tentar aceder a conteudo em flash o PC entra em BSoD. Lembro-me de um deles dizer que foi impossível fazer reset à "display driver" que presumo ser o GPU. Mas já apareceu um diferente.

Já fiz testes de stress com o 3DMark ao GPU e o PC aguentou-se bastante bem.
Ja fiz testes de stress com o HeavyLoad ao CPU e o PC aguentou-se bem.
Já fiz testes de stress com à Ram e o PC aguentou-se bem.

Estou um pouco "desesperado" visto que não queria gastar dinheiro num PC novo, se bem que já está na altura.

Obrigado pela atenção.
 
Cheira-me a virus, apesar de poucos virus sobreviverem a um formatanço há dos que criam partições escondidas...

Instala o process explorer e observa o que está a comer CPU, RAM e I/O
 
Resultados do disco:

2f14ec.png


Resultados dos processos:

7aa142.png



Não sei como interpretar ambos :\
 
Resumindo, tens que mudar de disco.

A sempre possibilidade de o tentar recuperar ou isolar o problema mas vai sempre é voltar ao mesmo. Esta a 50° devia estar entre 30 a 40.
 
Se for só o disco não tenho qualquer problema em mudar!

Mas custa-me um pouco dar dinheiro por um disco e depois não ser esse o problema!

Aconselham-me afazer algo tipo de testes aos outros componentes?

Obrigado aos três pelas respostas!
 
Testes já tu fizeste, podes ver como está a temperatura o portátil, usa hwmonitor.

Podes também ver até que ponto é grave o problema no disco, usa HDTune pra analisar sector a sector e também pode ver a velocidade de leitura e escrita.
 
Fiz testes com o HDTune e deu o seguinte.

Leitura:
Minimo - 13,8MB/s (só lá foi uma vez, se não seria a volta dos 40MB/s)
Máximo - 100MB/s

Não me deixou fazer o teste de escrita, diz que tenho que remover todas as partições (?).

Quanto à temperatura do PC, está com 53º de média. O disco está a 48º.

Está um pouco calor aqui.
 
Observa o process explorer quando o computador parece anormalmente lento. Se o problema for algo de hardware como o disco é possível que os System - Interrupts comecem a disparar. Esse disco já teve alguns sectores realocados, quando isso acontece o computador parece que fica mesmo parado durante uns segundos.
Quanto às temps aspira isso, e vê se estás à vontade para abrir a tampa e aspirar por dentro especialmente na zona da fan.

Pode estar na altura de investir num SSD de pelo menos 128GB e passar esse disco para um caddy ou caixa exterior.
 
Ontem esqueci-me de dizer mais uma coisa. Não tem propriamente haver com lentidão mas pode ser um sintoma.

De vez em quando, tipo 2x/semana, começam a aparecer artefactos no ecra (aquelas cores esquisitas). Eu não percebo muito disto mas pelo que percebi, poderá ser da RAM ou do GPU. Mas eu já tentei stressar ambos e não aconteceu nada!

Ontem deixei a correr o HDTune nos erros e deu tudo a verde.

3274f9.png


Será que isto quer dizer que está tudo bem?

Quando dizes abrir a tampa, é aquela que dá acesso à RAM e ao HDD? Se sim não tenho qualquer problema.

Quanto ao Process Explorer, tentei correr o Eclipse e ver ao mesmo tempo como estavam os System - Interrupts, e quando mudava de classe e laggava não passava muito de 1%. Será que é significativo?


Por último, caso se confirme que é o HDD, eu estava a pensar comprar o SSHD da Seagate que tem 500Gb + 8Gb SSD, porque não consigo comprar agora um SSD + HDD. Acham que o que tenho neste momento, caso seja a fonte do problema, ainda serve para apenas armazenar informação e devia comprar um SSD?

Obrigado a todos ;)
 
Bem fui a uma casa especializada em portáteis e o que me disseram foi que o disco estava a causar os meus problemas, mas que para além disso o meu portátil precisa de uma manutenção que envolve abrir o portátil e limpar todo por dentro, porque de facto está a aquecer demasiado e a expelir pouco ar.
Não deixei lá o PC hoje porque não queria ficar o fim de semana sem ele.

Antes de chegar a casa fui buscar um HDD de um conhecido que não precisava, formatei, instalei o Windows e posso dizer que apesar do disco ser mais lento que o meu antigo (5400rpm vs 7200 rpm), agora não se está a arrastar e já consigo mexer nos programas sem qualquer problema!

Em princípio irei avançar para a compra de um SSD e fazer a manutenção.


Obrigado a todos por me ajudarem ;)
 
Back
Topo