Dúvida Voltagens da PSU

Petrenko

Power Member
Boa Noite,

A minha fonte decidiu deixas de trabalhar aos poucos.
Primeiro, a ventoinha não trabalhava, depois de 5 minutos, lá ligava
Segundo, graças a isso ( espero eu ) a GPU "desligou-se" pensei eu que tivesse ido a vida também , mas a gpu tem 8 meses e é muito estimada, reinicie e tudo ficou normal.

Depois do susto com a GPU decidi comprar uma fonte nova, neste mesmo forum aconselharam-me a uma XFX 550W, que eu já a comprei.

Mas antes de a fonte chegar decidi dar uma limpeza geral no computador, e principalmente na fonte.

Depois de tudo limpo e instalado, liguei o pc, e surpresa das surpresas a ventoinha ligou perfeitamente sem qualquer problema.

Decidi testar a fundo se a ventoinha estava mesmo a trabalhar a 100%, instalei o Speedfan, e deparei-me com voltagens estranhas

+5V 6,85V, aqui deveria de estar entre 4,75V e 5,25V
-12V 4,01V, aqui deveria de estar entre 11,4V e 12,6V

Queria saber o porquê de isto estar assim, apenas por curiosidade e sabedoria, visto que não a vou usar mais.

Já agora se a Fonte estiver digamos danificada ou não estar a dar a potencia suficiente ao PC poderei perder performance em jogos?

Fonte de Alimentação Deer DR-8460BTX

Cumprimentos
 
Basicamente o que o GoldSeason disse. Os teus componentes têm uma voltagem esperada para trabalhar, e uma margem curta de variação. Se não os alimentas correctamente, ou não funcionam, ou funcionam mal, e arriscas-te a que acabem a falhar catastroficamente. Valores desses são completamente horríveis, e o mais provável é os caps já andarem todos rebentados, fora o facto dessa plataforma não valer NADA. Só aconselho a ligar o que quer que seja nela quando quiseres fazer um churrasco, porque qualquer carga mais série nessa fonte vai provocar uma linda fogueira ;)
 
Se a fonte falhar, não é só performance que vais perder, é basicamente tudo. Desde BSOD, a componentes queimados.
Basicamente o que o GoldSeason disse. Os teus componentes têm uma voltagem esperada para trabalhar, e uma margem curta de variação. Se não os alimentas correctamente, ou não funcionam, ou funcionam mal, e arriscas-te a que acabem a falhar catastroficamente. Valores desses são completamente horríveis, e o mais provável é os caps já andarem todos rebentados, fora o facto dessa plataforma não valer NADA. Só aconselho a ligar o que quer que seja nela quando quiseres fazer um churrasco, porque qualquer carga mais série nessa fonte vai provocar uma linda fogueira ;)

Sim eu sei que me pode fritar os componentes ou até mesmo a propria fonte, mas até hoje não tive nenhuma tela azul, depois de +5 anos com a fonte.

Eu só queria mesmo saber o porque de a fonte ter 2 voltagens tão pessimas, se souberem postem alguma informação assim mais detalhada, pois já fui ao google e não encontrei algo que eu conseguisse perceber tudo.
 
Como te disse, é uma mistura entre uma má fonte com componentes fritos (capacitores sendo um deles, e o mais provável é alguns dos circuitos de conversão da corrente de 220V nesses que referiste já estarem queimadas ou perto disso).
 
Back
Topo