"poto de restauro" para o update do Lubuntu

Franz Biberkopf

Power Member
Boas, tenho o Lubuntu 13.10 e já me está farto de pedir para actualizar para o 14.04. O problema é que tenho quase a certeza que certas definições e programas vão deixar de funcionar. Como crio um "ponto de restauro" para voltar atrás se algo correr mal?
 
Última edição:
No fundo o que queres é um backup do sistema inteiro, e há muitas maneiras de o fazer. Podes fazer um snapshot se o sistema permitir (LVM, e suponho que sistemas de ficheiros como zfs ou btrfs) e se houver espaço suficiente, ou então copiar mesmo para outro lado com programas como partimage, rsync, duplicity, etc. Em alternativa, podes fazer uma imagem do disco, corrê-la numa máquina virtual e fazer lá o upgrade, para ver se parte alguma coisa.
 
O problema é que tenho quase a certeza que certas definições e programas vão deixar de funcionar.
Unless you format, it won't happens. A maior parte dos settings mantem-se no /home e no /etc ou /var, e actualizar pacotes costuma deixar esses ficheiros intactos.
Alem disso fazer upgrade não apaga programas.
Obvio é que se formatares, ai sim, perdes tudo.

Para garantires copia a tua /home para outro lado antes de fazeres o upgrade, está lá tudo o que tenha a ver com o teu user.
 
Back
Topo