DLNA Panasonic AS600E, Legendas e "Resolução" / IQ

CoisaX

Power Member
Depois de muito adiar o salto tecnológico, no que respeita às TV, adquiri esta semana a Panasonic AS600E de 42".

Uma das razões que me levou a "esticar" no orçamento, além do FHD, foi precisamente ter a opção DLNA. A televisão está ligada à rede por wireless, sem nenhum problema aparente.

Agora antes de explicar o "problema" convem esclarecer desde já que, ligando um disco externo com ficheiros AVI e MKV, o player standard da TV lê ambos sem problemas ( falta a questão das legendas do mkv, mas disso falo mais à frente.. ).

Ora, mesmo sendo um "cepo" nestas "coisas" da multimédia, li alguns artigos, pesquisei e comecei desta forma:

- Com o Windows 8 Media Server: A TV lê sem problemas o AVI ( sem legendas) , mas nem sequer lista o ficheiro MKV...

- Com o VLC desisti, pois para fazer stream para a TV é preciso trabalhar na NASA :D.

- Com o Plex: Lista ambos os ficheiros, mas ao tentar ler qualquer um deles, dá a mensagem "leitura impossivel". Mas no interface Web consigo reproduzir ambos os ficheiros, sem pausas.

- Com o Universal Media Server: Lê ambos o ficheiros, mas ao ler o MKV, passado uns segundos, começa a "brekar" na imagem e no som. Não sei se ajuda, mas após algumas tentativas a ler o MKV com este DLNA Server, deixou de ler o MKV e passou a mostar a mensagem "leitura impossivel".

A titulo de informação, os testes foram todos feitos com o desgraçado do portátil ( Dual Core, 3GB RAM e Windows 8 Pro ). Facto é que a usar o UMS no portátil (com o MKV ) este começou a deitar fumo por todos os lados... :D

Hoje vou testar com o PC fixo. Porquê além de ser um QC6000 com 8GB RAM , está ligado de outra forma à Rede. Um resumo simples da forma como está a rede:

- A TV liga por wireless ao router, que está a 2 palmos dela ( Thomson 787 da Meo ).
- O Portátil, quando fiz os testes, estava ligado ao wireless do 787.
- O PC fixo principal está de outra forma: Tenho 2 APS DWL-2100AP em modo "WDS com AP". Um está ligado fisicamente ao router, e o outro está ligado a um switch que tenho noutra divisão.

Assim pergunto: O que estou a fazer mal, ou que me falta fazer? Oo

Ah, num futuro próximo vou adquirir uma NAS, mas o objectivo era a mesma ficar no switch da outra divisão ( backup dos PC fixos ).. Sim, a NAS pode ter um DLNA Server..

------------------------------------------------------------

Legendas

Mesmo lendo pelo disco externo, estou com problemas no ficheiro MKV. No avi é só seguir a regra do "mesmo nome de ficheiro" e fica OK. No MKV tinha umas legendas com extensão SUB e népias. Aliás, no meu das opções consigo ver algumas opções de legendas ( Inglês, Francês, ETC ), consigo alternar entre elas sem problemas, mas tenho quase a certeza que são legendas que veem com o MKV. De nenhuma forma consigo ler as que estão em português ( o tal ficheiro SUB ).

Cheguei a experimentar renomear o ficheiro SUB para SRT, e OK, já me aparece no meu uma opção "Legendas de Texto". Funcionam quase a 100%. o que acontece é sempre que as legendas têm a tag de bold e itálico aparecem as tags... (i , /I, etc ).

Já por DLNA ainda estou pior... No Windows 8 MS nem consigo ler as legendas do AVI. No Plex não sei porque... nem consigo ler os ficheiros ( lol ). No UMS o AVI não mostra legendas, e no MKV ele sobrepõie as legendas (!!!). Bem, no caso do UMs deve ser pelos breaks ( ele borra-se todo para mostrar o MKV... )

Assim pergunto: O que me falta no ficheiro MKV e ficheiros SUB? Qaul a melhor solução mediante um DLNA Server que funcione ( algo que ainda não atingi... )

---------------------------------------------------------------

Resolução / Qualidade e outras cenas...

Já passei horas a testar ( e a consultar alguma informação ) e algo não está bem , ou eu é que sou azelha :D

Tenho a Box da Meo a 1080i e ainda não qualibrei a TV ( se bem que estou satisfeito com os defaults ):

- Canais SD Meo: Ah.... muita mau. É verdade que alguns variam, mas até a minha mulher se queixa. Problema? Nem eu sabia que existiam pixels quadrados daquele tamanho... Mais notório nas areas escuras. Bem, são 42", o meu objectivo eram entre 32" e 40", mas a mulher no local achou pequena :D Digo isto que se me afastar um pouco sim, melhora.

- Canais HD: Sim, variando entre canais, mas alguns metem "nojo"... mas por apresentarem uma qualidade tão boa :D ( Exemplo os NG HD e NG Wild HD ). Os que não atingem a qualidade esperada é, mais uma vez, nas zonas escuras.

- Stream Youtube: Seja normal ou HD, apresenta uma excelente qualidade. Mas de longe melhor que os canais da Meo... Nos video HD, lá aparecem os pixeis nas zonas escuras...

- Filmes: Dentro do que já via no PC/TV analógica.

- Outros: Imagens Perfeitas. Agora, a titulo de curiosidade, quando estou nos menus da MEO aparecem excelentes, para por exemplo, na imagem de standby do Canal 300, a "imagem" que diz "gravações aparece toda "pixelizada".

Bem, tudo isto porquê... Será que calibrando poderei ter algum ganho nos "problemas" que falo? O mais importante era mesmo a melhoria nas sombras. A titulo de curiosidade, eu uso o perfil normal, e há dias o meu cunhado mudou para "dinamico" ( sem me dizer.... ), e esse problema das sombras ficou 500% pior... vá... 499% pior :D

---------------------------------

Agradeço desde já a atenção, e desculpem o longo texto, mas assim ficam já com a informação que penso ser necessária.

BTW o browser da Panasonic é mais lento que a minha avó ( tendo em conta que ela já morreu há anos... :D ). Não querendo abusar... já testei a aplicação para android e não acho prática ( ok, faço o texto mais rápido, mas a movimentar o rato.. :S ). Devo mandar vir um teclado da logitech ( não achei caro, 25$ ) que até tem um touchpad. Mas tipo, não existe nada que me permita introduzir texto e controlar o rato com um PC?
 
Última edição:
**update**

Testei com o DLNA do PC fixo e depois de pesquisar ainda mais, cheguei à conclusão que os "breaks" são causados pela necessidade de uma largura de banda superior à que a minha rede wireless suporta.. :\

Em relação a este assunto estou a avaliar, mas estou a ver que passa por optar por ter uma rede gigabit entre os dispositivos.

Engraçado ( ou não ), O plex no pc fixo já vê e lê o mkv... ok, bloqueia por todos os lados, mas lê.

Persiste o problema das legendas e os restantes. :D
 
Back
Topo