O que se deve ter em conta na compra de uma máquina compacta?

AMSA

Suspenso
Boas pessoal,

Eu sou um pouco inexperiente neste campo.

Basicamente, em primeiro lugar, gostaria de saber na opinião das pessoas mais entendidas o quê é necessário ter em conta (características) na compra de uma camera digital compacta? Uma boa camera compacta. Não quero nada de profissional mas no entanto quero obter a melhor e maior qualidade de imagem por parte desta.

Eu gostaria de comprar uma camera que tivesse uma grande qualidade de imagem, uma boa lente e se puder acrescentar que tenha uma boa focagem. Não sei se há mais algum tipo de requisito.

Pelo que já li, quanto menor o f maior a quantidade de luz que consegue captar, mas paga-se em termos de zoom (mas confesso que zoom não é um grande requisito da minha parte. Diria que um zoom de até 5x analógico chega).

Cumps.
 
Serviu mais ou menos. Não aprofunda muito.

Aproveitando a oportunidade, não percebi bem aquilo de uma máquina ter 20mpx mas só usar na realidade 10mpx. Podes elaborar? Aonde é que viste essa info?

EDIT: Já agora, que máquinas andam por aí parecida à Sony RX100 mas mais baratas?
 
Última edição:
É análogo a digitalizares um jornal a 300 dpi. O scanner captura 300 dpi, mas a impressão do jornal tem resolução muito inferior, logo tenha o scanner 100, 300 ou 600 dpi, a qualidade é a mesma. Em máquinas fotográficas o sensor funciona como o de um scanner, e a resolução da óptica em frente dele é que interessa. Eu acho que o strobe até foi muitíssimo generoso, a resolução real da óptica em máquinas compactas não deve ir acima do equivalente a 5MP.
A DxOmark criou uma métrica para isto a que chama "Perceptual Mpix".

As RX100, nas 3 versões, são produtos únicos no mercado.
 
Ok. Obrigado pela info. Mas perguntaria o porquê dos fabricantes fazerem máquinas com tantos mpx?

Então, tendo em conta que as RX100 são produtos únicos no mercado, o que poderias/poderiam sugerir com umas características parecidas? A canon S120 é uma boa alternativa? Estou aberto a sugestões. Já vi que também existe a Panasonic TZ40, mas esta tem o sensor mais pequeno.

Cumps
 
Por causa da Lei de Moore. Numa fábrica de semicondutores geralmente o processo é actualizado a cada 2 anos (ou então controi-se outra fábrica com o processo novo e anterior passa a produzir circuitos mais simples). O processo novo tem maior resolução e permite assim ter mais pixels na mesma área, aliás pode ser até mais fácil simplesmente alterar o circuito anterior e acrescentar mais pixels tipo "copy-paste" do que desenhar uma nova estrutura com pixels maiores.
 
Não aprofunda muito.

A ideia é mesmo essa. Mas podias ser mais específico?


porquê dos fabricantes fazerem máquinas com tantos mpx?

Eu acho que é mais uma questão de marketing do que de tecnologia. Por isso há sensores 1/2.3" com 16 MP ou mais e sensores 1/1.7" com 10-12 MP: quem opta por um sensor 1/1.7" é o tipo de comprador que sabe que não é por ter mais MPs que as fotos ficam melhores, enquanto que quem compra sensores 1/2.3" é o tipo de comprador que se deixa levar pelos números grandes do zoom e dos MPs.


tendo em conta que as RX100 são produtos únicos no mercado, o que poderias/poderiam sugerir com umas características parecidas? A canon S120 é uma boa alternativa?

No tópico que apontei estão lá as alternativas típicas à RX100, com os seus prós e contras. A S120 é a substituta da S110, mas as S110 é um melhor negócio neste momento e é por isso que é a recomendada.
 
Ok. Já vi as alternativas que apontas-te. No entanto, fiz essa pergunta apenas porque como já saíram máquinas novas e já se passou 3 anos desde aquele post, poderia haver melhores alternativas à S110 e Fuji X20. Por exemplo, já vi por aqui a recomendarem a XQ1, TZ40, P310 mas não sei se são assim tão boas como a S110/S120.

Uma outra questão. Lente e sensor são duas coisas diferentes, correcto? Porque vejo também por aqui a falarem da qualidade da lente. Portanto a acrescentar naquele post sticky também deveria-se ter em conta a qualidade da lente, correcto? O quê que é uma lente de qualidade e como sabemos que é de qualidade?

Em suma, a melhor alternativa à RX100, com as mesmas caracteristicas à nível da qualidade da lente e do tamanho do sensor (que se aproxima mais) é apenas a S110/S120?

Já agora, a XQ1 possui uma sensor com uma tamanho de 2/3" (8.8 x 6.6 mm). Esta forma de representar os tamanhos dos sensores foge um pouco à aquela que pelo menos estou habituado a ver, 1/1.7", 1/2.3", etc. Há alguma diferença a nível da qualidade ou outra coisa qualquer desse tipo de lente 2/3" quando comparada com as lentes que são reprensentadas da outra forma? (1/1.7")

Para terminar, já li também que existem dois tipos de sensores em voga. BSI-CMOS e CMOS. Pelo que vi as diferenças são basicamente que nos sensores BSI as fotos com menores níveis de luz (ambiente, presumo eu) ficam melhores e são mais usadas em sensores mais pequenos. Reparei que a S120 possui este tipo de tecnologia (BSI-CMOS). Há alguma razão especifica para tal?

Cumps.
 
Última edição:
já se passou 3 anos desde aquele post

Por favor lê o título do post.

a XQ1 possui uma sensor com uma tamanho de 2/3" (8.8 x 6.6 mm). Esta forma de representar os tamanhos dos sensores foge um pouco à aquela que pelo menos estou habituado a ver, 1/1.7", 1/2.3"

A forma de representar é exatamente a mesma. apenas se trata de um tamanho diferente.


também deveria-se ter em conta a qualidade da lente

Sim. Mas acaba por ser uma característica derivada das outras três referidas no tópico: sensor, volume, zoom. E depois é algo que tem de ser visto modelo a modelo.


Em suma, a melhor alternativa à RX100, com as mesmas caracteristicas à nível da qualidade da lente e do tamanho do sensor (que se aproxima mais) é apenas a S110/S120?

Se não interessa o volume (nem o preço) tens outras opções tais como a Sony RX10 e Panasonic FZ1000.


BSI-CMOS e CMOS

A tecnologia BSI-CMOS é uma evolução da CMOS com maior eficiência (apanha mais fotões por mm2). Por isso é melhor e é o que trazem os novos modelos. Atenção que diferentes fabricantes dão-lhe nomes diferentes.
 
Última edição:
Ok. Obrigado pela resposta.

No que respeita ao volume, efectivamente eu pretendia uma compacta. Neste caso, a minha pergunta mantém-se. A melhor alternativa à RX100 será a S110/S120?

No que respeita ao tipo de sensor BSI-CMOS e CMOS, eu apenas fiz essa pergunta no sentido de confirmar se o que li era verdade ou não. O que li foi que normalmente os sensores BSI-CMOS são usadas em cameras que possuem sensores mais pequenos.

Relativamente à lente, há alguma forma de saber como é a qualidade da lente? Tem a ver com a marca? Tipo Carl Zeiss, Leica, etc? Mas mesmo dentro destas devem haver boas e más.

Cumps.
 
BSI significa retro-iluminação e quer dizer que o chip tem duas faces, estando os foto-receptores na face traseira e o resto da electrónica na face dianteira, daí a designação. Isto significa que essa electrónica não tapa os foto-receptores, mas é muito mais dificil de fabricar. À medida que tamanho do chip aumenta, a electrónica auxiliar torna-se mais pequena em relação ao tamanho dos foto-receptores por isso o ganho em usar retro-iluminação em sensores maiores é menor. O sensor de 1'' da RX100 é praticamente o maior onde a retro-iluminação ainda tem algum efeito e mesmo aí é pouco.

Não há forma de saber a qualidade da lente a não ser testar.

As Sxxx são provavelmente as que têm o corpo mais parecido com a RX100.
 
E relativamente às restantes características, a S110/S120 é a que se apróxima mais a RX100? Sugeres algumas outras que mereçam a pena dar uma vista de olhos que se aproxime da RX100?
 
Bom, não a tinha visto bem até agora, mas parece-me que afinal a mais próxima ("para baixo") da RX100 é a Fuji XQ1. É até melhor em vários aspectos (AF hibrido). Passa a ser sem dúvida a minha recomendação na zona dos 300€-350€ para quem o "4x zoom" chegue.
 
Ok. Obrigado pela resposta. No entanto deixa-me perguntar-te se esta fuji é melhor que a S110/S120 ou até mesmo a X20 embora seja ligeiramente mais cara? Vale a diferença?

Cumps.
 
Em principio é melhor que as Sxxx, excepto no zoom, em que é um pouco mais curta.
A X20 usa o mesmo sensor mas com óptica mais luminosa e corpo mais ergonómico e robusto, e tem viewfinder. Só que não é tão compacta.

Se vale a diferença tu é que sabes... Se for 50€ acho que sim. Se for 100€ depende do que quiser fazer.
 
AMSA: parece que ficaste esclarecido quanto à questão colocada no teu primeiro post e agora procuras uma recomendação concreta. Para isso convém responderes ao questionário em sticky nesta secção.
 
Nop, estava a aferir opiniões no que respeita às cameras aqui mencionadas. Já fiquei com uma ideia das opções que tenho.

Diria que pela ordem seria: RX100 -> X20 -> XQ1 -> S110/S120.

Acontece que estive a ler comentários no dpreview. Das duas uma, ou efectivamente o pessoal que por lá comenta é profissional e os comentários deles são de uma perspectiva profissional ou então, no caso particular da XQ1, esta é uma máquina que talvez não ofereça uma boa qualidade nas fotografias que tira. Cheguei até a ler por coisas do genero "A fuji só pode ter pago esta review" entre outros.

Aproveitando a oportunidade, reparei que a "aperture" da máquina também é importante. Por exemplo a XQ1 tem F1.8 a 35mm. Mas depois escala muito depressa (F3.9 a coisa de 50mm). Não sei se isto é bom ou não. Diria que não, mas também não sei como é que as outras escalam. (tenho que ir pesquisar). A parte disto, queria saber qual é a importância da "aperture" na máquina. É quantidade de luz que deixa entrar para o sensor?

Cumps.
 
Como já escrevi noutro sítio, a máquina perfeita não existe. Essa hierarquia que escreveste pode ser assim para o fotógrafo A e ser ao contrário para o fotógrafo B. Daí a enorme importância de conhecer primeiro o fotógrafo (essa é a intenção do questionário).

Quanto à questão da abertura, tens este gráfico da DPReview que responde a isso:

Apertures_XQ1-001.png
 
Ok, então vou preencher o formulario.

O QUE: Máquina fotográfica.
POR QUANTO: na casa dos 300€
PARA FAZER O QUE: Tudo um pouco mas principalmente tirar fotos ao ar livre: monumentos, praias, edificios e também dentro dos mesmos.
PARA USAR ONDE: Maioritáriamente no exterior, podendo às vezes usar em interiores.
COMO ÉS: Diria fotografo aficionado.
JÁ TENS: Tenho uma Canon A720 IS.
COMO É A TUA "REDE": Canon
ONDE COMPRAR: Loja fisica ou online.

O importante seria tentar arranjar uma máquina equilibrada, tipo all-round :D

No gráfico que colocas-te, de facto a RX100 parece ser a mais equilibrada, em conjunto com a X20 (e a LX7). Mas tendo a XQ1 o mesmo sensor que a X20, porque este tem um desempenho inferior? Será da lente?

A abertura tem influência a que nível na fotografia?
 
Back
Topo