Dual Boot - instalar windows 8 depois de Linux Mint

rrft

Power Member
Boa tarde,

Tenho apenas o Linux Mint 16 instalado no meu portátil Toshiba Satellite L50 , e quero instalar o windows 8 em dual boot no mesmo disco.

Será quero apenas criar através do linux uma partição em NTFS para o windows 8, fazer boot através da pen (windows 8) e instalar normalmente na respectiva partição ou vou ter problemas?

Como me aconselham a fazer ? Conhecem algum tutorial do género ?


Obrigado
 
Boa tarde,

Tenho apenas o Linux Mint 16 instalado no meu portátil Toshiba Satellite L50 , e quero instalar o windows 8 em dual boot no mesmo disco.

Será quero apenas criar através do linux uma partição em NTFS para o windows 8, fazer boot através da pen (windows 8) e instalar normalmente na respectiva partição ou vou ter problemas?

Como me aconselham a fazer ? Conhecem algum tutorial do género ?


Obrigado

O problema que vais ter, é que o windows vai re-escrever o setor de arranque do computador, por isso o programa que arranca vai deixar de ser o GRUB/SysLinux/... e passar a ser o loader do windows (que saiba-se lá porquê, não suporta mais nenhum SO)
Ou seja, instalas, e para voltar a haver opção de arrancar o Mint no arranque, tens de re-trocar o bootloader pelo GRUB.
 
Ok estou a perceber. Então depois de instalar de instalar o windows tenho de alterar o GRUB......como consigo depois entrar no Mint para ir mudar o bootloader pelo GRUB??

Alguem me sabe indicar um tutorial?....não quero fazer porcaria.

Obrigado
 
Com o LiveCD do Mint 16...o comando exato não me recordo, é uma coisa parecida com "sudo grub-install"...googla aì.
Mas a via mais fácil,e há vários tutoriais é instalar primeiro o win8 e só depois o Linux, e é como a maior parte do pessoal faz (acho)...
Aproveitava e fazia o upgrade para o Mint 17 que é uma LTS.
 
O DigitalBoy e o PernasLongas já te disseram mais ou menos o que fazer. O LiveCD do Mint deve ter um modo de recuperação. Tens de entrar nele e voltar a instalar o grub no disco. Deve haver uma opção para isso sem ser preciso correr o comando manualmente, mas só vendo nos menus.
 
Back
Topo