Problema PC antigo + Disco SATA

PlayDead

Power Member
Boa tarde,

tenho aqui um desktop antigo com um Celeron 2.4Ghz, e comprei um disco de 500GB Sata para instalar o Windows 7. Depois desliguei o disco antigo (IDE) e liguei o novo.

Durante a instalação do W7, num dos reboots o PC deixou de arrancar como deve ser. Agora fica parado no ecrã da Motherboard e penso que esteja a falhar algum tipo de verificações iniciais de hardware.

Digo isto porque se iniciar o PC sem o disco ligado ele arranca normalmente, mas com ele ligado nem à BIOS consigo aceder. O problema não é do disco porque já o liguei a outro desktop e funcionou tudo sem problema. Se ligar o disco antigo (IDE) e desligar o novo o PC não fica bloqueado e arranca normalmente.

O mais estranho é que no inicio ele detectou o novo disco sem problemas e a instalação do W7 estava a correr bem, como sempre fiz noutros PCs.

Alguem tem alguma luz do que possa ser? Também já fiz restore das configs default da BIOS e está na mesma.

UPDATE - testei ligar outro disco que tinha por casa e arrancou bem. Parece que ele apenas se queixa com o novo disco que comprei. :wow:
Cena marada... É que o novo disco já foi testado no meu desktop e está OK...
 
Última edição:
Dúvido que um computador da era sandy bridge possa ser classificado como antigo ;)

O disco SATA ligas diretamente à motherboard a uma placa controladora?
 
Ligo diretamente à MB.

À pouco testei ligar outro disco ao desktop velho e funcionou tudo 5 estrelas. Por isso só faltava mesmo fazer o processo no disco que tinha comprado.
Para isso liguei o novo disco ao meu desktop e fiz um hard format (não apenas formatação rápida) e voltei a ligá-lo ao desktop velho para tentar instalar o W7 de novo. Desta vez já passava a BIOS. Comecei a instalação de novo e voltou exatamente ao mesmo problema: num dos reboots fica bloqueado na screen da board.

A conclusão a que chego é que só pode ser algum tipo de incompatibilidade. :\
 
ve se o disco tem um jumper para o colocar como sata 1.5gbps
Pelo que vi neste vídeo não tem. A entrada está lá, mas não tem nenhum plástico como o que ele remove no video. Achas que com um jumper a coisa resolve? Se fosse esse o problema suponho que o disco nunca funcionasse, mas ele funciona bem até certo ponto, só dá o berro depois. Ou estarei enganado?

O computador é antigo ou recente afinal? é que o 7 não é propriamente para máquinas antigas
O PC é relativamente antigo, tem um Celeron 2.4. Meti o Windows 7 Starter e corre. Devagarinho mas corre. :) Levou umas 2h a fazer 90 updates lol
 
ja me aconteceu algo semelhante e na altura o jumper resolveu. no entanto, no caso do teu disco, até pode ser necessário usar o software do fabricante para controlar isso.
se não tem jumper, pode ser necessário arranjar um e colocar no sitio correcto. já agora, se puderes dizer qual é a referencia do disco era optimo.
 
Back
Topo