Windows 8.1 OEM vs Windows 8.1 Retail

paraver

Power Member
Boas.

Estou a fazer uma máquina nova de raíz. No futuro, com o Windows 8.1 OEM, se quiser fazer um upgrade ao hardware poderei utilizar o mesmo sistema operativo? Ou é obrigatório para isso ter uma versão retail?



wODrA2z.png
 
Depende do upgrade ao hardware que fizeres, claro.

O melhor será entrares em contacto diretamente com a Microsoft que tem um suporte muito bom e podes fazer a pergunta por telefone sem qualquer problema, até porque as "regras" estão em constante mudança:
210 491 000
808223242

A versão retail não tem qualquer tipo de restrição nesse sentido.
 
Boas,

Vou aproveitar o tópico para perguntar o seguinte: é verdade que as licenças do DreamSpark têm um limite de duas instalações/activações?

É o que consta das FAQ de momento, mas tinha a ideia de que estas licenças estavam categorizadas como retail. Se assim for, não dá para nada. Volta e meia uma pessoa tem que formatar a drive ou fazer um upgrade ao hardware...

Cumps
 
Dá sempre para ativar, as chaves só são bloqueadas quando são usadas para pirataria e feitas ativações em massa. Um utilizador doméstico pode formatar à vontade o pc que ativa sempre, pode é chegar a um ponto que só dê para ativar por telefone, aí convém ter cuidado e parar com as formatações semanais.

Também não conheço nenhum caso que tenham comprado nova licença por avaria da motherboard, mesmo em empresas. Só faltava a motherboard avariar na garantia e terem de gastar 100 euros numa nova licença, contem-me histórias!
 
Boas,

A versão retail não tem limitações de instalações, ativações ou associação a qualquer componente de hardware (pode ser transitada de um equipamento para outro).
A única limitação é só poder utilizado em 1 PC de cada vez, não é necessário qualquer autocolante no PC desde que a licença esteja presente.

A versão OEM é que tem limites de ativações automáticas e associa-se á motherboard, podendo requerer ativação ao detetar alterações em mais do que 2 componentes.

Cumps.
 
Já agora o meu caso.

Tenho o Windows Vista Home Premium x64 OEM original que comprei em 2007 junto com vários componentes. Foi através dele que comprei e instalei o Windows 8 Pro x64 por 30 euros naquela famosa promoção. Hoje tenho o Windows 8.1 activado e tal.

Dentro de uns meses (poucos, um ou dois) vou ter novo sistema: MoBo+Processador+RAM. Como terei de fazer a instalação nesse momento? Instalar e activar o Vista e depois fazer o tal update com o Windows 8 e só depois a actualizar para 8.1?

Será que o serial do 8 Pro não dá para baixar da Microsoft (acho que dá) uma ISO do 8.1?

E se entretanto sair o 8.2?
 
Não vai dar para ativar porque vai dizer que é uma versão de atualização do Windows e por isso pressupõe-se que tens de ter um sistema operativo anterior instalado e genuíno. O vista OEM não vai dar para meter nessa board (a menos que convenças a Microsoft que avariou ou qq coisa do género :P).
Para fazeres assim como dizes tens de 1º instalar com uma chave genérica o Windows 8.0, depois no registo do sistema alterar um valor de 0 para 1 ou vice-versa (não sei qual o valor ao certo mas há no Google, esta alteração faz uma clean install tornar-se uma atualização) e só depois é que removes a chave genérica e instalas a tua chave de atualização pois o sistema já reconhece o Windows como tendo sido instalado por cima de um s.o anterior.
Espero que tenhas percebido xD, foram os passos que tive de fazer no meu pc pois por engano venderam ao meu pai na ***** uma versão de atualização em vez da retail (e custavam ambas o mesmo) :blubomte:

EDIT: Em relação ao OEM vs retail, o OEM está associado à board, o resto podes mudar.
Se porventura a board avariar, eles são capazes de te dar uma nova chave (caso lhes expliques bem a situação).
 
Última edição:
O windows 8 de actualização (o tal da promoção de 30€) dá para fazer uma instalação limpa, não precisa de ter outro sistema anterior .
Experiência própria, o que não dá é mesmo instalar o Windows 8.1 de raiz. Preciso mesmo de instalar o 8 e depois actualizar para o 8.1
 
Back
Topo