Socorro ... Disco Externo Iomega 500 GB

PSantos1

Membro
Boa noite a todos,

Antes de mais nada peço desculpa se não me apresento na secção apropriada, mas tive à pesquisa no forum e não encontro.
Chamo-me Pedro Santos, tenho 28 anos e sou de Ílhavo.
Venho aqui em total desespero para ver se alguém me pode ajudar. Tenho um Iomega de 500 GB (HITACHI 5K-500 B500) que tem praticamente a minha vida toda lá dentro. Hoje deixei-o cair ao levantar-me, e depois disso nunca mais entrei no disco. O disco liga a luz e faz barulho, mas não é o barulho do costume, faz um grr grr grr, parece que está a arrancar e não consegue. E está assim horas. Outra coisa é que me bloqueia o windows não sei porquê. Tiro o disco e o Windows volta ao normal. Já o desmontei e nada parece partido ou fora do sítio.
Alguém me sabe por favor dar umas luzes do que se passa? E acima de tudo dizer se os dados são recuperáveis e que empresa é a mais aconselhável para o efeito?? Estou-me a borrifar para o disco, o problema grande é que tenho lá a minha vida toda ....:sad::sad:
Ajudem por favor se puderem ...

Desde já muito grato ...
 
Desmontaste o como?

Tem a agulha de leitura encravada. Só há uma solução arranjares um disco para passar todos os dados desses disco.
Abres o disco e ligas o a corrente, fazes força no "motor" para os lados até à agulha começar a mexer, depois ligas o cabo de dados pra ele ser detectado no Windows, depois fechas o e passas os dados todos de uma só vez antes que ele morra.

Convém fazer o processo num ambiente fechado, mas como não há isso em casa tenta fazer o mais rápido possível, até podes usar um saco de plástico transparente e no interior fazer o processo que disse, para evitar ao máximo que qualquer partícula entre para o interior do hd.

No fim podes mete lo no lixo ou para pisa papeis :D

Se já o abriste podes ter deitado tudo a perder, o interior está em váco e qualquer partícula só vai o estragar mais.
 
Última edição:
Peço desculpa no atraso mas fiquei sem net por momentos.
Antes de mais nada obg pela resposta.
Apenas lhe tirei o invólucro de plástico para ver se tinha partido ou desencaixado alguma coisa por dentro mas aparentemente está tudo ok.
Pá obrigado pelo conselho mas sou um zero à esquerda em informática é melhor nem mexer em mais nada .. Mas pelo que percebi o que aconselhas é comprar uma caixa daquelas que se liga à corrente certo? E o que é isso de força no motor? Desculpa a minha ignorância.
O pedido de ajuda nem é tanto para resolver mas sim para saber se os dados foram ou não à vida e se há solução. Tal como disse não me interessa o disco apenas os dados ...
 
Solução existe, a que disse é a mais económica, para recuperar dados de um disco danificado não é nada barato.

Posso não estar a usar o termos certos, a agulha que lê os discos que estão no interior tem um "motor" para que seja possível a agulha mexer, é isso que costuma encravar nas quedas e a razão do barulho.

O melhor é levares a uma casa informática e expores a situação, se não tiveres muita verba para recuperar sugere o que disse, se não for esse o problema recuperas com a melhor alternativa é mais segura. .
 
Boas.

Se já tiraste o disco do invólucro, tenta com um adaptador sata para usb para ver se consegues ler o disco.
Se não conseguires com um adaptador sata e se a informação for realmente importante, então entrega isso a uma empresa profissional para eles tentarem recuperar os dados (atenção que é uma opção cara). Nunca desmontes o disco ou o confies a qualquer um.
Aqui tens um laboratório low cost, só para teres a noção dos valores envolvidos --> http://www.datarecoverylab.pt/precos/

Depois diz qualquer coisa
 
Boa tarde a todos.
Antes de mais nada quero agradecer a quem respondeu.
Hoje fui à *****, o técnico pôs o disco no PC, abriu a capa, e passado uns 2 minutos veio com o disco e disse que é o controlador que não arranca e não tem corrente, tenta arrancar mas vai abaixo (não sei se tecnicamente é isto mas é algo deste género), e que provavelmente não tem solução. Falou-me num laboratório de Lisboa e diz que são à volta de 2000 euros e mesmo assim podem não recuperar ... Mas honestamente também me pareceu que não olhou para isto como deve ser.
Quanto aos dados são importantes mas também não sei se justificam um investimento desta ordem. Acho que vou esperar que venha um amigo meu que sabe da poda para ver o que ele pode fazer. Vou-lhe falar nessa questão da agulha e do adaptador SATA. Se ele não conseguir fazer nada então pode ser que haja um dia na minha vida em que seja tão rico que não vou ligar a 2000 euros. Mas até lá vou dar o caso como perdido.

Enfim se eu exprimisse o que sinto agora era logo expulso do forum.

Obrigado a todos e cumprimentos,
PSantos
 
São coisas que acontecem, a solução mais barata é o que disse, mas também pode funcionar como não.

Uma solução profissional é sempre exorbitante e quase nem compensa por mais importante que os ficheiros sejam. Se pensares no preço e na importancia, se calhar eles já não são assim tão importantes, só se o ficheiros de dessem lucro (trabalho profissional)... mas eu também sou assim é quase um valor sentimental sobre eles, durante ano a fazer aquilo pra nada... se fores a pensar se calhar 80% deles nem lhe ias mexer mais... mexeste uma vez e vai ser esuqecido pra sempre :D... agora se for documentos profissionais é outra coisa, mas quase se aplica o que disse.

Pensa em aderir as sistema de armazenamento Clouds (one drive, google drive, dropbox, box, meocloud, etc), pelo menos para backups únicos e mais importantes... é quase impossível perderes os dados algum vez. Depois tens a vantagem de acederes aos dados em qualquer lugar. Depois de o meu disco externo quase ir desta pra melhor não pensei duas vezes em aderir.
 
Se tem toda a tua vida la dentro nao lhe mexas mais. :/

Aconselho te a mandares para uma empresa de recuperacao de dados.

Sabes ingles? Manda pm se sim depois explico te
 
Boa tarde a todos.
Antes de mais nada quero agradecer a quem respondeu.
Hoje fui à *****, o técnico pôs o disco no PC, abriu a capa, e passado uns 2 minutos veio com o disco e disse que é o controlador que não arranca e não tem corrente, tenta arrancar mas vai abaixo (não sei se tecnicamente é isto mas é algo deste género), e que provavelmente não tem solução. Falou-me num laboratório de Lisboa e diz que são à volta de 2000 euros e mesmo assim podem não recuperar ... Mas honestamente também me pareceu que não olhou para isto como deve ser.
Quanto aos dados são importantes mas também não sei se justificam um investimento desta ordem. Acho que vou esperar que venha um amigo meu que sabe da poda para ver o que ele pode fazer. Vou-lhe falar nessa questão da agulha e do adaptador SATA. Se ele não conseguir fazer nada então pode ser que haja um dia na minha vida em que seja tão rico que não vou ligar a 2000 euros. Mas até lá vou dar o caso como perdido.

Enfim se eu exprimisse o que sinto agora era logo expulso do forum.

Obrigado a todos e cumprimentos,
PSantos

Boas, se o técnico ligou o disco directamente a uma porta SATA directamente e não deu, então não vai dar com o adaptador SATA, pois é a mesma coisa, o que quer dizer que o disco está danificado fisicamente.
O adaptador era mesmo só para isolar o disco e ter a certeza que o problema não era do adaptador da "capa", pois até já me aconteceu com discos externos Iomega (e não só) os adaptadores irem à vida, então eu abria a capa, sacava o disco e ligava directamente a uma porta SATA (ou a um adaptador), e eles estavam 100% funcionais.

Relativamente a €2000 serem muito ou pouco, isso é relativo. Para ti parece que é, o que significa que a informação contida nos discos afinal não é assim tão importante, para outros utilizadores certamente não será.

Só te deu um conselho - backups.
Pessoalmente gosto de fazer backups em suporte físico (CD's/DVD's e Blu Rays), em conjunto com backups na Cloud. Só para teres uma ideia, tenho backups de 1999 em CD's que ainda estão 100% funcionais, e esses backups foram feitos em CD's da treta da altura.
Nunca confies todos os teus ficheiros num único disco, pois este é um ponto único de falha, e se algo acontecer, já foste.

Cumprimentos.
 
O problema parece ser as agulhas presas. O disco tem de ser aberto em ambiente controlado.

Com €800 a €1200 tens o problema resolvido numa empresa de recuperação de dados.
 
Boas,

Não sei se o operador ligou a uma porta SATA, acho que até só ligou o USB convencional, ele foi para uma sala lateral não deu para ver bem o que fez.
Felizmente não tenho lá nada da empresa, o que me chateia mesmo são as fotos, música, documentos pessoais, faculdade etc. Muitas coisas senão mesmo a maioria não vão dar para recuperar e outras vão dar uma trabalheira enorme. Enfim vou fazer o luto e esperar até ao dia em que as recuperações sejam mais em conta.

Cumprimentos
 
Boas,

Hoje já o liguei o disco ao PC da empresa via cabo USB. Já me aparece uma nova drive :F à beira do disco local :C. Tento abrir mas não dá, depois passado um bocado pede para formatar.
Sei que pode não adiantar grande coisa mas sempre é um sinal de vida.

Cumprimentos
 
Boas,

Hoje já o liguei o disco ao PC da empresa via cabo USB. Já me aparece uma nova drive :F à beira do disco local :C. Tento abrir mas não dá, depois passado um bocado pede para formatar.
Sei que pode não adiantar grande coisa mas sempre é um sinal de vida.

Cumprimentos

Boas Santos, se eu fosse a ti não inventava.

Tentava com um adaptador SATA USB ou ligar directamente a uma porta SATA para ver se conseguia aceder ao disco, isto de forma a isolar o problema e ter a certeza que a causa do problema não é o adaptador da caixa. Se mesmo assim não der, não mexas mais no disco nem peças a nenhum amigo teu para tentar nenhuma manobra, pois cada vez que mexes no disco, mais estás a por em risco a informação contida neste.

Contacta uma empresa profissional de recuperação de dados.

Cumprimentos.
 
Back
Topo