Plotter para CAD - A1 24''

rman18r

Membro
Boas Pessoal,

Recentemente tive que adquirir uma plotter de 24’’ - A1, para imprimir desenhos CAD.

Modelos que ponderei comprar:
Canon imagePROGRAF iPF605
ePrinter HP Designjet série T520
ePrinter HP Designjet série T120 (é praticamente uma T520 capada e sem pedestal)

Não analisei a Epson Surecolor SC-T3000 pois ficava muito cara, 2000€ sem pedestal.

Outra hipótese seria uma HP Designjet 100/110/120/130 que já se encontram somente como usadas, 200€ - 600€. Vantagem, existem modelos com tabuleiros A2, o que permite trabalhar mais comodamente com formatos, já se encontram consumíveis compatíveis baratos.

Também existe o modelo da Canon com tabuleiro A2, mas este modelo Canon imagePROGRAF iPF610 fica muito caro, 1650€.

Depois de pesquisar os 3 modelos, fiz uma compilação das características mais relevantes.





Acabei por comprar a Canom, principalmente devido ao preço, e ao sistema de impressão que me pareceu mais industrial.

Espero que este post ajude futuros compradores…

Se o post não estiver na secção certa avisem.
 
Como ando sempre pela secção das configurações, nem me lembrei de por nas análises que estava mesmo ao lado, sorry…


Já agora deixo um vídeo de comparação feito por pessoal afecto à Canon, por isso atenção…
http://www.youtube.com/watch?v=a2knnkCJR9A

Um vídeo da HP
http://www.youtube.com/watch?v=Z6jARa_W560

Vídeo de quando saiu a Canon vs a HP da altura:
http://www.youtube.com/watch?v=46IyQh9G-lU





Primeiras “impressões” da Canon:





1. Instalação:

Tanto o suporte como a plotter vinham em duas caixas bem grandes, é necessária uma carrinha para efectuar o transporte.

Montar, ler manual, instalar os drivers + programas de optimização e umas experiencias e lá foi uma tarde até à hora de jantar. A montagem é fácil mas deve ser feita por duas pessoas.

O alinhamento das cabeças é feito com umas folhas A2 que vem junto com a plotter.
Depois de encher as tubagens e fazer o alinhamento das cabeças o nível de todos os tinteiros ficou em 60%.

Como já tinha referido a impressora já é de concepção antiga (2008), os cd’s vem só com drivers até ao Windows Vista.
Então fui ao site da Canon e descarreguei os drivers para o meu sistema operativo, tem lá os drivers até aos sistemas mais recentes (Windows 8). Existe ainda um conjunto de vários (+-10) drivers, programas e optimizadores, uns estão em português e outros só em inglês.
Eu instalei o seguinte:
imagePROGRAF Printer Driver for Windows (64bit) (v4.61)
Status Monitor for Windows (64bit) (v25.51)
Printer Driver Optimization Module for AutoCAD for Windows (64bit) (v1.13)
imagePROGRAF HDI Printer Driver (Windows 64bit) (v1.50.030)

A plotter trás também como oferta o software Poster Artist Lite, mas nem tirei o CD.




2. Papel:

A colocação do rolo é super fácil, é só colocar o início do rolo na ranhura de alimentação, depois é tudo feito pela impressora, acende uma luz verde e fica pronta para receber trabalhos. O suporte do rolo além dos encaixes para rolos com diâmetro de 2” trás ainda adaptadores para rolos de 3”. Vem também um encaixe para imprimir rolos sem margens.

Também se pode alimentar a plotter com folhas soltas, só uma a uma, por cima. É igualmente simples e assim mão é preciso andar depois a cortar a folha. Admite folhas desde A4 a A1+.

Existe ainda a possibilidade de alimentar a plotter pela frente para folhas mais grossas.

Tanto no rolo como nas folhas estou a imprimir com margens de 3mm, o que serve perfeitamente pois em desenho técnico as margens mais estreitas são de 5mm.

Tanto a imprimir formatos A1 como A2 ficam 3 margens feitas, ficando só para cortar uma margem.
Eu é que não vi bem a coisa, senão ao invés de comprar um rolo de 24’’ = 610mm = A1+, tinha comprado um rolo com medida certa de uma A1 = 594mm, acho é que fica um pouco mais caro. Assim passava a trabalhar com rolo e ao imprimir formatos A1 e A2 não tinha a necessidade de fazer cortes.

Preço do Papel:
Rolo 24’’ A1 6€ = 0.20 €/m²
Bloco A2 250 fls 23€ = 0.37 €/m²




3. Qualidade de impressão:

Tenho imprimido em normal 600dpi, qualidade mais que suficiente. Em rascunho 600dpi não noto grande diferença. Em rascunho 300dpi ai sim noto bem a diferença, os números ficam menos definidos e as linhas finas ficam mais grossas e escuras.




4. Consumo de tinta:

A plotter permite controlar o gasto de tinta por cada folha imprimida. Para tal podemos recorrer ao painel de controlo da plotter, ou pelo PC no relatório disponível nas opções de impressão ou ainda através da interface web.
O que tenho imprimido são essencialmente folhas A2 e A1 de CAD com pouca densidade gráfica. O valor que me apareceu sempre no relatório foi de 0.0ml ou seja posso estar a gastar entre 0.01 ml a 0.09 ml. Na pior das hipóteses estou a gastar 0.1 ml por folha o que fica em 0.045 €.
 
Última edição:
Já não estou no mercado há alguns anos, mas a ideia que antes havia era que a Epson era forte em Fotografia e em cad a HP era mais forte.

Trabalhei anos com uma HP1055 que ainda hoje é uma das melhores plotters de sempre! Rápida e fiável. E com qualidade de CAD. Para trabalhos de fotografia já está ultrapassada.

Trabalho ainda diariamente com uam DesignJet 800 e uma DesignJet 4520.
A 800 tem-me dado algumas dores de cabeça.

Aliás tudo o que é HP recente dura apenas 10% das Hp's antigas...
 
Temos uma designjet 500 24" com mais de 10 anos, e aquilo funciona sempre, tirando as peças de desgaste (correias e fitas) nunca deu problema, e conheço vários gabinetes com o mesmo modelo (uns 6). Uso CAD.
 
Eu falei com colegas e eles nem sabiam que havia plotter's de outra marca que não fosse a HP. As Epson's são muito caras, mas também melhores. Quanto as Canon’s já se começam a ver algumas, aparecendo já no mercado das usadas. Até agora o grande atractivo foi o preço, vamos ver como corre…
 
Olá.

Eu passei por um processo semelhante mas alguns anos antes, e optei por comprar a Canon ipf 605 também (e na altura a concorrente da HP era a designjet 110/111).

Agora que já se passou algum tempo, como está a correr a escolha?

Cumprimentos,

Rogerio
 
Ola, eu comprei uma plotter canon ipf670, gostaria de saber se voce utiliza cartucho recarregavel na sua ou se conhece alguem que tenha uma igual e utiliza os cartuchos recarregaveis. Grato
 
Back
Topo