Não oiço beeps; liga mas não dá imagem

Tiago Lima

Power Member
Boas, eu tenho uma torre que já tem à volta de 4 anos e ultimamente era necessário ligar 2x de manhã, só dando imagem à segunda (desligava e tirava o cabo da alimentação uns minutos).

Mas desde ontem, por mais vezes que reinicie, a imagem nunca aparece, parece que está a funcionar, as ventoinhas a rodar à velocidade normal, mas sem nenhuma resposta no monitor, sem sinal nenhum.

Já retirei, limpei e voltar a montar bem as RAM's e a gráfica, mas não resolveu nada.

O meu pai à uns meses chegou a testar a gráfica noutro computador (já tinha dado alguns erros no passado) e aí funcionou perfeitamente. Não sei se isto adianta de algo.

As specs, pelo que consegui apurar, são as seguintes:
-Hdd: WD 640gb Sata x2
-Motherboard: MSI N1996
-Fonte: FSP Group 400W Noise killer (???)
-Gráfica: ???
-Processador: Intel Core 2 Quad

Deixo imagens para visualizarem melhor as specs e tentarem-me ajudar a identificar a placa gráfica:

https://www.dropbox.com/sc/a9vot2ikzhtpnoo/AACcVaYAwI_HTFhrP_ixt_Kda
 
Não ouves beeps porque o PC não os faz ou porque não tem speaker pra o fazer?

Eu experimentei ligar a torre às colunas do ecrã, mas na como não recebe sinal nenhum, também não me permite configurar o som :l

Vou testar com uns headphones para ver se oiço beeps.

EDIT: mesmo com fones, penso que não houve qualquer beep, não sei se o computador estava sem som antes de deixar de funcionar de vez, não percebo nada deste assunto dos beeps iniciais.

Deve ser da fonte em principio.

Que te leva a achar que é a da fonte? Pergunto porque não fundamentaste a tua resposta, se pudesses explicar-te um pouco para eu entender agradecia (sem ironia, não percebo nada de fontes mesmo).
 
Última edição:
Por causa desta afirmação tua.

...ultimamente era necessário ligar 2x de manhã, só dando imagem à segunda (desligava e tirava o cabo da alimentação uns minutos).

Mas pode ser outra coisa, ram, gráfica, motherboard...

Quanto aos beeps não é pelas colunas, mas sim um speaker que liga a uns pinos da board. Como este http://www.vgmpf.com/Wiki/images/3/3e/PC_Speaker_-_Piezo.jpg

Se não tens podes testar várias possibilidade, limpar os contactos das ram's e gráfica, usar um ram de cada vez... testar outra gráfica... no fim podes testar outras fonte.

Se puderes faz como a sequencia por esta sequencia.... Experimenta usar o minimo de hardware possivel, só motherboard, fonte, processador, ram e gráfica

A tua motherboard tens gráfica onboard, certo? experimenta retirar essa e ligar o Pc pela onboard.
 
Isso de limpar os contactos já eu fiz, passei com um pincel para tirar o pó e passei WD-40, mas nada fez. Vou só tentar mais algumas coisas que disseste, mas eu vou atualizar este pc de qualquer maneira, já estava a falhar em varios jogos leves, como battlefield heroes e LoL.

Mesmo assim, eu vou ver se consigo solucionar o problema disto, sempre podia tentar vender as peças que funcionam, além de talvez ajudar malta cá do forum com a mesma situação.
 
Última edição pelo moderador:
Wd-40? Não sei se foi a melhor solução, limpas te depois certo. Revolve muita coisa mas não é o melhor, só se for em ventoinhas e pouco mais...

O melhor era com uma borracha daquelas vermelha e azuis limpar/esfregar os contactos.
 
Sim depois limpei com papel de cozinha. Tentei todas essas opções que deste, exceto as que precisava de outras peças, e nada. Por exclusão de partes, será ou a Motherboard, ou a fonte, ou ambas as slots das rams/cartões das RAMs, ou o processador.
 
Vi que já experimentaste o seguinte:

- Uma memória de cada vez, num slot de cada vez.
- Retirar a gráfica e ligar o cabo do monitor directamente à board (retirar a gráfica da equação)
- Desliga todos os discos/drives. (retirar da equação).
- Carregar/manter pressionado o botão do power várias vezes com o PC/cabo da fonte desligado.

Dito isto, tens a possibilidade de algum amigo te emprestar uma memória RAM do mesmo tipo/velocidades? E uma fonte?

Em último caso, leva a uma loja de informática para eles analisarem qual o componente que está a causar o problema.
Aí rapidamente conseguem tirar isso a limpo ao experimentarem outra fonte, memórias e gráfica se for o caso.
 
Última edição:
Não foi bem isso que eu fiz :o Carregar no botão quando não há energia serve para alguma coisa?

Eu com a ideia de ir levar as peças para reutilizar na atualização desta torre, experimentei ver se conseguia desmontar tudo, mas houve uns cabos que não conseguia aceder e voltei atrás. Com isto separei o cooler do cpu. Tenho que repor a massa termica pq disto, certo?

Eu tenho outro pc, mas as rams em vez de ddr2 são ddr, não posso usar essas?
Quanto à fonte desse pc, só ir vendo, já edito este post a dizer que tipo de fonte é. EDIT: A fonte tem 380W Total output/max output 400W.
 
Última edição pelo moderador:
Sim, ajuda a retirar algum traço de electricidade que ainda "corre" na motherboard. Já tive 2-3 casos assim.

A memória não é compatível. Nesse aspecto estás com a azar.
Sobre a fonte, é comparar as especificações (marca, potência em Watts, Amps) uma da outra e se tem as ligações necessárias (Conector ATX, à gráfica, etc...).
 
Última edição pelo moderador:
Mas sabes-me dizer se tenho necessariamente que reaplicar massa térmica entre o cooler e o cpu?

Esta caixa tem várias gimmicks na parte da frente, ligadas à fonte. Só para testes, posso deixar a fonte só ligada a esses pontos e ligar a outra (caso seja compativel)?
 
Depende da pasta que sobrou. Se ainda tiver uns restos, podes não aplicar.
Agora, acho que não vale a pena andares sempre a tirar o cooler. É raro os CPUs falharem e tirar/pôr esse componente antes de de excluir tudo o resto... não vale a pena.

Sobre as ligações, não é necessário retirar.
 
Achas que o botão de iniciar está ligado à motherboard ou à fonte? É que assim à primeira vista parece-me ser à fonte, não tenho a certeza.

Mesmo assim vou começar a retirar a fonte do outro pc. Desde já obrigado pela ajuda, sempre te curti como mod eheh

EDIT: Agora não consigo ligar o pc, com o dobro de cabos no caminho, acho que me falta algum na motherboard..

EDIT2: Já descobri como ultrapassar ^este problema, mas permanece sem dar imagem. Será que podemos concluir que o problema é a motherboard? O rato nem o laser ligou, nem a onboard nem a gráfica funcionam.
 
Última edição:
Back
Topo