Duvida de Electrónica - Simples

EquinoxPT

Power Member
Boas.
Eu estou com uma duvida que parece tão simples, mas não tenho a certeza se a forma que eu penso está correcta.
Vamos dizer que eu tenho uma fonte de alimentação de 12v capaz de 2Amps. O que é que me limita de ligar dispositivos a esta PSU? Posso ligar 20 dispositivos em paralelo que usem todos 12v mas apenas 0,1Amps? Ou os 12v dividem-se por 20 e deixa de fazer efeito, por pouca voltagem.
 
Basicamente a tensão em paralelo mantém-se e a corrente divide-se, ou seja, se tiveres alimentação (corrente) suficiente para a carga, não importa a quantidade que tens em paralelo.
Agora a partir do momento em que a carga é superior aos 2 Amperes que mencionas vai tudo abaixo.
 
Agora a partir do momento em que a carga é superior aos 2 Amperes que mencionas vai tudo abaixo.

Não necessariamente, depende de como a fonte foi desenhada/construída. "Vai tudo abaixo" não é específico.

A fonte até pode ter uma protecção contra sobrecarga que actue com 1,9 A de corrente de carga como aguentar horas com uma corrente ligeiramente superior à nominal (2 A). Estou a dar exemplos genéricos, não sei exactamente como as fontes de alimentação são desenhadas relativamente a este aspecto de sobrecorrente.
 
Eu falei no caso geral das leis da electrotécnia, se a fonte tem particularidades é outra conversa.
Errado, estás a dar exemplos específicos, um em que uma fonte tem uma protecção de sobrecarga de 1.9 A e outro em que a fonte permite um pouco de sobrecarga.

Se ele faz uma pergunta genérica, recebe uma resposta genérica. Se disser que tem fonte A B C ou D, tem de consultar documentação do fabricante.
 
Concordo com as duas respostas; mas pelo seguro, nunca aplicar cargas no limite do máximo especificado. Seria o mesmo que um carro ter como máxima velocidade 120 kilom., e andar sempre nessa velocidade.
Cumprimentos.
M.Cunha
 
Tenho também uma dúvida acerca desta matéria e para relembrar os meus (parcos) conhecimentos de electrónica.

Tenho dois equipamentos que usam o mesmo conector para alimentação externa. Ambos os cabos dos alimentadores estão bastante danificados e queria substituir por um só. Em termos de corrente um deles é de 500mAh e o outro de 1000mAh. Posso comprar um alimentador de 2000mAh para o que der e vier, certo?

Estava a pensar num alimentador daqueles genéricos que têm regulador de tensão. Valem alguma coisa? Lembro-me uma vez de ter tido um e ao fim de algum tempo a tensão estava sempre em 20v, independentemente da selecção que eu fizesse.
 
Back
Topo