Como medir o output de uma fonte de alimentação?

DeathTears

Power Member
A minha dúvida é mesmo essa. Como posso verificar o output real de uma fonte de alimentação? Preciso de verificar se a uma fonte é de 300W visto não trazer qualquer tipo de identificação.
 
Mas a fonte não traz nenhum autocolante a dizer de qts watts é ? Nem a dizer quanto amperes tem por linha ? 8o
Sem essas informações fica dificil...
 
É facil começas a puxar por ela , um AMD ajuda nesse caso , metes um amperimetro em serie nos 220 V , puxas puxas puxas por ela quando arder ves em que amperagem tava , depois é so fazeres contas Conrrente a dividir por tensao = watts , ou sera que é a subtrair ? Deixa la ...

Depois é so voltares a reparar a fonte e ta como nova , isto claro se tiver reparaçao :)

:003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003:

Agora a serio , abre a fonte e ve la na board se nao ta por la nenhuma refrencia tipo XPTO 320 BTI ou coisa parecida , normalmente isso quer dizer a potencia....
 
Ora, para saberes a Tensão, a fórmula é esta: V= RxI em que o R é a resistência e o I é a corrente.

Mas não te metas a brincar com o multímetro senão ainda apanhas 1 esticão que até te cagas... :D
Abre a fonte e procura lá uma referência como disse o Alex...

Alex...ai essas contas manhosas ;)
 
Ó filho mas tb ha uma formula que é para achares a potencia

W=V/I ou coisa parecida....

Nao me faças ir aos calhamaços que tenho para ali guardados ....

Alem disso deve tar quase a aparecer ai algum engenheiro que ainda se deve lembrar disso .... eu so tenho o 9 ano , querias o que ? Ja muito sei eu ....

:003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003: :003:
 
Para medir isso só mesmo do lado alternado porque com vários rails do lado contínuo é uma seca do caraças medir isso.
Essas formulas do V=RI so se aplicam para corrente continua não tem nada a ver com o assunto. Quanto muito V=Z*I com Z=R+jX
O que tu precisas é de medir o valor eficaz (RMS) da corrente e tensão. Mede a tensão também porque os 230 V não são completamente estáveis. Depois precisarias de medir o factor de potência da fonte ou seja o coseno da desfasagem entre a tensão e a corrente. Como suponho que não tens nenhum oscilóspio à mão nem nenhum medidor de impedâncias o meu conselho final é arranjares um multímetro com função de watímetro (ou seja mede potências) para fazer a medida. De qualquer maneira a fórmula da potência activa seria:
P=Uef*Ief*cos fi
O cos fi é o tal coseno do ângulo da desfasagem da tensão e corrente. Lembra-te que precisas é de valores eficazes e valores máximos ou médios (que tb seriam zero no caso AC...)
Se tiveres pouco material mede mesmo co contínuo. Medes o valor médio (ou dc nos multímetros) da tensão e corrente por rail e somas cada potência parcial. Aí sim se tem P=Umed*Imed.
Fazes P=Prail1+Prail2+....
 
Originally posted by timber
Para medir isso só mesmo do lado alternado porque com vários rails do lado contínuo é uma seca do caraças medir isso.
Essas formulas do V=RI so se aplicam para corrente continua não tem nada a ver com o assunto. Quanto muito V=Z*I com Z=R+jX
O que tu precisas é de medir o valor eficaz (RMS) da corrente e tensão. Mede a tensão também porque os 230 V não são completamente estáveis. Depois precisarias de medir o factor de potência da fonte ou seja o coseno da desfasagem entre a tensão e a corrente. Como suponho que não tens nenhum oscilóspio à mão nem nenhum medidor de impedâncias o meu conselho final é arranjares um multímetro com função de watímetro (ou seja mede potências) para fazer a medida. De qualquer maneira a fórmula da potência activa seria:
P=Uef*Ief*cos fi
O cos fi é o tal coseno do ângulo da desfasagem da tensão e corrente. Lembra-te que precisas é de valores eficazes e valores máximos ou médios (que tb seriam zero no caso AC...)
Se tiveres pouco material mede mesmo co contínuo. Medes o valor médio (ou dc nos multímetros) da tensão e corrente por rail e somas cada potência parcial. Aí sim se tem P=Umed*Imed.
Fazes P=Prail1+Prail2+....

Percebi-te perfeitamente! :eek: :eek: :eek: :eek: Após ler a tua explicação a ideia de apanhar um esticão com o multimetro até nem me pareceu muito má!
 
Depois dessas cenas todas, axo ke ainda o mais facil, seria comprares (ou arranjares) uma fonte ke diga a potência :P. Penso ke daria menos dores de cabeça....:rolleyes:
 
Back
Topo