Como fazer controladores de grande potencia - Tutorial

max_clock

Power Member
Desde já quero deixar bem claro que este tutorial não é obra minha mas sim do VenOm que é um ganda bro do ocforums.com. Ele é um grande Guru da electronica analógica e por isso todo o crédito deve ser dado a ele e não a mim. Eu apenas me limitei a traduzir um dos seus melhores projectos para a nossa lingua mãe para que possam criar bons controladores, simples e baratos. Eu próprio já fiz muitos controladores "inventados" pelo VenOm e posso-vos dizer que funcionam maravilhosamente e só gastei alguns centimos para os fazer.

---------------------------------
Controlador transistorizado simples
---------------------------------


Caracteristicas:
+ barato
+ muito facil de fazer (apenas alguns componentes são necessarios)
+ grande potencia
+ baixa queda de tensão
- requer a escolha do potenciometro dependentemente da potencia da fan (se puserem um potenciometro de 10Kohm funciona bem com practicamente todas as fans)

------------------------------------------------

Material:

O controlador é feito com n canais separados, m Molex saídas e f Fan saídas (podemos ligar mais doque uma fan/molex por canal)

1 x conector Molex macho - alimentação do controlador
n x potenciometro de 10Kohm (tambem podem escolher outros)
n x transístor bipolar BD137(12w) ou BD139(12w) (eu usei o BD 139)
m x conector molex femea
f x conector macho para fan
pequeno dissipador para transístor
eventualmente conectores adicionais femea para fan, para leitura de RPM
algum cabo (não deve ser muito fino para grandes potencias)
equipamento de solda

devem tambem fazer sempre um esquemático antes de começarem

datasheet do BD139: http://www.datasheetcatalog.com/datasheets_pdf/B/D/1/3/BD139.shtml
Aplicaçoes até 36w --> BD433, BD435, BD437

---------------------------------------------------------

Tipos de ligação:

<fan "depois" do transístor>, basicamente é:

12v-transístor-fan-0v

+ não deverá haver problemas com a leitura de RPM da fan
- a chapa metálica do transístor tem a mesma voltagem que a que está a ser fornecida á fan. Não deixem de forma alguma que esta parte metálica de transístor nem o dissipador toquem na caixa.

------

<fan "antes" do transístor>, basicamente é:

12v-fan-transístor-0v

+ a parte metálica do transístor está a 0v, mesmo assim tenham cuidado para que não toque directamente na caixa. Podem aparafusar á caixa mas com uma pad isolante.
- pode haver problemas com a leitura de RPM da fan

--------------------------------------------------

Conexões de circuito NPN com fans "depois" do transístor

circuit.jpg


---------------------------------------------------

Espero que este tutorial tenha sido util e espero ver os vossos fan controllers em breve:x2:
 
Última edição:
12W não é pouco quando uma Tornado de 92mm chupa precisamente isso ? Não convinha ser algo mais ? É uma pergunta inocente k eu de electrónica entendo muito pouco...
 
Seria preciso um potenciometro de quantos Kohm para aguentar uma fan de 28W? é que assim passava a usar uma fan Nidec ou uma Delta no XP90c :D
 
God_Lx disse:
12W não é pouco quando uma Tornado de 92mm chupa precisamente isso ? Não convinha ser algo mais ? É uma pergunta inocente k eu de electrónica entendo muito pouco...

Isso depende muito do transístor, mas se kizeres eu procuro um transístor que aguente mais doke isso. Não percebo muito de fans, mas essa Vantec tornado que amperagem chupa? Não deve ser pouco.
 
Swat disse:
Seria preciso um potenciometro de quantos Kohm para aguentar uma fan de 28W? é que assim passava a usar uma fan Nidec ou uma Delta no XP90c :D

Aqui o que está a "aguentar" a fan não é o potenciómetro, mas sim o transístor. Se ligares um potenciometro directamente sem transístor, por menos potente que seja a fan, queima logo o potenciometro. Os pots aguentas correntes muito baixas, há smp akeles que aguentam mais mas esses são caros. Como já dixe ao God_Lx se kizeres procuro um transistor que aguente praí 30w, mas já sabes que vai ser mais caro.
 
God_Lx disse:
max_clock chupa 1A certinho... A irmã mais nova de 80mm chupa 0.8A

Eu penso que deve aguentar. Até já o maximo que experimentei foi com uma Everflow de 0,50A e funcionava maravinha. Se não aguentar, o maximo que pode acontecer é queimar o transístor e o pot :002:
 
exacto Koncamen....eu proprio ja fiz um...embora tenha k lhe dar uns acerto porke o led nao esta a funcar..entretanto meteuse a escola again..no time...hmm mas axo k esse é mais complexo anyway...

abraço..
 
Daniel Maia disse:
eu ainda hoje ja vou por o LED no meu..

é muito facil por o led em paralelo, mas vou fazer o update na mesma para o pessoal que não percebe muito de electrónica. Basta meter o Led antes do potenciometro com a resistencia (devidamente calculada) á massa que já ficamos com um belo controlador.
 
Back
Topo