Fazer imagens da partição do sistema operativo

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Definitivamente não consigo fazer uma imagem da partição do sistema operativo. Tb não queria nenhum método que precise de usar drive de disquetes.

Vou deixar de usar RAID 0 se conseguir fazer imagem do SO pq me vai facilitar a vida. Um dia destes compro um Raptor ou assim que acaba por ter a mesma performance que RAID 0 com dois discos de 7200 rpm que é o que tenho actualmente. Como não jogo vou consegir viver sem o RAID 0. Prefiro ter disponível dual boot em vez de RAID 0 que me limita esta parte. Como o Windows é sempre o primeiro SO a instalar ter imagem dele era 5 estrelas.

Nos PCs que quero usar tenho gravador de DVD e posso usar discos externos se der para guardar lá a imagem e depois gravar novamente para o disco.

Expliquem-me tudo direitinho pq senão duvido que consiga fazer o que quero.
 
Eu não me safo com nada:(

God_Lx:

Ai está uma coisa que não percebo um chavo. Achas que me entendo com esse texto todo? Onde meto isso?
É para guardar o XP e não quero usar disquete.
 
escreves akilo em qq consola de Linux (Pode ser dum LiveCD) e substituis o k está à frente de /dev/ pelo device do teu raid k n sei qual será mas provavelmente o md0 e no ultimo metes o nome do ficheiro... Assim guardas uma imagem completissima do disco...

Mas usa um programa como o Acronis ou o Norton, são bastante simples... A não ser k com raid mude muita coisa...
 
God_Lx disse:
escreves akilo em qq consola de Linux (Pode ser dum LiveCD) e substituis o k está à frente de /dev/ pelo device do teu raid k n sei qual será mas provavelmente o md0 e no ultimo metes o nome do ficheiro... Assim guardas uma imagem completissima do disco...

Mas usa um programa como o Acronis ou o Norton, são bastante simples... A não ser k com raid mude muita coisa...

Com RAID não consigo ter dual boot. Por isso não me importo de deixar de usar RAID se tiver que ser.
Descobri um site com bastante info http://ghost.radified.com/
Vou explorar isto amanha e ver o Acronis.

Queria usar mesmo um CD em vez de disquetes e se desse para fazer a imagem dentro do Windows em modo grafico era o melhor de dois mundos.

Arranjaram-me uma versão do ghost para usar entre 2 pcs mas infelizmente ou estou a fazer alguma coisa mal ou um dos PCs a placa de rede não é detectada logo não dá:(
 
Disquetes ? K ideia... Todo o software k tenho visto faz as imagens para CD's, melhor até para DVD's dado k têm mais espaço...

Quanto ao poder ser feito dentro do windows, penso k o Acronis faz isso na boa...
 
Estive a ler sobre o Acronis e parece que é o que vou experimentar.

Qd falei de disquete não era para fazer os backups para disquete... Estava a falar da disquete pq normalmente o Ghost é por disquete. Dai eu ter falado nas disquetes.
Mas até era engraçado fazer um backup para disquetes. Ora vejamos. Disquete 2345 ou é a 2346. Uhhhh. Vamos lá contar novamente desde o principio:)
 
O melhor mesmo pra fazer clone de RAID, é sim o Acronis true image, experimenta metro, não te vais arrepender ;)

Com o ghost, pelo menos até ao 2003, nunca consegui fazer clone de RAID.
 
MadOnion disse:
O melhor mesmo pra fazer clone de RAID, é sim o Acronis true image, experimenta metro, não te vais arrepender ;)

Com o ghost, pelo menos até ao 2003, nunca consegui fazer clone de RAID.

Agora é que me matas-te. Dá para clonar RAID 0?
Uiii que ainda me meto é em 4 discos em RAID.
Vou tratar de experimentar no portatil primeiro e depois já digo como correu.
 
Eu tenho o habito de usar uma disquete ou um boot cd com o ghost.
Os novos ghost 9 e 10 fazem as imagens no Win.
Mas eu prefiro fazer em DOS, se é que se pode dizer assim.
As imagens para cd do Hiren's trazem isso. Já sabes como procurar não é:x2:

EDIT: O Kazuza e o Nemessis11 (onde anda este hóme?) têm bastante experiência nisto
 
A 1ª impressão podia ser melhor:(

Quis guardar uma imagem no DVD e deu erro. É o 1º DVD que estrago por isso é suspeito.
Num disco USB correu bem mas depois para fazer o restauro o PC pendurou antes de selecionar o local onde está a imagem.

Vou tentar novamente amanha a ver se dou com isto:(
 
Yup metro, posso confirmar sem probs todas as barracadas que quiseres a fazer backup directo pra CD/DVD... Been there, done that.

Finalmente desisti. HD USB é muito mais rápido, raramente dá buraco, etcetcetc... Fazes "Split Image" e gravas depois para DVD :)

Oh, btw, se queres um conselho, esquece o cloning dentro do Windows. Despachas-te mais depressa a fazer com boot do CD, e tens certeza que fica em condições.

Quanto a cloning de RAID, hmmm, tanto quanto o OS vê, tens só um HD, logo, nada de estranho. Os probs podem aparecer masi é quando o bixo não conhece a controladora e decide ir "á pai adão"...
 
usando o acronis, fiz clone de um disco pro outro, por exemplo, se um disco de 20Gb tiver uma só partição de 20Gb e o novo for um disco de 160gb, ele passa a info do de 20Gb pro de 160Gb criando uma partição no mesmo, e depois eu costumo fazer resize das partições.

Guardar imagens em dvd pra mim nunca resultaram, desde os tempos do ghost.
 
raid0

Voltando ao Raid 0 !!! Tb me espantei :
Mas afinal quem já coseguiu fazer clone ? E com que soft ? É que sempre me disseram que não era possivel !!!
 
ShadeX disse:
Oh, btw, se queres um conselho, esquece o cloning dentro do Windows. Despachas-te mais depressa a fazer com boot do CD, e tens certeza que fica em condições.

Quanto a cloning de RAID, hmmm, tanto quanto o OS vê, tens só um HD, logo, nada de estranho. Os probs podem aparecer masi é quando o bixo não conhece a controladora e decide ir "á pai adão"...

Explica-me isso direitinho então. Tenho o acronis server. Uma das cenas que dá é para criar um cd de boot que criei mas o problema é que pendurou na parte de selecionar a partição no disco externo.

MadOnion disse:
usando o acronis, fiz clone de um disco pro outro, por exemplo, se um disco de 20Gb tiver uma só partição de 20Gb e o novo for um disco de 160gb, ele passa a info do de 20Gb pro de 160Gb criando uma partição no mesmo, e depois eu costumo fazer resize das partições.

Guardar imagens em dvd pra mim nunca resultaram, desde os tempos do ghost.

Fazes o clone da partição com o SO certo? O meu problema é fazer o restore da imagem.
 
Metro disse:
Explica-me isso direitinho então. Tenho o acronis server. Uma das cenas que dá é para criar um cd de boot que criei mas o problema é que pendurou na parte de selecionar a partição no disco externo.
O meu problema é fazer o restore da imagem.

Se não tens o boot CD a funcar, estás num barco ao fundo... Sem o bixo, como esperas restaurar uma partição de sistema? Ele consegue fazer o backup live mal e porcamente, o restore é offline como seria de esperar.

Qqr modo, tens sempre 2 opções de boot CD, uam safe para discos ATA simples e outra que inclui USB/FireWire/Network etc... a primeira em principio funca sempre, a segunda nem sempre.

E cuidado, pq a versão x não é garantida que funcione com hardware y. :) As versões novas o que rtazem basicamente é mais bonequinhos para a parte windows e melhor suporte de hardware para o boot cd :D
 
Pois:(

Desisti da ideia. Paciencia.
Vou arranjar maneira de me organizar melhor e conseguir ter tudo direitinho e usar cada vez mais Linux em vez de Windows.

Pelo menos Linux instalo bem mais depressa.
 
Back
Topo