A arte de bem soldar - Soldering guide

por acaso, mt fix. Tb tenho um ferro, mas nunca o usei pa nada de especial, pode ser que assim aprenda e comece a usa-lo como deve ser :D
 
Daniel Maia disse:
Muito bom....tenho dir as compras...

o meu ferro é de 30W e tenho solda....agr o resto até desconhecia...

cumps


30W é muito.

o meu é de 11W e foi o que me aconselharam.

ah... e vê-la se a ponta é fina. o meu é suficientemente fino para se eu fizer força contra um dedo fazer sangue.

naos ei se os 30W fazem difrença mas se calhar sim.

boa sorte.
 
Em relação ao material que o rapaz recomenda, encontrei algumas duvidas:

1 - O que é "Rosin"?

2 - O que é "Tip Tinner"? Depois de pesquisar um pouco encontrei uma tal de Pasta Térmica, presumo que seja isto. O que acham?

3 - Electrical Liquid Tape - Não encontro isto em lado nenhum. Alguém sabe se existe algum material semelhante. É que já não é o primeiro VModder a referir as maravilhas deste produto..

4 - Para que raio quer ele o cabo IDE?
 
Última edição:
|revolver| disse:
Em relação ao material que o rapaz recomenda, encontrei algumas duvidas:

1 - O que é "Rosin"?

2 - O que é "Tip Tinner"? Depois de pesquisar um pouco encontrei uma tal de Pasta Térmica, presumo que seja isto. O que acham?

3 - Electrical Liquid Tape - Não encontro isto em lado nenhum. Alguém sabe se existe algum material semelhante. É que já não é o primeiro VModder a referir as maravilhas deste produto..


1- plo desenho corresponde ao numero 4 e é um frasquinho de solda igualsinho aos que compro. tem la a solda toda enroladinha dentro.custa 80 centimos cada frasquinho que dura para muito tempo.

2- não estou a ver o que é.

3- se não estou em erro ma sposso estar a fazer confusão é o que se usa para isolar os PCB. a famosa tina vermelha.

4- descarnando o IDE obtem-se optimos fios para os vmods.
 
Última edição:
|revolver| disse:
Em relação ao material que o rapaz recomenda, encontrei algumas duvidas:

1 - O que é "Rosin"?

2 - O que é "Tip Tinner"? Depois de pesquisar um pouco encontrei uma tal de Pasta Térmica, presumo que seja isto. O que acham?

3 - Electrical Liquid Tape - Não encontro isto em lado nenhum. Alguém sabe se existe algum material semelhante. É que já não é o primeiro VModder a referir as maravilhas deste produto..

4 - Para que raio quer ele o cabo IDE?

1-resina,ou seja solda com nucleo de resina,a resina ajuda a limpar melhor a zona de soldagem permitindo aderencia mais facil da solda(se ficarem restos deve ser limpo pois pode provocar problemas).

2-é uma pasta que serve para limpar a ponta do ferro se estiver oxidada,tanto a ponta do ferro como de fios etc(não tem nada a ver com pasta termica).

3-salvo erro isso é solda liquida(nunca trabalhei com ela por isso não sei bem como se aplica).

4-ele quer o cabo para aproveitar os fios para fazer ligações.

Quanto a conselhos sobre ferros de soldar aconsellho a comprar um de talvez uns 40-50 com ponta fina e grosso substituivel,é que as vezes um ferro mais fraco não da para soldar certo tipo de coisas como fios de alta secção ou grandes superficies de metal,a melhor maneira e mais barata de adaptarem um ferro destes as suas necessidades é arranjarem aquelas cenas que se usam nas lampadas como regulador de luz,regulando assim a temp do ferro apropriada para o uso em questão.
 
Última edição:
Peço desculpa desenterrar este topico,mas sabem de uma loja na zona de lisboa,ou entao uma loja online que venda esses componentes todos(ou a maior parte)?
 
boas
tenho um problema. quando tou a estanhar o ferro a solda não "pega" ao ferro, cai em forma de pingo.
Eu uso um ferro de 40w e solda 70estanho e 30 chumbo e tabbém uma outra de 60/40.
Também usei a pasta de solda.
quem me poder ajudar agradeço imenso!!!!
 
boas
tenho um problema. quando tou a estanhar o ferro a solda não "pega" ao ferro, cai em forma de pingo.
Eu uso um ferro de 40w e solda 70estanho e 30 chumbo e tabbém uma outra de 60/40.
Também usei a pasta de solda.
quem me poder ajudar agradeço imenso!!!!

Tens a ponta limpinha e sem oxidações?

Limpa com esfregão verde até ficar uma superfície lisa.

cumps
 
já o limpei com o esfregão e detergente mas ta complicado.
Reparei que quando derreto o fio de solda sai uma espécie de gordura proveniente da solda.
A solda não deve ser grande coisa pois não??
 
já o limpei com o esfregão e detergente mas ta complicado.
Reparei que quando derreto o fio de solda sai uma espécie de gordura proveniente da solda.
A solda não deve ser grande coisa pois não??

Detergente!? Népia man

Faz assim: aproveitas o esfregão, ligas o ferro e deixas o gajo aquecer até ficar à temperatura de soldar, passas a ponta do ferro pelo esfregão humedecido. -> devia ficar brilhante, e assim já "agarra à solda".


BTW: a gordura deve ser mais do tipo resina, e é normal, serve para desoxidar...


Cumprimentos
 
Eu quero que a solda agarre para poder estanhar o ferro.

jorge candeias, vou seguir o teu conselho e já vos digo se resultou ou não.

Sabem é que estou a "montar" um Robô, e como foi a escola que pagou os materiais (185€), convém que saia dali alguma coisa.
Obrigado a todos!
 
Última edição:
Back
Topo