Artigo Flashar Placa Gráfica Morta

atlante

Power Member
Boas ppl, acabou a operacao e o paciente sobreviveu.

Na semana passada um flash da BIOS da minha 6600GT AGP correu mal, nem avisou bad checksum nem nada.

Vou relatar a operacao para quem necessitar, há sempre um dia :)

1- Como a Gráfica nao responde nao faz nada, nao dá para arrancar o PC

2- Arranja-se uma gráfica PCI, pode ser numa lixeira, de um amigo ou no museu lá de casa. (No meu caso arranjei uma Hercules PCI numa lixeira)

3- Arrancar o PC com a gráfica PCI, na BIOS mudei para PCI o Primary Graphic Adaptor

4- Como a minha placa é Nvidia utilizei o Programa Nvflash, criei um a disquette de arranque com Nvflash, cwsdpmi e uma BIOS do site do fabricante da gráfica.

5- Arrancar com o sistema pela disquette de arranque, correr "nvflash biosnew.rom"

6- Voilá, basta mudar os cabos e o paciente resuscita...

Bons flashes
 
Epá... eu nao estou a ensinar nada novo !!! Mas muita gente nao sabe como pode fazer...

Se flashares mal uma placa, qualquer que ela seja, tens que utilizar outra para a flashar de novo bem.
Como tens o Slot ocupado duh
Usa uma velha placa PCI

PS: mx64ddr essa é uma AGP 4x
 
já usei isso há uns anos para safar uma 9800pro AGP. e deu!
pode ter barbas, mas ele referiu uma vez mais o truque e pelo que já li na thread, pelo menos uma pessoa já aprendeu, logo já valeu a pena o post.
 
Cabalo disse:
pode ter barbas, mas ele referiu uma vez mais o truque e pelo que já li na thread, pelo menos uma pessoa já aprendeu, logo já valeu a pena o post.

mas isto aplica se somente a placas flashadas?

é que a mx64ddr morreu mesmo...nunca fiz flash a gráfica nenhuma..nem oc.:)
 
Viva!
Eh pah, ainda bem que abriram este tópico pq eu tinha umas dúvidas a esse respeito.

Há uns tempos tive um problema com uma A8N-E e morreram-me algumas gráficas na mão, mas não apresentavam aspecto de queimadas. Fiquei com uma delas, que me morreu pela segunda vez após RMA, uma X300 PCI-E que comprei para fazer experiência. A minha pergunta é a seguinte... poderá ter sido a BIOS da placa que foi ao ar e por isso é que ela não arranca com o PC? Tive uma PCI antiga ligada e a board não reconhece a PCI-E... valerá a pena tentar flashá-la? Se sim, qual o programa para flashar a ATI?
 
atlante disse:
Boas ppl, acabou a operacao e o paciente sobreviveu.

Na semana passada um flash da BIOS da minha 6600GT AGP correu mal, nem avisou bad checksum nem nada.

Vou relatar a operacao para quem necessitar, há sempre um dia :)

1- Como a Gráfica nao responde nao faz nada, nao dá para arrancar o PC

2- Arranja-se uma gráfica PCI, pode ser numa lixeira, de um amigo ou no museu lá de casa. (No meu caso arranjei uma Hercules PCI numa lixeira)

3- Arrancar o PC com a gráfica PCI, na BIOS mudei para PCI o Primary Graphic Adaptor

4- Como a minha placa é Nvidia utilizei o Programa Nvflash, criei um a disquette de arranque com Nvflash, cwsdpmi e uma BIOS do site do fabricante da gráfica.

5- Arrancar com o sistema pela disquette de arranque, correr "nvflash biosnew.rom"

6- Voilá, basta mudar os cabos e o paciente resuscita...

Bons flashes

E fazes tudo isso através do Windows? Basta mudar na BIOS k não arrancavas com a 6600GT e sim arrancarias com a Hercules? Como funciona isso?

No passo 4, o NvFlash é um programa k vem no CD da board? cwsdpmi é o k? A BIOS à kual te referes é a da 6600GT e pode-se ir buscar ao site do fabricante? Copias dp essa bios para a placa?

No passo 5... Arrancar com o sistema pela disquete de arranque? Qual diskete? Onde a fizes-t?

No passo 6... Quais cabos?

Já tinha ouvido falar disto mas por acaso não fazia ideia de como se faria.....

Cumps
 
blueangelman disse:
mas isto aplica se somente a placas flashadas?

é que a mx64ddr morreu mesmo...nunca fiz flash a gráfica nenhuma..nem oc.:)

o procedimento que ele descreveu serve para safar gráficas cujo o flash de uma bios nova tenha corrido mal e corrompido aquilo.
no entanto, já soube de um caso pelo menos, em que a gráfica ressuscitou com um re-flash como aqui é explicado, e não tinha levado flash nenhum antes. Como isto aconteceu é que já não sei, mas a única explicação que encontro é a rom da grafica se ter corrompido. não imagino é como isso possa ter acontecido.
 
Partzy disse:
E fazes tudo isso através do Windows?
Sim

Partzy disse:
Basta mudar na BIOS k não arrancavas com a 6600GT e sim arrancarias com a Hercules? Como funciona isso?
Na bios escolhes o tipo de gráfica visto que a bios vai reconhecer 2 graficas (1 PCI e outra AGP ou PCI-X )

Partzy disse:
No passo 4, o NvFlash é um programa k vem no CD da board? cwsdpmi é o k? A BIOS à kual te referes é a da 6600GT e pode-se ir buscar ao site do fabricante? Copias dp essa bios para a placa?

Partzy disse:
No passo 5... Arrancar com o sistema pela disquete de arranque? Qual diskete? Onde a fizes-t?
Disquete de arranque criada com o NvFlash

Partzy disse:
No passo 6... Quais cabos?
Cabo do Monitor


ja agora aconselhava-te a ler os passos com calma.
pk está tudo bem explicito.
 
Comigo não funciona!

O meu caso é o seguinte!
Tenho GeForceFX 5200, nela eu troquei as strips, de: 10e2,0322,0000,0322 para: 10e2,02a0,0000,02a0!

Depois disso ela apagou... E simplesmente não funciona mais!

Tentei colocar uma Trident 9222PCI para tentar o esquema, mas não funciona!
 
O meu caso é o seguinte!
Tenho GeForceFX 5200, nela eu troquei as strips, de: 10e2,0322,0000,0322 para: 10e2,02a0,0000,02a0!

Depois disso ela apagou... E simplesmente não funciona mais!

Tentei colocar uma Trident 9222PCI para tentar o esquema, mas não funciona!

Eu foi uma 5500. Esses straps tão mal. 10DE é o código da nvidia.
No meu caso seria 10de 0326 0000 0000.
O problema é que o nvflash usa esses straps para saber com o que está a mexer. E sem eles nada feito.

Alguem sabe como os alterar, ou conece outro programa para flashar, tipo o uniflash.
 
Back
Topo