Potência trifasica

cjdmc

Power Member
Bons dias, em outubro do ano passado li uns posts sobre este assunto, por isso resolvi pedir-vos ajuda.
Tenho na minha casa uma instalação electrica trifasica - contador, dijuntor, .... -, tinha contratado um potencia de 20.7KVA, como a mensalidade desta potencia é muito elevada e tendo em conta que não necessito dessa potencia toda, resolvi baixar para 10.35 KVA.
A minha primeira duvida : esta potência 10,35 KVA será por fase, ou será o somatório das três fases ??

Antes de pedir para baixarem-me a potencia podia ter a minha placa vitroceramica toda ligada - potencia máxima 6600 W - agora se ligo os quatro sitios da placa para aquecer - 6.600W , passado uns segundos o "quadro" dispara ??? não percebo por quê. Tudo o resto dos equipamentos estão desligados.

Será que alguém me pode dar alguns conselhos sobre isto ?? Queria confirmar se a potencia cntratada - 10.35KVA, dado que tenho uns intalação trifasica, é a potencia por fase ?? ou já é osomatorio das três fases/instalação toda da casa ??

Obrigado .

Carlos Costa
 
Se contrataste 10,35 KVA tens 10,35 KVA de potência trifásica. Convém que a instalação tenha sido feita por um electricista competente para ficares com as fases bem destribuídas. Mas é um bocado estranho. É uma potência muito baixa para ter trifásico.
Seja como for se tiveres 10,35 KVA podes ter 15 A por fase ( 10,35 KVA / (sqrt(3)*400) ). 15 A. Por fase dá para ligares aparelhos até 3,45 KVA. Não sei o factor de potência da tua placa vitrocerâmica mas se ela é de 6,6 KW no melhor caso gasta (com tudo ligado) 6,6 KVA portanto é perfeitamente normal isso disparar.
 
O electricista que fez a instalação, tem experiência, mas foi daqueles que parou no tempo….parou em meados dos anos 70,80… Faço-lhe algumas questões e ele patina.

Mas voltando à minha duvida, penso ter chegado à conclusão que tenho 10.35KVA para toda a instalação, e não por fase, ou seja, não tenho 10.35 X 3 = 31.05 KVA em toda a instalação !! Dai o quadro disparar.

Como é calculo a “amperagem” dos aparelhos, por exemplo, a placa refere que, toda ligada tem 6.600 W de potencia e quantos amperes são ??? Serão perto de 28 A ??

P=U*I, logo I= P/U : P=6600/230 =28 A, será assim que se calcula o valor dos amperes dos aparelhos eléctricos ??

Obrigado ao craque electricista.

Carlos Costa
 
Bem as capacidades para fazer este serviço bem feito não são assim muito recentes e não serei eu a por em causa as qualidades da pessoa que fez o trabalho.
Além disso no teu caso julgo que isso não ia lá nem com uma instalação 101%
10,35 KVA dão para 15 amperes por fase e a tua placa no melhor caso pede 28 A (mas pode pedir mais dependendo do seu factor de potência)
Essa formula em corrente alternada não é bem assim
É S=UI (S potência aparente que se mede em VA). E S^2=P^2+Q^2
Ou então P=S*cos fi (cos fi é o factor de potência que para uma resistência é 1 e é o ideal)
Como vês se a tua placa não se comportar exactamente como uma resistência podes precisar de mais do que os tais 28 A
 
É... aqui o nosso moderador, dá sempre umas explicações todas à maneira...
... à maneira de 1 Eng. Electrotecnico que trabalha na REN..
lol
 
continuaçao..

fazendo um busca na net acerca de potencias trifasicas e consumos de corrente, vim aki parar....
a pergunta q deixo (e cuja duvida me trouxe aki) e a seguinte:
se esta placa de 6600 watt estiver ligada as 3 fases (com neutro)
ou seja por exemplo 2 discos + pequenos +/uma fase e os 2 restantes p/as outras 2 fases
o consumo seria de 28/3 amperes ou nao?? +/- 10 amp /fase o que seria inferior aos 15 disponiveis p/fase...

este raciocinio sera correcto?
cumps
 
o raciocínio está correcto (assumindo q os "discos" maiores consomem de facto a mesma potência e os pequenos consomem o mesmo q um grande).
o problema é q a maioria dos fabricantes de placas vitrocerâmicas, na sua (in)finita sabedoria, decidiram q gostavam de ajudar a pobrezinha da EDP e resolveram fabricar equipamentos q consomem uma potência dos caraças, passo a expressão, e alimentá-los monofasicamente.
é óbvio q os + conservadores irão dizer q isto se deve ao facto das moradias + velhas n possuirem fichas trifásicas. mas como passar de monofásico para trifásico é fácil (passar + dois condutores no tubo e solicitar fornecimento trifásico na EDP), essas pessoas perdem a razão.

isto tudo para dizer q se a placa vitrocerâmica possui alimentação monofásica, tem-se mesmo q subir a potência do quadro para a alimentar. sendo as potências mínimas contratáveis à edp, q resolvem o problema, as seguintes:
monofásica - 10,35 kVA (45A) (máx monofásico - 13,80 kVA (60A))
trifásica - 20,70 kVA (30A/fase)
é questão de lá ir e ver qual sai + barato.
 
fazendo um busca na net acerca de potencias trifasicas e consumos de corrente, vim aki parar....
a pergunta q deixo (e cuja duvida me trouxe aki) e a seguinte:
se esta placa de 6600 watt estiver ligada as 3 fases (com neutro)
ou seja por exemplo 2 discos + pequenos +/uma fase e os 2 restantes p/as outras 2 fases
o consumo seria de 28/3 amperes ou nao?? +/- 10 amp /fase o que seria inferior aos 15 disponiveis p/fase...

este raciocinio sera correcto?
cumps

LOOL adaptas o placa a uma ficha trifasica ( digamos tipo .. industrial dekelas bermelhas) para
um fogãozeco de cozinha... mas ia funcionar claro! LOL

na MG usamos 1 dessas para ligar, digamos, uns 100 computadores, completos com monitores UPS, etc... :) :lol:
Achei piada. :p
 
pois...a soluçao era mm encontrares alguém k transformasse essa placa vitro, em trifasico. o problema é k tinhas de abdicar d garantia. Porém, ja encontrei placas bi-fasicas e trifasicas...será k ainda podias trocar???
gostei das explicaçoes do timber :)
 
Boas, tou aqui com uma alta duvida.
Qd comprei a minha casa e depois fiz logo umas obras de remodelação, ela ja tinha o contador trifasico. Isto foi aqui a uns 4 anos. Na altura em trifasico, o minimo de potencia contratada era 10,35 kVA. Ora entretanto, aqui à uns dois anos, por surpresa minha e por acaso, verifico no site da EDP que ja havia possibilidade de ter 6,9 kVA em trifasico. Ora como se poupa mais uns cobres na potencia contratada decidir mudar. Poupei uns cobres mas agora ja nao posso ter tantas coisas ligadas ao mesmo tempo. Com 10,35 raramente o quadro me ia abaixo. Como devo, tenho, algumas das fases desequilibradas o quadro com certas coisas mais facilmente vai abaixo.


Veio aqui um electricista, tem carteira e tudo, que basicamente disse-me que se eu mudar o quadro pra monofasico eu ia passar de 6,9 kVA em cada fase, para 6,9 kVA numa so fase. Eu pensava que actualmente tinha 6,9 kVA a dividir pelas 3 fases...

A minha grande duvida, afinal, em termos de Amperes, actualmente em trifasico quanto tenho em cada fase?? E se passar o quadro pra monofasico, com quantos amperes vou ficar??
 
Tens 10 A por fase ou 30 monofásico.

Se bem que o regulamento relações comerciais (de memória) prevê uma tolerância de 5 A por fase se a escolha de trifasico tiver sido do distribuidor. 15 portanto.
 
Bom dia a todos,

Vi este post e quero perguntar se me podiam ajudar :) Ando a calcular a minha potência contratada ideal para ter em casa. Não sei se hei-de considerar todo o equipamento ou apenas aqueles que vou usar em simultâneo (esta última opção é a que tenho lido mais). Tenho vários electrodomésticos e fiz os cálculos:

1) Somei a potência de todos os equipamentos mas não contei com o cos(fi) (fiz = 1 para todos)... sabem se tenho de entrar com isto nas contas e onde vou buscar este dado?

Equipamento:
Forno - 2400W
Microondas - 900 W
Plasma - 300W
Máquina Lavar Roupa - 2000W
Ferro engomar - 1600W
Aspirador - 1600 W
Ar condicionado - 2000W
Total = 10800W

10800 = I * 230 *cos(fi) --- tirei o I = 46.95 A
como fiz cos(fi)=1 então...

S = U * I = 10,8 kVA - selecionei a potência de 13,8 kVA

2) Nem sempre tenho tudo isto ligado ao mesmo tempo, sabem se devo fazer mais algum cálculo ou devo considerar apenas aqueles que tenho ligados em simultâneo?

3)Li também que a área da casa influencia na potência contratada... mas não percebi de que forma.

Muito obrigada!
Catarina
 
Falta acrescentar á lista as lâmpadas, frigorífico, arca congeladora, ferramentas eléctricas, computador, receptores de televisão, aquecedores, ventiladores. Para a potencia máxima que pode ser usada convém somar tudo mesmo, até aqueles equipamentos de consumo considerado irrisório. É claro que muito dificilmente se coloca em funcionamento todos os equipamentos eléctricos que se tem em casa, por isso existe nos cálculos o factor de simultaneidade.
Para escolher a potencia adequada a contratar, primeiro é verificar no uso normal do dia a dia qual o maior numero de aparelhos em que pode acontecer de trabalhar em simultâneo e somar a potencia de todos. Depois é contratar o escalão de potencia igual ou imediatamente a seguir á potencia que calculamos.
 
Obrigada pela ajuda.

claro que muito dificilmente se coloca em funcionamento todos os equipamentos eléctricos que se tem em casa, por isso existe nos cálculos o factor de simultaneidade.

carlitos, podes-me dizer como faço esse cálculo do fator de simultaneidade, supondo ,por exemplo, que uso o Forno (2400W), o Plasma (300 W) e Máquina Lavar Roupa (2000W) ao mesmo tempo?
 
Back
Topo