1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

A arte de bem soldar - Soldering guide

Discussão em 'HardMods' iniciada por |revolver|, 5 de Maio de 2006. (Respostas: 18; Visualizações: 5228)

1. |revolver|

|revolver| Power Member

2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador Staff Member

Muito bom....tenho dir as compras...

o meu ferro é de 30W e tenho solda....agr o resto até desconhecia...

cumps

3. kanguru

kanguru Portugal@Home Member

por acaso, mt fix. Tb tenho um ferro, mas nunca o usei pa nada de especial, pode ser que assim aprenda e comece a usa-lo como deve ser :D

4. Sway

Sway To fold or to FOLD?

30W é muito.

o meu é de 11W e foi o que me aconselharam.

ah... e vê-la se a ponta é fina. o meu é suficientemente fino para se eu fizer força contra um dedo fazer sangue.

naos ei se os 30W fazem difrença mas se calhar sim.

boa sorte.

5. |revolver|

|revolver| Power Member

Em relação ao material que o rapaz recomenda, encontrei algumas duvidas:

1 - O que é "Rosin"?

2 - O que é "Tip Tinner"? Depois de pesquisar um pouco encontrei uma tal de Pasta Térmica, presumo que seja isto. O que acham?

3 - Electrical Liquid Tape - Não encontro isto em lado nenhum. Alguém sabe se existe algum material semelhante. É que já não é o primeiro VModder a referir as maravilhas deste produto..

4 - Para que raio quer ele o cabo IDE?

Última edição: 5 de Maio de 2006
  6. God_Lx

God_Lx Folding Member

O ultimo penso k seja a famosa tinta condutora... Once again qq loja de electrónica arranja-te disso...

7. Sway

Sway To fold or to FOLD?

1- plo desenho corresponde ao numero 4 e é um frasquinho de solda igualsinho aos que compro. tem la a solda toda enroladinha dentro.custa 80 centimos cada frasquinho que dura para muito tempo.

2- não estou a ver o que é.

3- se não estou em erro ma sposso estar a fazer confusão é o que se usa para isolar os PCB. a famosa tina vermelha.

4- descarnando o IDE obtem-se optimos fios para os vmods.

Última edição: 8 de Maio de 2006
  8. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

1-resina,ou seja solda com nucleo de resina,a resina ajuda a limpar melhor a zona de soldagem permitindo aderencia mais facil da solda(se ficarem restos deve ser limpo pois pode provocar problemas).

2-é uma pasta que serve para limpar a ponta do ferro se estiver oxidada,tanto a ponta do ferro como de fios etc(não tem nada a ver com pasta termica).

3-salvo erro isso é solda liquida(nunca trabalhei com ela por isso não sei bem como se aplica).

4-ele quer o cabo para aproveitar os fios para fazer ligações.

Quanto a conselhos sobre ferros de soldar aconsellho a comprar um de talvez uns 40-50 com ponta fina e grosso substituivel,é que as vezes um ferro mais fraco não da para soldar certo tipo de coisas como fios de alta secção ou grandes superficies de metal,a melhor maneira e mais barata de adaptarem um ferro destes as suas necessidades é arranjarem aquelas cenas que se usam nas lampadas como regulador de luz,regulando assim a temp do ferro apropriada para o uso em questão.

Última edição: 5 de Maio de 2006
  9. Shadow_14

Shadow_14 Power Member

Peço desculpa desenterrar este topico,mas sabem de uma loja na zona de lisboa,ou entao uma loja online que venda esses componentes todos(ou a maior parte)?

10. N3RO

N3RO Power Member

Qualquer loja de electrónica... Dimofel na Avenida da Liberdade por exemplo ;)

11. CesarLuc

CesarLuc Power Member

boas
    tenho um problema. quando tou a estanhar o ferro a solda não "pega" ao ferro, cai em forma de pingo.
    Eu uso um ferro de 40w e solda 70estanho e 30 chumbo e tabbém uma outra de 60/40.
    Também usei a pasta de solda.
    quem me poder ajudar agradeço imenso!!!!

12. Daniel Maia

Tens a ponta limpinha e sem oxidações?

Limpa com esfregão verde até ficar uma superfície lisa.

cumps

13. CesarLuc

CesarLuc Power Member

já o limpei com o esfregão e detergente mas ta complicado.
    Reparei que quando derreto o fio de solda sai uma espécie de gordura proveniente da solda.
    A solda não deve ser grande coisa pois não??

14. Daniel Maia

A minha é 40 chumbo e 60 estanho e é impecável..

Mas...para que queres que a solda agarre ao ferro?

15. Jorge Candeias

Jorge Candeias Power Member

Detergente!? Népia man

Faz assim: aproveitas o esfregão, ligas o ferro e deixas o gajo aquecer até ficar à temperatura de soldar, passas a ponta do ferro pelo esfregão humedecido. -> devia ficar brilhante, e assim já "agarra à solda".

BTW: a gordura deve ser mais do tipo resina, e é normal, serve para desoxidar...

Cumprimentos

16. CesarLuc

CesarLuc Power Member

Eu quero que a solda agarre para poder estanhar o ferro.

jorge candeias, vou seguir o teu conselho e já vos digo se resultou ou não.

Sabem é que estou a "montar" um Robô, e como foi a escola que pagou os materiais (185€), convém que saia dali alguma coisa.
    Obrigado a todos!

Última edição: 1 de Dezembro de 2007
  17. Mortymore

Mortymore Power Member

Para complementar o tópico, deixo o link para sacarem um tutorial em inglês, da Cygnal, que explica métodos de soldar e dessoldar integrados SMD sem recurso a estações de ar quente:

http://micro8051.com/ebooks/Cygnal_an014.pdf

Abraço

18. Daniel Maia

Muito bom guia;)

cumps

19. CesarLuc

CesarLuc Power Member

Obrigado a todos!!! já me safo a soldar!

Mais uma vez obrigado!!

Partilhar esta Página