A "qualidade" das TVs em 2014

São boas a partir de certa gama, a nível de paineis, imagem e no caso dos topos de gama no ano passado tinham o melhor filtro Anti-reflexo dos LCD's com o filtro motheye, este ano mais fabricantes estão a usar anti-reflexo "real" (camadas matte não contam) por isso não sei como se compara mas imagino que se não é o melhor continua lá perto.

O problema da Phillips foi que com os modelos de 2012 ousaram fazer panel lottery, uma TV deles que foi muito elogiada, algum site de reviews se lembrou de fazer a análise no final do production year para descobrir que não tinham um painel com as mesmas caracteristicas do originalmente usado na linha de produção, que tornava a televisão mediana uma vez que claramente foi um corte de custos debaixo do nariz das pessoas.

O input lag sempre foi alto, os modos de imagem deficientes (Phillips de não há muitos anos não conseguiam forçar 4:3 em 16:9 e coisas dessas) e os menus foram ficando piores, mais empapados face à concorrencia.

Estão agora a lutar contra isso dos menus ao fazerem o switch para android, cedo se comprometeram que todas as TV's Phillips de 2015 vão ser android e é por isso (os modos de imagem já foi resolvido e o input lag não sei se é preocupação sequer). Mas isso torna a Phillips este ano uma espécie de ano pausa. Só uma TV deles é android e o resto tem os menus que eles já admitiram ser escabrosos.


Não são más, mas nos ultimos dois anos passou-se a dar muito mais valor ao input lag (demais, até) e por isso fala-se muito menos delas, diria serem TV's cuja vocação é ver TV e filmes, apenas, e isso é um pouco condicionante.
 
Última edição:
É uma lotaria, questão de sorte ou azar, o LED Sony W705b que comprei recentemente não tem problemas de banding/DSE/clouding/edge bleeding e nem 500€ paguei por ela, mas a tecnologia LED é aquilo que sabemos e os defeitos que pelos vistos só agora dão por eles já andam cá desde sempre, de forma mais ou menos pronunciada.

Embora, na verdade, pareça ser mais fácil acertar num bom painel em Sony... Como já disse aqui noutro tópico, parece-me que, neste momento, as séries 6, 7 e 8 de 2013 e 2014 da Sony são, entre as várias disponíveis em determinada gama de preços, as menos suscetíveis de ter esse tipo de problemas. Portanto, não me parece nada estranho que o teu esteja bom. ;)

Aliás, às vezes, quase que me arrependo de não ter trocado o meu por um destes Sony nos primeiros 15 dias de possibilidade de troca pois era dos poucos pelos quais podia consideraria trocar já que não podia ter um maior que 42 polegadas no espaço e não queria perder 2 polegadas trocando por um Samsung de 40"... Enfim, prefiro aceitar que vou viver com banding e DSE durante pelo menos dois anos até me decidir, então, na renovação completa da sala, por um de 55". E aí vou ser mesmo muito picuínhas. E como sei que a maioria dos portugueses não é exigente (pelo menos a acreditar no "até hoje ainda ninguém se queixou sobre isso" que estou a ouvir nas lojas), acredito que ainda venda este LG por 250 ou 300 euros no OLX para conseguir amortizar na compra do novo. Pode até ser que nessa altura a indústria já se tenha decidido a entregar painéis decentes e com iluminação homogénea.
 
^Em LED sinceramente não tenho grandes esperanças para muito mais, mas daqui a 2 anos espero já ver OLEDs de 50/60'' com valores a rondar 1000€. :D
 
Sendo assim para o próximo ano vai ser o mesmo deste, nada de geito. O que não percebo é o fato das marcas apostarem tudo no 4k se ainda nem tecnologia existe ao contrario de começarem a apostar nos OLED's.
 
Sendo assim para o próximo ano vai ser o mesmo deste, nada de geito. O que não percebo é o fato das marcas apostarem tudo no 4k se ainda nem tecnologia existe ao contrario de começarem a apostar nos OLED's.
*jeito; *facto.

Fazer paineis LCD 4K é fácil e barato. OLEDs, como já foi dito aqui, só a LG é que está a investir, e são bem mais caros e menos fiáveis.
 
4K dificultou a vida tanto ao Plasma (que já estava de saída) como ao OLED, no entanto. Que são ambos opções superiores ao que temos hoje.

Foi dada prioridade a marketing terms impingiveis porque não havia nada de mal nas TV's 1080p.



Se alguma coisa, era mais importante reverem os standards de video para suportarem 4:4:4 e melhorarem a reprodução de cor do que, com isso por fazer se atirarem ao 4K assim (a revisão de Blu Ray que aí vem, com esse bandwidth a ser usado para 2K poderia dar conversões 2K perfeitas, em 4K "não chega" assim como o actual não chega para 2K). Mas já sabemos que como uma das poucas coisas que o consumidor entende é "mais", mais pixeis vieram para ficar, mesmo que não se vejam do sofá.

Mas já demos essa missa 10 vezes nesta thread, continua a dar uma certa pena, é só isso.
^Em LED sinceramente não tenho grandes esperanças para muito mais, mas daqui a 2 anos espero já ver OLEDs de 50/60'' com valores a rondar 1000€. :D
Não me está a parecer.

LCD ainda vai durar muitos anos, se alguma coisa, se o preço do OLED não desce depressa arrisca tornar-se um "Plasma", Plasma sempre teve custos de fabrico superiores e preço por pixel não desprezável, mesmo custando o mesmo que algumas TV's para o consumidor final a margem era inferior, pesava mais, era mais dificil de transportar, etc... No fim do dia as empresas querem é lucro e enquanto o LCD continuar a ter margens de lucro acima de todos os outros produtos no mercado irá continuar a ser rei.

É uma galinha dos ovos de ouro, aquela porcaria é barata e podiam começar a arrotar paineis 8K amanhã.


Se o fizerem e este imbrólio de dificuldades de produção OLED não estiver completamente ultrapassado, será um prego no caixão, assim como 4K o foi para o plasma... Aumenta demasiado os custos que já não são baratos, ao passo que isso no LCD simplesmente não é um problema.


O OLED precisa urgentemente de consorcios e joint ventures se é para ir a algum lado e precisava também que esses consorcios se juntassem, comprassem portfolio de patentes genéricas e se mexessem para meter em causa, juridicamente, algumas patentes da LG... Que nem foram inventadas por ela, apenas comprada, mas lhes dão exclusividade perante o único método de fabrico viável actual para OLED's.

Isto só pôde acontecer porque a LG se mexeu quando o resto das empresas interessadas ou estavam a dormir ou estavam a licitar a titulo próprio. Veja-se o exemplo das patentes da MIPS (antiga arquitectura de CPU's, bastante similar a ARM), estava em saldos e havia o risco de as patentes irem parar a sitios maus/chatos por isso foi criado um consórcio pela Allied Security Trust que é uma plataforma de aquisição de patentes com parceiros como a HP, IBM, Intel, ARM, Google, Oracle, Phillips, Sony... Sim, ARM e Intel, no mesmo consórcio. E devem ambas ter dado dinheiro, para se pouparem a estarem agora a pagar royalties a alguém que tenha comprado patentes perigosas e os tivesse metido em tribunal por as infrigirem.

Se houvesse uma trampa destas com a Sony, Samsung, LG, Panasonic, Phillips, Sharp tudo a bordo, era tipo porquinho mealheiro, rachar e ir às compras, nunca a LG poderia achar que indo por fora conseguia um portfolio de patentes tão importante assim. E a culpa é da Samsung que é a rainha do infringimento de patentes das quais tem conhecimento mas finge que não... (só nas TV's foram casos bem públicos com a Sharp e com a Pioneer, que perdeu em tribunal mas levou anos em recursos) decerto criou um bocado aquele clima de dormir com o inimigo... Mas pronto.

Que efeito tampão do caraças.
 
Última edição:
^Se realmente acontecer como dizes então boa sorte com isso pois bem vamos precisar dela, especialmente para os que não foram a tempo da última fornada dos plasmas Panasonic.
 
Eu é que me tramei, como vou fazer obras em casa não quis comprar a Panasonic VT60 até as mesmas acabarem e agora.... Kaput!

Será que até ao final do ano vão surgir alguns modelos que possam fazer concorrência?
 
Não sou grande especialista nisto, o que tenho aprendido deve-se principalmente ao I_Eat_All e acho que nem hoje, nem no final deste ano nem nos próximos anos irá sair algum modelo que possa fazer concorrência com a vt60. Se não estou enganado acho que as marcas já lançaram as tvs deste ano, mas posso estar enganado (caso esteja, estão à vontade para me corrigir xD).
 
E aqui esta uma das reviews mais esperadas do ano...


...e a prova que que a Sony anda completamente passada dos carretos, 8.000£/10.000€ por uma tv de 65", isso é territorio dos OLED e mesmo aí...:facepalm:

Sony X950B Review

Conclusion
Sony’s XBR-65X950B is an impressive local dimming LED LCD TV, boasting great contrast performance (especially in bright rooms) and color performance that’s highly accurate (at least to the old Rec.709 HDTV standard).
As is often the case, the inclusion of local dimming LED LCD alleviates some LCD issues (namely dark-room quality) and introduces at least one other (blooming, whereby the individual LED zones can be seen at work, lightening or darkening). We don’t feel that there’s ever been a completely bullet-proof example of full-array local dimming, at least not in this price range. (Sharp’s ELITE LED LCDs featured impressive contrast handling, provided the user sat dead-center in the viewing angle sweet spot, but featured color accuracy errors which were never resolved). With that said, provided we abided by the age-old LCD requirement of sitting perfectly face-on to the screen and not watching it from the sides, we were very happy with the contrast performance and overall picture quality.
Many will feel the XBR950B is too expensive (we’re not delighted with the screen uniformity at this price point), whereas others will feel that $8,000 US is an acceptable price for two high-end technologies (2160p Ultra HD and full array local dimming in one package).
If you can still find one, plasma TVs such as the Panasonic VT60 and ZT60 series, as well as Samsung’s F8500 displays will produce an overall better picture than any local dimming LED LCD television for considerably less money. Of course, those won’t give you Ultra HD resolution, and since they need a darker room to be seen at their best, they don’t have the flexibility of a display like the Sony XBR950 (which can produce a very bright picture for sun-filled rooms and a high-contrast dark-room experience for nighttime viewing). If you’re in the market for UHD and want the best contrast performance you can currently get at this resolution, the Sony XBR65X950B is a solid choice.
http://www.hdtvtest.co.uk/news/xbr65x950b-201407223857.htm

Apenas um "Recomended", ouch, não é uma má TV, longe disso, mas aquele preço é de malucos, o pessoal da Sony tem de ser mais sensato, mesmo a metade do preço continuava ser muito cara.

Pelo andar da carruagem nem quero imaginar o que a AX900 irá custar.

Adeus TVs de alta qualidade a 1000-2000€ e TVs entusiasta a 3000€ :'(
 
Engraçado como a recomendação ainda continua a ser os plasmas... Mas muitos users deste fórum recusam-se a aceitá-lo... E compram UHD a julgar que têm a última bolacha do pacote, imagem fantástica, e que UHD a 3 M de 50 polegadas nota-se diferença devido ao excelente upscale, enfim defender a nossa dama somos os maiores...
 
A Sony anda a fumar alguma coisa, é que só pode, uma ZT60 custa 3000€ (nem falo na VT60 porque já não se arranjam) e só é pena que não seja UHD senão teria uma qualidade de imagem de referência, oh wait... :rolleyes:

Mas estou a adorar a assistir a esta corrida ao UHD como se fosse algo que realmente subisse a parada, e os fabricantes ainda devem estar a adorar mais. :D


EDIT:


E como nunca é demais...

If you can still find one, plasma TVs such as the Panasonic VT60 and ZT60 series, as well asSamsung’s F8500 displays will produce an overall better picture than any local dimming LED LCD television for considerably less money.

...na conclusão da review à Sony X950B.
 
Última edição:
olha mais uma... TV 4K, desta vez a X850B/X8500B...

surprendentemente boa para uma TV com painel IPS, consegue ter uma contraste tão bom como algumas tvs com painel VA, apesar de o nivel de pretos não ser tão bom.

talvez a melhor gama de entrada no universo 4K
...
The 55X8505 is another superbly well engineered TV from Sony, carrying the usual understated elegance. The versatility of placement that the adjustable feet brings is also a great bit of thinking and there are enough connections around the back and sides to keep anybody happy, including two HDMI 2.0 compatible ports.

The menu systems aren't to our tastes and they should be easier to navigate but the means by which you do so, i.e. the remote controls, both work well. The standard controller is nothing to write home about really but the new 'One Flick' smart thing brings easier navigation around the Smart TV features.

Said features include a treasure trove of streaming and catch-up video services, an internet browser, media player and PVR recording and the emphasis of the platform is very much on content discovery. The X8505 also provides a built-in camera for Skype video calling and compatibility with the optional Bravia subwoofer, which works really well.

Despite the IPS panel, the X8505 still packs in enough contrast to please most, partly thanks to the quasi-dimming systems the picture controls include. That builds on some superbly accurate colours and near perfect screen uniformity to provide dazzling images, almost regardless of resolution. Naturally the higher the res, the better it looks but the scaling is of such a standard that anything from a quality DVD up is more than acceptable.

It's a shame that the 3D presentation isn't of such a high standard, and it looks as though the X8505 isn't capable of delivering Full HD to each eye via its passive system, but we would certainly find it acceptable as an occasional 3D watcher and it's not something likely to put off most prospective buyers.

It might not be quite the super high quality TV that the X9005 is but then the X8505 has a considerably lower price tag and we think it does more than enough to justify that. It's a 4K TV that gets almost everything totally right and well worthy of its AVForums Recommended Award.
http://www.avforums.com/review/sony-x8505-kd-55-49-65-x8505b-ultra-hd-led-lcd-4k-3d-tv-review.10556
 
Última edição:
Foi a minha compra há 2 semanas e estou assombrado com a alta qualidade, vivacidade e realismo de imagens em HD.
Em certas cenas é mesmo de cortar a respiração! Só pena os pretos não estarem ao mesmo nivel, senão seria 10/10.
 
Boa noite.
Para os interessados deixo aqui uma informação que pode ser útil.
faz dois dias eu estava numa loja de referência do centro C. Colombo e por acaso ouvi parte de uma conversa entre um cliente e um funcionário da referida loja. E o que o funcionário disse foi isto, uma Tv destas recentes 4k seja LG, Sony, Samsung, tem de ser afinada (cor, contraste,...) com recurso a um computador para que os pretos, os brancos e demais cores apareçam todos na imagem da Tv de forma equilibrada, durante as emissões. São mais de 20 parâmetros a afinar e o ser humano não consegue afinar todos esses parâmetros sem recurso ao pc. Daí que afirmar-se que esta ou aquela Tv tem poucos pretos pode não corresponder á verdade se a Tv não estiver afinada corretamente.
 
Última edição:
Todas as televisões, se vamos falar em "calibrações" sem serem calibrações tipo a da balança do merceeiro (que acusa mais 100 gramas nas minhas cerejas) carecem do "PC" ou utensilios externos tipo colorimetro, não é a olho. Até um CRT se o quiseres calibrar não é a olho.

Isso dito e aplicado apenas às 4K parece-me uma das maiores estupidezes que já li/ouvi.


Uma TV que custa balurdios se calhar merece ser calibrada, e não for calibrada então não está. Mas pode e deve ser boa "out-of-the-box" (face a coisas bem mais baratas) e estar suficientemente calibrada de fábrica mas estas afinações de fabrica são feitas para um percentil e não há duas TV's iguais por isso falham sempre um pouco.

Ou seja, isso é diferente de estar calibrada como um relógio suiço que nas TV's é ter menos de um erro de Delta em todos os parametros possiveis... nem sequer todas as TV's são capazes disto, só muito boas TV's.


E afinar uma TV para ver TV é uma estupidez. É tipo calibrar uma televisão para um daltónico a ver, só que aqui o daltónico não és tu, é a emissão canal a canal que é o que da na telha de cada emissor (até varia de programa para programa). Uma televisão calibra-se para ver filmes em bluray, por exemplo.
olha mais uma... TV 4K, desta vez a X850B/X8500B...

surprendentemente boa para uma TV com painel IPS, consegue ter uma contraste tão bom como algumas tvs com painel VA, apesar de o nivel de pretos não ser tão bom.
Era isso que a W955B devia ser, mas em 2K.
 
Última edição:
Pralem do mais ou se sabe fazer essa calibração ou então têm q se pagar bem, à volta dos €200 ou mais... por isso pra quem so ve tv mesmo q seja da box do operador, nem vale a pena pagar essa calibração...

Qto à Sony X8505, parece me bem, a versão 49" ta a custar em Portugal a partir dos €1275 !!! muito porreiro...
 
Última edição:
Afinal parece que a AX800 sempre vai ter suporte para o Netflix 4K, juntamente com o Amazon 4K aquando o lançamento da AX900 que chega no Outono.
Panasonic confirm plasma-beating AX902 4K TV will release in Autumn
Earlier in the year, at the Panasonic Convention, the company spent quite a lot of time discussing a product relatively far off, in terms of a release date.
In fact, we argued that they spent too much time discussing the upcoming 4K AX902/ AX900 at the expense of the, then top-of-the-range, AX802, encouraging consumers to sit tight and wait for the real flagship.

As it transpired, the AX802 was a pretty darn good Ultra HD TV but the omission of the 4K Netflix service – owing to a technical oversight – meant it lacked any easy means by which to watch native content.

At IFA, yesterday, Panasonic addressed both these issues by confirming that the AX902 will be released this Autumn and a software update would see the AX800 Series newly compatible with 4K Netflix – which is great, and somewhat unexpected, news for existing owners.

The AX900 has been designed and engineered with the knowhow Panasonic has developed through the company’s heritage in delivering the highest picture quality (*cough plasma), and they also believe it will deliver the, ‘smartest and most intuitive home entertainment experience available.’
Panasonic really seem to have been putting in the R&D hours on this one!
As Panasonic rightly points out, reproducing deep blacks, whilst also retaining rich colours in dark scenes has been a long standing weakness of LCD TVs. To address these issues, Panasonic says the AX902 will deliver best-in-class black performance by using a Direct LED with full-array local dimming complemented with ‘Panasonic-unique’ Local Dimming Ultra technologies.

The company also boats that while other full array local dimming systems suffer from a ‘halo’ effect around moving bright objects because their local dimming fields lack sufficient brightness, the AX900 analyses the incoming video signal not in traditional 3 x 3 matrices, but across 5 x 5 matrices of local dimming fields and adjusts the brightness level of each individual field by extremely fine degrees - i.e. not just on/off. This, according to Panasonic should then provide smooth motion of bright objects, a high contrast ratio, deep, rich blacks and extremely fine gradation which retains detail even in the darkest scenes. It certainly sounds great in theory but we’ll reserve judgement on whether they’ve pulled it off until we get one in to test.

The AX900 engineers have also worked together closely with colleagues at Panasonic Hollywood Laboratories to ensure that the colours on the AX900 are exactly the same as the director intended. To achieve this Panasonic has adopted colour management technologies which have, until now, only been used to the same degree by professional studio monitors, such as their professional-standard 3D Look Up Tables with 8000 registry points which allow them to calibrate colour reproduction at extremely fine brightness steps, meaning that colour is reproduced accurately at any brightness level.
Studio-grade colour accuracy is another exciting prospect
Panasonic is the first company to use this technology in a consumer television and we must say that this is a particularly exciting development, for us, and again, we can’t wait to check it out properly.

One feature we are slightly dubious about is another industry first; the AX902 explicitly links its video signal processing to ambient light levels in order to deliver picture quality which, according to Panasonic, is a ‘perfect match for your living room.’ Now, in theory, that sounds good too but from our past experiences, ambient light sensing technologies can cause distracting luminance shifts so we’ll have to wait and see how this system will be any different - and the fact you can’t switch it off is curious.

This is one we are very excited about. Let’s just hope all the cutting edge technology works as described and the yet unannounced price isn’t too prohibitive. The AX900/ 902 will be available in 55 and 65-inch versions when it releases.

Who else is excited for this one?

esta AX900 promete, mas resta saber a que preço vai vir, com o oled a evoluir positivamente, dependendo do preço, pode tornar-se um coisa sem sentido , tipo a X950B da Sony, uma boa TV sem duvida, mas a este preço mais vale comprar um OLED.
 
Ao preço que a serie AX800 esta vale mais comprar a 55" Oled da LG. Praticamente o mesmo preço e mesmo a Panasonic sendo provavelmente uma das melhores TV LED não compara com oled. Pessoalmente prefiro um oled 1080p a um LED 4k.
 
Back
Topo