[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.


Não sei porquê, mas acredito mais no nosso colega I_Eat_All aqui do forum, quando se refere ao OLED da LG:

Quais grandes reviewers?

Para começar, podes ter muitos sites de análises, mas não tens muitos que saibam do que estão a falar. Segundo, muitos usam stock cedido que devolvem no momento em que terminam a análise. Logo... Como comparas algo que já não tens com algo que tens emprestado?

Tabelas no excel? fantástico (e isso já era ser profissional face à alternativa de efeito placedo e bora escrever 3 parágrafos). E mesmo a poderes comparar lado a lado há muita gente na industria que não sabe o que procurar ou romanceia as conclusões

Uma das únicas reviews sérias da 960, por exemplo:


http://www.hdtvtest.co.uk/news/55eg960v-201504224046.htm

Na conclusão.

Ninguém está a dizer que é uma "péssima TV" (apesar de comprar algo televisão LG caro ser o equivalente a comprar um Fiat topo de gama, é Fiat na mesma e o "problema" ali não é o motor), num mercado que foi estupidificado com falta de opções, a LG conseguiu comprar as patentes todas de uma tecnologia e os competidores deixaram... Não deixa de ser uma opção. E é melhor do que nada, como disse, queremos é essas telas fora das mãos da LG (vendidas a terceiros), porque eles não as sabem usar, é manifestamente óbvio apesar de finalmente terem começado a investir de novo no negócio das televisões ao tê-las, a LG não dava uma para a caixa há muitos, muitos anos (desde o final dos topos de gama full array IPS), basta dizer que de LCD's só fazem e vendem IPS, não é televisão para ver cinema. Mas... Podiam ter feito algo como a AX900 da Panasonic que aliás usa tela IPS da LG só que... Acertaste, não sabem.


WOLED-CF no papel era a ultima esperança deles em serem relevantes para o mercado e com exclusividade das patentes vão conseguir (e felizmente para eles estão mais que disponiveis para o negócio de vender telas a third party's). Mas é importante salientar que isso não vem a custo de mérito, eles nem inventaram a tecnologia que estão a usar nem estão a surpreender na implementação/soluções engenhosas. Acontece é que estão a explorar com exclusividade o único método viável em 2015.

Não há tecnologias perfeitas, plasma não era, OLED puro no que toca a "motion clarity" sem um driver de compensação terá performance mais semelhante a um LCD que um plasma; isto significa inerentemente pior. Com compensação tens LCD's com "motion clarity" de 1080 linhas ou 2160 linhas (dependendo ser 1080p ou 4K). Numa televisão LG já sorte de haver algum motion compensation, mas vais-te ficar pelas 600 linhas. Para quem vem de plasma é uns quantos passos atrás. E com isso desligado é 300 linhas, não é inspirador, não.

É uma pena porque um dos principais problemas da abordagem atenuante nos LCD's encontra limitações no ghosting das telas com os melhores LCD's a terem 10/12 ms de ghosting time. Em algo OLED o ghosting time é 1/2 ms. Mesmo em Plasma era 6 ms. Isto permite muito strobbing, mas a LG não tem o knowhow.

Podiamos abordar muito mais mas vou só dizer que, Sony ou Panasonic com estas telas num topo de gama tornavam a comparação com uma VT60 uma mera curiosidade (não a humilhavam na maior parte dos cenários mas porque haverias de olhar para trás para uma coisa que já não se fabrica?), só havia três sitios onde a hipotética televisão podia ser (ligeiramente) pior, motion, uniformidade e color accuracy (reitero, WOLED-CF não é puramente self-emitting) e iria ganhar noutros que são as vantagens da tecnologia que onde a LG já está.

Mas neste caso não, alguém que troque uma ST60/VT60 ou mesmo uma Samsung F8500 por um OLED LG só pode ser maluco.

Não estou a dizer nada de transcendental aqui. Num mercado sem opções as opções são valorizadas/vangloriadas porque não há termo de comparação. O problema aqui é que, não obstante de tudo o que possa ser dito, num todo as implementações com que a LG nos presenteou até agora sofreram todas falta de classe, toda a gente sabe que podes fazer muito mais com aquelas telas.
 
Comprar uma tv de topo agora é mesmo muito dificil, oled ainda está muito verde e só é feito pela lg, led nunca terá pretos, apenas cinzento escuro mas com hdr pode melhorar um pouco isso, mas ainda não existe conteudo para ele. Para quando as reviews da panasonic (estou curioso para saber como se vai portar o topo de gama deles).
 
Não vejo argumentos, parece me mais LG bashing que outra coisa.

De acordo, eu também não gosto da LG e não a tenho como referência , mas as reviews por essa net fora são unânimes, e argumentar que "muitos usam stock cedido que devolvem no momento em que terminam a análise", é válido para todos, sejam LG ou Panasonic... Tenho uma VT20 que ainda tem uma imagem fantástica, mas se fosse a comprar agora seria OLED...
 
Claro que sim.

Muitas "reviews" são até patrocinadas pelas marcas...ou "gentilmente cedidas" para serem testadas :)

É até normal ver que os modelos que são analisados nas reviews são modelos de "referência" que raramente um qualquer consumidor os compra na lojas nas mesmas condições.

Não esquecer que isto é (também) um negócio.

Mas, dos 3 sites que eu deixei em cima, todos os seus reviewers possuem um OLED em casa ;)

- O "supercurro" do ***** que coloquei tinha/tem uma EA980V e uma EC930V. Fez um trabalho espetacular, detalhada e exaustiva a comparar a 980V com a VT60. Depois mais tarde fez um trabalho de analise da 930V dele também.

- O Steve Kemp do site DisplayAndSoundCalibration é um calibrador do UK que, segundo ele foi do maiores comerciantes de plasmas no UK, sempre possuiu plasmas e possuiu a 930 durante quase 1 ano, vendeu recentemente para comprar a 960V. Calibrou várias 930V e é o tipo que já calibrou mais 960V segundo os forums. A análise dele refere essencialmente a experiência dele com estes modelos e o que ele aprendeu.

- O ChadB é um calibrador dos USA, teve(ou tem) uma EA9800 e vive a vida a calibrar TVs. Fez dezenas de OLEDs e as reviews que ele faz são de acordo com a experiência dele. Quem acompanha os fóruns estrangeiros conhece-lhe a reputação.

Há mais reviews de outros profissionais da área mas a quantidade é indiferente para o caso.

Não quero fazer disto um tópico sobre a supremacia do OLED vs Plasma vs LCD. Nem a LG me paga para a defender ou fazer-lhe publicidade, até porque eu próprio não gosto da LG nem como empresa nem relativamente aos produtos LCD que tem no mercado ;)

Cada um sabe o que é melhor para si. Se alguém está contente com o que tem/comprou então por mim está tudo bem :)

A minha participação é no sentido de ajudar esta comunidade com informação que considero relevante e verdadeira ou com a minha opinião. Apenas isso.

Se alguém não concorda com as minhas opiniões ou com a informação que coloco, não tenho qualquer problema com isso também :)
 
A LG é a única que pode fazer OLED?

Ou é a única que sabe a tecnologia?

Sim, a LG é a única que tem as patentes para produzir WOLED (o OLED da LG). Que é uma tecnologia diferente do OLED "puro" , pois utiliza no FullHD 1920x1080 Leds brancos com um filtro de cor por cima de cada um de forma a compor as cores. O OLED puro é composto por três sub-pixeis por cada pixel, cada um para cada cor primaria. Não usa filtros de cor.

Neste momento a LG é a unica que os produz, mas conta-se que a PANASONIC irá para o ano comercializar um modelo OLED usando os paneis da LG.
 
Bem, gostei muito destas duas últimas páginas desta discussão e vem ao encontro do que pensava, andei algum tempo com esta OLED na mira, a 930v, acabei por comprar a 55HU8500 devido principalmente à compensação de frames que faz, é TOP, isto vindo de uma SONY 49x8505b que já não era nada má, senti uma diferença gigante principalmente em jogos PS4 a correr a 30 fps. O facto da OLED não passar as 600 linhas, acho que me ia arrepender imenso, lá está, chegamos à conclusão que não há a melhor TV, mas sim modelos diferentes para aquilo que realmente nos interessa. Eu por acaso sou um apreciador dessa tecnologia, acho que dá uma suavidade, para muitos artificial, mas que eu acho muito agradável, lá está, no que diz respeito ao gaming. Aproveitei também as configs do David Katzmaier da CNET que testou esta TV a fundo, HU9000 nos EUA, e a TV a meu ver ficou um assombro! Dei 1700€ na campanha de polegadas da Worten e sinto que fiz uma excelente compra, e cito, de acordo ao que eu acho serem as minhas necessidades :) PS, a TV é linda, tanto no design como nos acabamentos premium. Só para terminar queria salientar que uma 4K, principalmente esta HU8500 nota se sim, é real, o upscale de imagem. Abraço a todos xD
 
primeira review da Sony X850C pelo site Rtings.

estou desapontado com o input lag, 39ms. A Sony sempre foi uma referencia neste ponto, mas agora temos a samsung a liderar com 26ms e também ainda não suportam 4k@60fps com 4:4:4.
 
O que acham da LG 55UG870V 1430€? Haverá melhor relação preço/qualidade para o budget de 1500€?

P.S: Não consigo encontrar nenhuma review dessa LG :S
 
Não existem calibrações genéricas para nenhum modelo.

O que existe são ajustamentos feitos para aquele equipamento especifico.

Utilizar settings de uma TV noutra TV, mesmo que seja da mesma marca e modelo, poderá sim piorar ainda mais a imagem.

Simplesmente não funciona. É como fazer os ajustes a "olho". Também não é possível.
 
Melque, isto é uma discussão fútil... mas estás a comparar "alhos" com "bugalhos"....e estás a comparar de forma errada....

Comparações na Loja é simplesmente absurdo. Queres comparar o modo "Vivido" super-colorido/hyper-brilhante das Tvs ? se for assim, então força. As TVs nas lojas nunca estão bem ajustadas - NUNCA. É o pior local para aferir a qualidade de uma qualquer TV. Se puderes "tocar" nela e ajustar as configurações minimamente então talvez possas minimamente comparar. Se as puderes levar para uma zona mais escura e as calibrares, então sim, depois podes comparar os resultados. Sem isso, é apenas "alhos" de um lado e "bugalhos" do outro.

Olha o que o Steve Kemp diz:

http://www.displayandsoundcalibration.com/world-exclusive-lg-eg-960v-vs-lg-ec-930v-2/

As novas TVs da Samsung estão a receber "mixed feelings" por várias profissionais. As "cores vibrantes" que referes, após a calibração, têm que ser massivamente reduzidas para se poder ajustar ao Rec709. Com conteúdo "HDR" elas aí sim, brilham. Mas....não há conteúdos...nem vão haver no curto prazo...e quando existirem as TVs estarão desactualizadas...

O mercado das TVs está em transição para o UHD e esta transição vai demorar algum tempo...com várias incompatibilidades pelo caminho. Entretanto as marcas precisam de "ganhar a vida" e de vender. E isso passa por vender muito, mas muito marketing....

O OLED, se conseguir realmente ficar, será sempre melhor do que qualquer LCD que esteja no mercado. Isto é apenas um facto, não é uma opinião.

A qualidade de imagem que tenho com a 930V, e após muitas horas de volta dela a calibra-la, é simplesmente impressionante. Não a trocava por nenhuma outra. E conheço e já calibrei várias outras da Samsung, da Sony e da Panasonic. Apenas a nova EG960 seria uma opção, não pelo 4K, mas pelas 65". Mas com a 930 quando vemos o preço dela abaixo dos 2k€ é fácil concluir que é a melhor opção na relação qualidade/preço neste patamar.

a 930 com 30% da ***** ainda fica a 2100 :s
 
primeira review das CX800:
50CX800
Panasonic TX-50CX802B (CX802) 4K TV Review
This television ticks many a box in emphatic style. It’s got the modernist understated looks, although you’ll need to ensure you can fit the arching, lean-back stand which is as wide as the panel. The CX802B also has three HDMI 2.0/HDCP ports to accept Ultra HD signals at up to 60Hz. There’s also 3 USB ports (including one version 3), Bluetooth, Toslink digital audio, Freeview and Freesat HD, plus a selection of legacy video connections. The CX802 also boasts an intuitive Smart TV system, based on Firefox OS, including UHD streaming from Amazon and Netflix. Soon to come will be Freeview Play to join the Freetime app which will provide the full suite of major UK terrestrial catch-up apps.

But, forget all that, that’s really just the trimmings as the CX802B fulfils its primary objective of producing outstanding picture with a rare panache. Beginning with what’s generally available to watch in the here and now, i.e. sub Ultra HD content, the 802 processes the material as well, and in most cases, better than the other Ultra HD TVs on the market. The handling of broadcast HD, particularly sports and fast paced video, is certainly on another level to any 4K TV I’ve had in the home; and I’ve had a few.

The detail retained during motion is truly noteworthy, although whatever special sauce Panasonic is applying to make it look so good comes at the cost of the occasional bout of jitteriness following scene and/or framerate changes. There can be a micro-stutter for a micro-second here and there but it’s far from a deal-breaker. The scaling performance of the CX802 was also incredibly strong and anything from a (really) good DVD upwards could look great.

To be honest, we would hope anyone shopping at this end of the market would be savvy enough to at least be seeking out the wealth of HD content available because you can’t realistically expect an image comprised of more than 8 million ‘made up’ pixels to ever really make the grade. In short, if you’re watching SD on a 4K TV for any other reason than total necessity, our sympathy levels are low; bordering on non-existent. With any content 720p, and up, the CX802 produced stunningly detailed images and, naturally, native Ultra HD material was an absolute treat, although the 50-inch screen size won’t reveal all that extra detail, at typical viewing distances. Still this TV has both HDR and the ability to deliver a very wide colour gamut so, when the material arrives, it will able to boast more than just the extra pixels over your everyday TV.

It’s not just the video processing that impresses; the CX802B presents an absolutely beautiful colour palette, whatever the lighting of the scene. The pre-launch marketing talk from the company over just such a capability proved well-founded and the results are simply glorious in terms of delivering added dynamic range, detail and just sometimes, a bit of vibrancy in to what would have otherwise been a gloomy scene. Thanks to Panasonic’s panel choice for the UK market, the CX802B is also blessed with really good black levels - and thus great contrast levels – that add a real stand-out quality to the majestic colour palette.

The dimming system is reasonably effective, although certainly not perfect, but it does gives a nice little boost to contrast, without nobbling detail in the shadows. It’s not without issues, however, and we did note several brightness fluctuations on dark to light scene transitions, as well as it struggling with flickering flames, and the like, so it’s not something we could recommend the blanket use of. More importantly, as far as we are concerned, the full array backlighting system provided superb – near spotless, actually – screen uniformity in the darker scenes. We did see very fleeting signs of the panel structure with panning shots on brighter backgrounds but these instances were rarer still than the other two minor grumbles we have with the CX802.

Let’s not end this review on a negative point; it would be far from in keeping with our general impressions of the Panasonic CX802. Overall, the CX802 is right up there with the best available right now at its price-point and confirms Panasonic has made a timely return to form with a new generation of television technology. How far can LCD technology be pushed? We’re not sure but we think Panasonic are getting as close as anyone to discovering. Welcome back to the top table Panasonic and we can’t wait to see what the CX900/902 can do. Highly Recommended.
https://www.avforums.com/review/panasonic-tx-50cx802b-cx802-cx800-4k-review.11261

Parece realmente uma TV muito boa, é pena ter apenas 64 zonas de diming, só 3 hdmi e o inputlag nos 49ms.

devem estar a a guardar alguns cartuchos para a CX900.

EDIT:
Primeira review da sony 75X9405C
In a year that’s already thrown up an almost unfair amount of outstanding TVs, the Sony 75X9405C makes a strong claim to being the best yet. Its colours are stunning, its handling of native 4K and, with a little care, upscaled HD content is exquisite. Its combination of mostly first-class video processing, large screen size, extreme contrast and incredibly potent audio add up to a remarkably cinematic performance.

However, Sony's set still feels a bit like a work in progress at the time of writing thanks to its lack of YouView support and HDR playback – both due to be added via firmware updates at some point. Also we remain unconvinced about the usefulness of the Android TV smart system. But if simple picture and sound quality are what matter to you most, then the 75X9405C is nothing short of glorious.
http://www.trustedreviews.com/sony-kd-75x9405c-review

WOW, 20ms com o local diming ativado é muito bom
 
Última edição:
O que acham da serie da LG 55uf8507/55UF850V e a 55UG870v?

Estou indeciso entre uma destas e por mais que leia.. fico na mesma..

A ideia é uso geral e filmes em 3D.
Jogos é noutro sitio.

Obrigado
 
Eu quanto leio menos esclarecido fico. Afinal só há boas tv's curvas? Eu quero uma plana para a minha sala, de 55'' no mínimo, mas vejo que nem a LG nem a Samsung me dão o que quero de momento. Devo esperar pelas da panasonic?
 
Back
Topo