[HDTV] A "Qualidade" das TVs Atuais: 8K/4K-UHD,OLED,HDR10+,Dolby Vision,HLG,HFR,HDMI 2.1, Quantumdots, etc.

Acabei de ler a review no flatpanels da Samsung topo de gama deste ano a JS9500... Desapontante...
Incrível é como o meu plasma Pana VT20 de 2010 ainda faz melhores pretos ( 0.009 cd/m2 contra 0.04 cd/m2) que uma topo de gama de 2015 que custa os olhos da cara ( cerca de 5000€!!!!!!!)) Teve um score de 78%, desapontante mesmo...

Definitivamente que para o ano vou para o OLED, mesmo não gostando da LG, do que já li e vi, é outro campeonato, mesmo que venham os puristas falar dos problemas que tem, mas não são comparáveis à pobreza dos leds...
 
Tu avalias a qualidade de uma tv pelos seus niveis de preto?

Já agora

"Regardless of whether [Smart LED] was enabled or not, the centremost black patch on an ANSI chequerboard pattern yielded the set’s native black level of 0.051 cd/m2. However, with [Smart LED] engaged even at its lowest setting, the centre of a full-field video black pattern from which our meter was taking measurements would return a reading of 0 cd/m2, since the corresponding dimming zone was switched off even when there’s a pause icon (to defeat the auto-dimming) at the top left corner of the screen."

"To summarise, no 4K television is better-equipped than the Samsung JS9500 to traverse the uncharted waters of UHD whose next phase involves going beyond more pixels (4K resolution) to attaining better pixels (10-bit colour depth, WCG and HDR). Accordingly, we’ve downgraded the Panasonic AX802 and Sony X9005B, and made the Samsung UE65JS9500 the sole holder of our “Highly Recommended: Best in Class” award."

http://www.hdtvtest.co.uk/news/ue65js9500-201502234012.htm
 
Pa.. Eu comprei na semana passada a oled Lg 55ec930v..

Eu não avalio a tv na capacidade de preto, mas que é espantoso teres a mesma cor de preto como as barras que aparecem no ecrã é deveras espantoso.. Cada vez que um filme fica com o fundo preto.. É mesmo preto.. Fica se com uma moldura completamente escura sem se notar nada..
Mudei ontem os settings de imagem num filme.. Estava a gostar.. Ate que apareceu um fundo preto e não era preto.. Era um cinzento muito escuro... Horrível.. Mudei logo..

Sim é full hd.. Mas tem o melhor 3d que alguma.vez vi numa tv e nem sequer de nota que tem metade da resolução em 3d... Tal não é a uniformidade e qualidade do ecrã..

Conteúdos 4k há poucos.. Daqui a 1 ano.. 2 anos... Talvez troque.. Aí ainda devo conseguir vender a minha tv por um bom valor..
Depois impressionante também é a espessura da TV.. Espantoso..

Aconselho oled.. Tendo em conta que pelo mesmo valor que dei (2100e) não encontrei nada com melhor ou mesmo igual qualidade..
 
Tu avalias a qualidade de uma tv pelos seus niveis de preto?

Não só mas não percebeste o meu ponto de vista, achas razoável que uma tv de 2015 com os valores de preto que apresenta valha os 5000€???!!!!! A minha em 2010 custou 1250€!!!

Se leres o resto da review reparas que eles dizem que é uma boa tv mas que foi desapontante em alguns aspectos, senão na opinião deles não teria levado mais de 78%, o que nesta gama de TV´s é um fraco resultado... Essa review que colocas é do HDTVtest , não é a mesma que refiro , que é do Flat Panels... Quanto aos pretos não é tudo claro, mas definem muito o contraste e a boa imagem da TV... Engraçado é ter amigos com TV´s LED de topo do ano passado (sony e samsung) e terem qualidade de imagem e motion inferior à minha... O OLED da LG em qualidade/preço mete esta samsung a um canto, estamos a falar de 5000€ para 1800€!!!!Até houve um user que a comprou por 1700€ a semana passada num desconto quer houve numa conhecida casa... É muita pasta de diferença, e o que custa aceitar é como é que uma tv que custa 5000€, perde para outras que custam menos de metade... Os OLED´s deste ano de 65 polegadas da LG também já são 4 K e brevemente vão custar menos de 5000€, é que nem pensava duas vezes...
 
Última edição:
A minha ficou me por 1500e sem iva numa casa espanhola.
Disse os 2100 em cima pk é o preço dela agora com IVA.. Tive sorte..
Acho a compra imbatível
 
Não só mas não percebeste o meu ponto de vista, achas razoável que uma tv de 2015 com os valores de preto que apresenta valha os 5000€???!!!!! A minha em 2010 custou 1250€!!!

Se leres o resto da review reparas que eles dizem que é uma boa tv mas que foi desapontante em alguns aspectos, senão na opinião deles não teria levado mais de 78%, o que nesta gama de TV´s é um fraco resultado... Essa review que colocas é do HDTVtest , não é a mesma que refiro , que é do Flat Panels... Quanto aos pretos não é tudo claro, mas definem muito o contraste e a boa imagem da TV... Engraçado é ter amigos com TV´s LED de topo do ano passado (sony e samsung) e terem qualidade de imagem e motion inferior à minha... O OLED da LG em qualidade/preço mete esta samsung a um canto, estamos a falar de 5000€ para 1800€!!!!Até houve um user que a comprou por 1700€ a semana passada num desconto quer houve numa conhecida casa... É muita pasta de diferença, e o que custa aceitar é como é que uma tv que custa 5000€, perde para outras que custam menos de metade... Os OLED´s deste ano de 65 polegadas da LG também já são 4 K e brevemente vão custar menos de 5000€, é que nem pensava duas vezes...


O produto é o mesmo.

Foi avaliado de maneira bem diferente.

Eu confio bem mais na HDTV test (que até são mais pró plasma) do que na flatpanels.

E respondendo à tua pergunta, acho! São tecnologias diferentes e mais, a Samsung pode apresentar niveis de preto iguais a 0! Não percebes isso?

Além disso só em casos de salas escuras é que se nota a diferença no preto, no resto o teu plasma sofre para mostrar o mesmo nível de luminosidade (para o mesmo nivel de preto) que um OLED ou LCD.

E mais uma vez afirmo, eu preocupo-me mais com outros aspectos da qualidade de imagem (reprodução de cores (para mim é a mais importante), arrastamento e outras funcionalidades do tipo smartv ou controlo da box) do que do preto, pois muito raramente vejo tv em ambientes completamente escuros.

Além disso a comparação está viciada desde o inicio 4K vs 1080p, só aqui está uma grande diferença.
 
Se não te preocupas verdadeiramente com os pretos, então não és exigente como dizes nas cores...

Os pretos são a base de uma imagem de qualidade.
 
Se não te preocupas verdadeiramente com os pretos, então não és exigente como dizes nas cores...

Os pretos são a base de uma imagem de qualidade.

Os pretos não são base nenhuma para a temperatura de cor (RGB tracking e dEs), para a descodificação de cores e color luminance.

Mas não vale a pena tornar isto uma questão plasma vs outros, quem tem um plasma é normal que os defenda.
 
eu não sou fanboy de plasma.. apenas comprei o que na minha opinião tinha melhor imagem para o preço..

e profundidade de imagem? também não valorizas?
acho algo realmente importante.. depois de ter uma boa imagem com profundidade, nunca mais se quer voltar atrás.
e isso só se consegue com bons pretos.

mas nem quero discutir, pois nunca comparei os OLED para poder argumentar na primeira pessoa...
 
Os pretos não são base nenhuma para a temperatura de cor (RGB tracking e dEs), para a descodificação de cores e color luminance.

Mas não vale a pena tornar isto uma questão plasma vs outros, quem tem um plasma é normal que os defenda.

A questão aqui não é de ser fanboy ou não, tenho as duas tecnologias em casa, led e plasma, e o problema é que não consegues arranjar um LED ao preço do meu plasma com a qualidade do mesmo, é isso que não percebes... Tal como preferiria pagar 1800€ pelo OLED da LG do que 5000€ pelo 9500 da Samsung, mas isso sou eu...
Arranja-me lá um LED com 4 k e mais extras como smart tv entre outros na gama 800€ - 1000€ que bata a qualidade de uma 50ST60 da Panasonic???? Eu ao contrário de ti como referes acima, não valorizo a questão de smart tv, é como valorizar a capacidade da tv para tirar cafés, quando ela é feita para reproduzir imagem com qualidade...
 
Última edição:
Se por "qualidade de imagem" falares do teu prezado preto, não não consigo.

"é como valorizar a capacidade da tv para tirar cafés, quando ela é feita para reproduzir imagem com qualidade..."

Não tira cafés, mas dá acesso ao Netflix, ao Plex, a Skype, a IPTV, a reprodução de todo o tipo de filmes e codecs, a controlar a box do operador com o comando da tv, sabes coisas úteis para um dispositivo multimédia.


Mas falando da qualidade de imagem, aquela a sério, e não a que com um candeeiro ligado faz com o menor nível de preto da sala seja a a luminosidade da lâmpada:

Review da ST60:

http://www.hdtvtest.co.uk/news/panasonic-tx-p42st60-201303312779.htm

post-glum.png



Samsung UE46F8000

http://www.hdtvtest.co.uk/news/samsung-ue46f8000-201306093072.htm

post-glum.png



Uma cor mal descodificada há-de sempre ser uma cor mal descodificada, seja com luz acesa ou apagada.
 
Pois é tudo muito bonito, mas lê as conclusões de uma e de outra, mesmo sabendo que a F8000 é uma boa televisão, basta ler e constatar as conclusões de uma e outra... Aliás ler as reviews de ambas e é muito fácil constatar...
 
parece que as primeiras opiniões do Value Electronics 2015 TV Shootout sobre modelo de 65" da CX850U, que é equivalente a nossa CX800, não são muito favoráveis:(
 
Eu já tinha comentado a situação da JS9500 num post anterior (aqui)..

E respondendo à tua pergunta, acho! São tecnologias diferentes e mais, a Samsung pode apresentar niveis de preto iguais a 0! Não percebes isso?
Não é bem assim. A tecnologia LCD (não interessa a marca) só consegue apresentar um preto de 0 cd/m2 se por exemplo usar FALD e numa zona que esteja desligada. Mas o FALD é um paliativo para algo que nunca consegue ser bom (o nível de preto). Para além disso, o FALD tem o problema de light bleeding nas zonas que estão ligadas. Se quiseres fazer um teste coloca uma imagem do Gravity e vês o efeito que existe nas estrelas.

Não é sequer comparável à tecnologia OLED (ou Plasma) que por cada pixel ser autonomamente emissivo estão num patamar muito superior de qualidade, é tipo um FALD com 1920x1080 zonas....

Além disso só em casos de salas escuras é que se nota a diferença no preto, no resto o teu plasma sofre para mostrar o mesmo nível de luminosidade (para o mesmo nivel de preto) que um OLED ou LCD.

E mais uma vez afirmo, eu preocupo-me mais com outros aspectos da qualidade de imagem (reprodução de cores (para mim é a mais importante), arrastamento e outras funcionalidades do tipo smartv ou controlo da box) do que do preto, pois muito raramente vejo tv em ambientes completamente escuros.

Além disso a comparação está viciada desde o inicio 4K vs 1080p, só aqui está uma grande diferença.

Também não é bem assim. Se é verdade que num ambiente iluminado é mais difícil distinguir o nível de preto (principalmente se se estiver a usar um nível de Gamma alto) a verdade é que não é necessário um ambiente particularmente muito escuro para se notar as diferenças entre ter um bom nível de preto ou não.

Se usares a TV num ambiente mais iluminado não podes usar um Gamma muito alto, senão vais escurecer todos os detalhes e terás uma má qualidade de imagem. Isto é verdade para qualquer tecnologia, seja LCD, Plasma ou OLED. Se quiseres usar a TV num ambiente iluminado convém teres uma Gamma entre os 2.1 e os 2.2 (ou até 2.0) para poderes visualizar melhor os níveis escuros.

Por outro lado, se usares a TV num ambiente mais escuro convém que o Gamma seja mais elevado para não ficares com uma imagem "deslavada".

A qualidade do nível de preto, e por sua vez o contraste, é particularmente importante no ajuste da qualidade de imagem em qualquer tipo de ambiente.

É por essa razão que algumas vezes se cria um perfil para Dia e outro para Noite.

A qualidade de imagem é o resultado de vários factores, mas é de certa forma um entendimento comum que o contraste e o nível de preto são os mais importantes. Podes ver por exemplo este link da Hdtv: http://www.hdtvtest.co.uk/Article/Elements-Of-Picture-Quality.php e a própria ISF também refere que os factores mais importantes para a qualidade de imagem são:

(...) The ISF mantra was: Dynamic Range, Color Saturation, Colorimetry, and Resolution.
in https://www.imagingscience.com/upload/tomsguide.pdf

Podes ver que a resolução é o último factor que na opinião da ISF influencia a qualidade de imagem.

Mas, compreendo que cada utilizador valorize factores diferentes numa televisão e se for apenas para uso pessoal, não há qualquer problema com isso. Nem todas as pessoas são videófilas e partilham este hobby. Sabemos que a maioria das pessoas segue o marketing das marcas e nunca ouviu sequer falar sobre calibração de TVs Muitas não tem qualquer problema em gastar 3000€ ou 5000€ por um equipamento, apenas por estar na moda e ser considerado um "topo de gama", e acharem que por essa razão (ser caro) que têm uma excelente qualidade de imagem. Na maioria das vezes estão a visualizar os conteúdos sem qualquer nível de profundidade nas sombras, com cores erradas, super-saturadas e brilhantes....

Isto é também uma industria e as coisas são mesmo assim.

No meu caso, eu preocupo-me com a qualidade de imagem dos conteúdos que vejo, no sentido de os querer ver reproduzidos o mais próximo possível da forma como realmente foram criados e por esse motivo dou importância ao nível de preto, ao contraste e à fidelidade das cores, por isso tenho um OLED e tenho os meus equipamentos calibrados.

E apenas posso dar a minha opinião que o OLED é neste momento muito superior a qualquer LCD que esteja no mercado (para conteúdos Rec709).
 
Será que o modelo europeu equivalente a CX850U usa painéis melhores?

Na Review que o AVforuns fez a 50CX800 diziam o contraste ansi era 6200:1 cerca de 3x superior ao da JS9500 e os pretos eram melhores 0.021 cd/m2 contra 0.06cd/m2 da JS9500 e fartaram-se de elogiar a CX800, é muito estranho.

Vi um pouco do livestream e mesmo dando um desconto de a câmara estar em ângulo a CX850 sofria em relação as restantes, é desapontante ver a Panasonic a ter uma prestação tão fraca.
 
Sim, é estranho. Mas não acredito que os painéis sejam diferentes....

Eu estou à espera de ver os resultados da calibração que fizeram nas TVs. Poderá ajudar a perceber melhor o que se passou.
 
Back
Topo