Adobe Muse para Web Design - Opinião

extremus

Power Member
Boa tarde a todos.

Sendo que comecei à pouco a estudar html, hoje um colega meu falou-me no Muse. Disse-me que não tinha que saber códigos nenhuns e que basicamente ele fazia tudo sozinho..ou seja inseria os códigos sozinhos. Para efeitos etc..

A minha questão é: É literalmente assim? O muse faz as mesmas coisas sem necessitar de inserir os codigos e a escrita toda no dreamweaver?

Acham uma boa ferramenta de trabalho? ou acham que mesmo assim sera melhor programar à mão um site passo a passo introduzindo os códigos passo a passo?

Atenção. Estou ainda a aprender html no site w3schools.

Obrigado pelas opiniões.
 
Boas,
Na minha opiniao, deves continuar com a aprendizagem de codigo e fazer os teus proprios websites. Isto é a minha opiniao e certamente será tambem a de muitos web developers.

Apesar de nao conhecer totalmente esse software, isso nao é a melhor forma de aprenderes a fazer websites, uma vez que nao poes "as maos na massa".

Para alem de esse software gerar codigo nao optimizado, ainda terás certamente muitas limitaçoes quanto ao que podes fazer com "codigo manual".
 
Up! Alguem daqui tem experiencia com o Adobe Muse? Sou designer gráfico e desde que me comecei a experimentar e a aprender por tutoriais tenho achado aquilo bastante bom, tão bom que ate é de desconfiar :) alguma opinião?
 
Pelo que vi do Adobe Muse é muito engraçado.. a questão é que quando estas aprender, convem teres noçoes basicas do que tas a fazer, isto porque? Aquilo gera o codigo, queres alterar algo simples, veste grego..

Não tens que saber tudo de tudo.. mas tens de ter noção básicas.. é como frameworks, não tens de saber o que esta por de tras mas convem teres noçao, no minimo teorica, do que esta acontecer..

Já agora, viste o www.codecademy.com ?
 
A melhor maneira de aprender é fazer cursos no codeacademy ou similar e usar algo como o Atom ou Sublime, nada de Dreamweaver e Muse.
 
Tudo depende dos teus objetivos. Se quiseres fazer web development a nível minimamente sério não usas nenhuma dessas ferramentas, usas um editor de texto, ie sublime, atom, visual code...
 
Eu já brinquei com o Muse. É o mesmo que ires ao cinema depois de teres visto os trailers, notícias e spoilers.

Não tem graça (não dá pica fazer uma página), código não optimizado, embora seja fácil de fazer e user-friendly.

Como referido acima, aprende código. Vais perceber porquê . E diz ao teu amigo, que as pessoas estão (nas fábricas, por ex) a ser substituídas, por máquinas, porque há pessoas a pensar como ele.

O caminho mais fácil, é o caminho mais aborrecido.
 
Última edição:
Boas!
Antes de mais, nunca usei o Muse eheh.
Sou Front End Developer e WebDesigner(quando tem de ser) e só queria deixar-vos aqui um conselho.
O uso desses softwares talvez seja útil para quem queira fazer site ou um blog para meter as notícias do clube de futebol lá da terra ou as novidades da mercearia aqui da terra, mas quando se chega ao mercado de trabalho as exigências são outras e nínguém irá contratar pela experiência com Muse ou algum software idêntico. Esses softwares têm muitas limitações e não criam código optimizado o que hoje em dia é um dos pontos mais importantes da web.

Com isto o meu conselho é primeiro se decidam :
Front End Development ( HTML / CSS / JavaScript ) ou WebDesign?
Não tentem fazer tudo, foquem-se!

Se optarem por Front End comecem a malhar a fundo em tutoriais, aconselho por exemplo o TeamTreehouse. Paga-se uma subscrição de 20 e poucos dólares, mas para mim valeu imenso a pena! Eu comecei por ai e há um ano e meio pouco ou nada sabia!
Hoje já faço Front End em Outsystems para empresas americanas.

Se optarem por Webdesign comecem a ler muito e a pesquisar sobre técnicas de design e UX (User Experience) que é um dos pontos mais fundamentais da Web e que cada vez mais as empresas precisam. Para quê uma App bonita se a experiencia de utilização é má e as pessoas a abandonam?
Ou se não façam como eu, foquem-se num mas pesquisem e informem-se sobre ambos os temas. Depois de começarem a ter mais noções vão ver todos os pontos negativos e limitações desses softwares e já estão pronto para a luta e ser um Developer de sucesso, esperemos :)



Cumpz!
 
Olá.
Sou designer Gráfico/Visual como queiram chamar, e se por um lado concordo com o algumas coisas que se dizem em relação à programação vs Softwares, a verdade é esta, (e estejam à vontade para criticar os dois lados, isto é só a minha opinião, vou tentar ser o mais imparcial possível).

Por um lado programar de raiz é bom desde que a pessoa que está a programar, saiba os códigos e técnicas para conseguir que o site seja não só funcional, como, na época em que vivemos, e como eu costumo dizer, visualmente apelativo, e que respeite tudo o que é norma a nivel da web. Pois se assim não for o que vai acontecer é que não só a nível visual, muitas vezes vejo sites muito mal estruturados, com um layout ou uma imagem de web design ao estilo anos 90, como por vezes a nível estrutural vejo sites com erros na organização da informação, ou com informação e links a mais e tudo muito confuso, (aquele género de pessoas que conseguem fazer mas depois aquilo chega a um ponto que já é demais, porque quiseram demonstrar capacidades) o que acaba por deixar o utilizador confuso sem vontade de ver mais nada. E isto acontece ao nível de empresas que se dizem muito boas nesta área no mercado do web design e que fazem os sites a partir de código (em Portugal)

Claro que depois há outra questão, que é, quem sabe programar a um nível bastante bom, boa, melhor ainda, mas nesse caso (e não me levem a mal mas muitos fazem isto), vão puxar a brasa à sua sardinha. Desde logo com a opinião de que quem utiliza ferramentas de auxilio é preguiçoso. Atenção algo que também acontece do outro lado da barricada (aquele pessoal que programa acham-se os maiores). Não estou aqui a defender lados.

Pois bem, neste caso do outro lado da barricada, temos o pessoal que utiliza esses "facilitadores de trabalho", e se pensarem bem (e tive uma vez uma conversa deste género com um amigo meu), o mercado, o mundo e as tecnologias avançam. Da mesma forma que actualmente não se desenham logótipos totalmente à mão (quanto muito são feitos os primeiros estudos à mão e depois um software irá ajudar a acabar o trabalho, não só do logo como de todo o estacionário da empresa), isto porque ao mercado chegou o advento da rapidez e do "é para ontem" em grande parte das empresas. Também chegou uma altura em que o código puro em algumas situações começa a ser substituído.

Ora se reflectirem o mercado do "é para ontem" (e tenho muitos clientes assim, apesar de não achar correcto) faz com que as formas mais "arcaicas" de se trabalhar vão desaparecendo, ou só sejam utilizadas por pessoas com muito conhecimento, o que faz com que esses "facilitadores de trabalho" apareçam. Por outro lado se na década de 70 ou 80, nos dissessem que os logótipos iam começar a ser desenhados em softwares, os veteranos da altura iriam achar aquilo ridículo (O mesmo acontece com ilustração e afins).

O mesmo acho que se passa neste advento do web design (para além do Muse, que às vezes tem falhas, mas que ao longo do tempo vão sendo colmatadas, e que por esse motivo já permite um trabalho bastante profissional (é a minha opinião só, vale o que vale), existem outras que fazem quase o mesmo e em tempos reduzidos porque assim o mercado o exige, e a culpa não é minha nem vossa, é de uma globalização e de um avanço brutais na tecnologia, porque os clientes começaram a perceber que na era dos computadores tudo se fazia muito mais rápido do que quando era feito à mão, e acham que tudo é instantâneo, (Puff e fez-se o Chocapic, e pelo meio todo um trabalho que demora dias a estar completo) e as empresas por seu lado foram atrás disso.

Já vi empresas que só programam, já vi empresas que só trabalham com Wordpress e têm bastantes clientes e têm mercado para mais, e já vi empresas e até lá fora a trabalhar só com o Muse. Há de tudo um pouco. O que é mais correcto? (Alguém sabe? Ou é só uma opinião? Porque é que o correcto tem de ser definido por mim ou por outro qualquer?) Até porque muitas vezes o que interessa ao cliente, como ouço muitas vezes é que o trabalho esteja "bonito e minimamente funcional").

No meu caso pessoal gostava de saber programar a SÉRIO, para conseguir produzir um site não só apelativo, como funcional e com técnicas avançadas. Deixo aqui dois exemplos de sites que acho bastante interessantes, não só no que respeita a programação como a layout e design visual dos mesmos, dogstudio.be e estudionk.com o primeiro é o que gosto mais, o segundo só tem um problema, as animações fazem com que se possa tornar demasiado lento, é na mudança de páginas as animações têm comportamentos estranhos, como estes há mais dos quais gosto dentro destas características mas esses já são bons exemplos.

Mas por outro lado acho o Wordpress e o Muse ou mesmo o DreamWeaver bastante interessantes.

Por fim que já vai longo o texto, há mercado para todo o tipo de situações porque há clientes para esse tipo de situações.

E a questão de sermos substituídos por máquinas, não penso que isso seja bem assim, porque, é um conceito demasiado cliché, da era moderna. E como diria um professor meu da faculdade a não ser que sejamos invadidos por máquinas ao estilo Exterminador implacável, há uma coisa que as máquinas não conseguem substituir, a nossa massa cinzenta, a nossa imaginação e talentos (não precisas de ter uma máquina fotográfica toda xpto, para seres um bom fotografo) quem é bom é bom, tudo depende dos objectivos e do factor cliente.

É só o que penso da forma mais imparcial possível.
 
Última edição:
O resumo do teu texto esta em: "Por fim que já vai longo o texto, há mercado para todo o tipo de situações porque há clientes para esse tipo de situações."

Não concordo em 100% mas boa opinião e argumentação ;)
Útil não só para quem esta a começar este texto..
 
Eu
Boa tarde a todos.

Sendo que comecei à pouco a estudar html, hoje um colega meu falou-me no Muse. Disse-me que não tinha que saber códigos nenhuns e que basicamente ele fazia tudo sozinho..ou seja inseria os códigos sozinhos. Para efeitos etc..

A minha questão é: É literalmente assim?
O muse faz as mesmas coisas sem necessitar de inserir os códigos e a escrita toda no Dreamweaver?

Acham uma boa ferramenta de trabalho? ou acham que mesmo assim sera melhor programar à mão um site passo a passo introduzindo os códigos passo a passo?

Atenção. Estou ainda a aprender html no site w3schools.

Obrigado pelas opiniões.


Eu acho que o Adobe Muse é pra pequenos projetos, como a própria Adobe anunciou, ele é um software voltado mais para os Designer Gráfico atenderem uma demanda que os programadores não atendiam.
Continua sendo muito necessário o programador, e um não anula o outro.

Projetos mais complexos vão sempre precisar do programador, mas achar que o muse não atende em casos menos complexos, e que é muito necessário só saber programar, aí eu já acho saudosismo demais. Mesma coisa que , eu fotografo e publicitário, dizer para vocês que pra produzir imagens pra os sites de vocês, vocês devem ter que saber fotografar em "película" e revelar nos químicos, ampliar e tratar tudo no pincel, que a qualidade é melhor. Sério?

O mercado atual é focado em nichos e micronichos. Tem caminho pra todos.
Abraço e muito obrigado a todos.
Vocês são top.
 
Back
Topo