Aquisição Maquina Fotográfica

"Dar, dá". Mas, para comprar novo dentro de um orçamento de 1000€, é necessário fazer sacrifícios complicados de justificar. Pessoalmente, nunca recomendaria uma R100 como "primeira máquina" (ecrã fixo em 2024?!). Muito menos se implicar "queimar" 2/3 do orçamento num sistema com apenas uma 18-45.
Eu estava a apontar para uns 750€ de orçamento, daí ter projectado só para os mínimos, mas parece que foi actualizado para os 1000.

A R100 já tem estado a ~450€, e a R50 esteve a 575€ na Black Friday do ano passado.
Recentemente a R100 esteve novamente nos 450€, há menos de 30 dias, e a R50 também esteve entre os 600 e os 650. Tais preços devem repetir-se no futuro.

Com 1000€ já nem colocava o Speedlite, trocava-o por um a dois MS300 com trigger X2T.

A objectiva não consideraria um problema, dava para arrancar. Se o user tem a noção que no futuro vai gastar mais…a f/8 “qualquer uma” dá. Já fazia muita foto assim e, para qualidade de instagram, uns crops resolvem as close-ups.

Edit: como é natural, eu falo mais facilmente de Canon, porque é a marca que conheço melhor, mas se quiserem encaixar uma Sony em vez da R100 ou da R50, mantenho o resto do raciocínio.
Desde que não me venham falar de corpos com 10 anos…:biglaugh:
 
Última edição:
Tens de decidir quantos € queres arriscar a perder só para experimentar e ver "se o bicho pega". Em muitos aspetos, os "kits sub-1000€" são todos iguais. Nomeadamente, pouco mais são do que um isco para angariar pessoas para um determinado sistema.

Discordo bastante desta afirmação... Os kits que se conseguem até 1000€ já são mais que suficientes para produzir trabalho a nível profissional, com qualidade de sobra para social media. Os compromissos que podemos apontar, como terem ecrã fixo, não terem touch screen, não terem EVF, não terem weather-sealing, etc, em nada são impeditivos para as necessidades apontadas. Até vou mais longe, para fotografar produtos/comida? A máquina até podia ser uma caixa de sapatos com um sensor lá dentro. 😅 Com um sensor maior e iluminação assegurados, os kits de entrada fazem o trabalho e com qualidade mais próxima de uma máquina de topo do que de um telemóvel.

@iurifigueiredo convém veres que características importam mais, porque na verdade para o trabalho, é o que referi acima. A forma como trabalhas, o software que usas e acima de tudo aprenderes a gerir a iluminação, vão fazer muito mais diferença. Podes gastar 1000€ num kit R100, numa A6400 ou até numa D850 e uma 100mm macro e qualquer uma fará a parte para as lojas bem.

Não querendo influenciar a tua decisão, mas uma Sony A6400 é uma máquina um pouco mais capaz que uma R100 e mais pequena para viajar, mas sai-te inicialmente mais caro, apesar de mais tarde o sistema ter muitas opções e acessível. A R100 pode ser um pouco inferior, mas é uma máquina bem mais recente, pode ter um formato mais agradável de usar e acima de tudo, pelo preço a que está nova, seguramente sobra dinheiro para coisas mais importantes: tripés, suportes, flashes, etc.

PS: Só porque estamos a falar muito de máquinas e para o caso de não ser perceptível dos vários posts, para a parte de trabalho a iluminação e acessórios vão fazer a diferença mais radical.
 
Última edição:
Discordo bastante desta afirmação... Os kits que se conseguem até 1000€ já são mais que suficientes para produzir trabalho a nível profissional, com qualidade de sobra para social media. Os compromissos que podemos apontar, como terem ecrã fixo, não terem touch screen, não terem EVF, não terem weather-sealing, etc, em nada são impeditivos para as necessidades apontadas. Até vou mais longe, para fotografar produtos/comida? A máquina até podia ser uma caixa de sapatos com um sensor lá dentro. 😅 Com um sensor maior e iluminação assegurados, os kits de entrada fazem o trabalho e com qualidade mais próxima de uma máquina de topo do que de um telemóvel.

@iurifigueiredo convém veres que características importam mais, porque na verdade para o trabalho, é o que referi acima. A forma como trabalhas, o software que usas e acima de tudo aprenderes a gerir a iluminação, vão fazer muito mais diferença. Podes gastar 1000€ num kit R100, numa A6400 ou até numa D850 e uma 100mm macro e qualquer uma fará a parte para as lojas bem.

Não querendo influenciar a tua decisão, mas uma Sony A6400 é uma máquina um pouco mais capaz que uma R100 e mais pequena para viajar, mas sai-te inicialmente mais caro, apesar de mais tarde o sistema ter muitas opções e acessível. A R100 pode ser um pouco inferior, mas é uma máquina bem mais recente, pode ter um formato mais agradável de usar e acima de tudo, pelo preço a que está nova, seguramente sobra dinheiro para coisas mais importantes: tripés, suportes, flashes, etc.

PS: Só porque estamos a falar muito de máquinas e para o caso de não ser perceptível dos vários posts, para a parte de trabalho a iluminação e acessórios vão fazer a diferença mais radical.
Fiquei com essa ideia também , não vou mentir estou mais inclinado para uma Sony neste momento!

Agora a próxima dúvida para finalizar o tópico
Uma lente all around que de para tudo um pouco para as primeiras aventuras
Ou as 2 lentes que faça mais sentido no meu caso!
Para estipular como vou organizar as compras
 
Na minha franca opinião, o orçamento não dá para escolher objectiva, é a de kit e está feito.

Tens a comprar equipamento de luz num valor que pode ultrapassar os 300€, só a arrancar.

EDIT: Concordo com o que diz o @Rui Marto, aqui a questão não é exactamente “qual câmara”. Nós podíamos dizer-te para comprares uma 1300D no Olx, por 200€ ou menos, e tiravas as mesmas fotos do que com a R100 ou a a6400. Não o fazemos porque DSLR está obsoleto, e não te vamos incentivar a gastar em material para o qual daqui a uns anos, se quiseres comprar uma objectiva, ela já não se venda. Mas tiravas as mesmas fotos, não tenhas dúvidas disso.

Se, nos meus textos, quiserem substituir a R100 ou R50 por uma a6400, eu não mudo uma vírgula ao resto porque, como já tinha dito no meu primeiro post, “o mais importante é a luz”.
 
Última edição:
Uma lente all around que de para tudo um pouco para as primeiras aventuras
Não existe. Considera isso a primeira lição 😅 As câmaras fotográficas são um excelente exemplo de ou tudo ou bem, não vais ter as duas coisas.
(ps: existe, há lentes tipo "20-500 Macro cenas" que custam um rim e não valem nada, portanto mais vale ficar quieto)
Depois o conceito de "tudo" vai mudar com a tua mentalidade. Para mim uma 35mm fixa faz tudo. Não há zoom para ninguém, é como usar um telemóvel. E apesar de ter uma 24-105mm, é muito raro usar. Saio à rua e vou viajar só de 35 na boa e sou muito feliz assim (e não, não é porque tenho uma máquina de 42mpx e posso fazer crops massivos).

Quanto a duas lentes para o futuro, no teu lugar eu viveria com uma lente de kit, tipo 18-55 e 16-50, mais qualquer coisa macro entre 70 a 100 para fotografar produtos. Mas a de kit por si só já faz muito.

Mais importante que isso, seria um par de MS300 ou MS200 ou TT600 (ou um misto) e um X2t. Quatro suportes de iluminação e muito papel vegetal e cartolinas.
 
Discordo bastante desta afirmação... Os kits que se conseguem até 1000€ já são mais que suficientes para produzir trabalho a nível profissional, com qualidade de sobra para social media.
[...]
A máquina até podia ser uma caixa de sapatos com um sensor lá dentro
A minha resposta ia no sentido de "fotografia enquanto hobby (caro)", onde considero que as exigências para um sistema são maiores que o mínimo necessário para "fazer o serviço".

Para "fazer o serviço", já ficou claro que a "máquina atual" (um iPhone 13) é suficiente e que para melhorar a qualidade do trabalho há áreas onde o investimento será mais rentável (nomeadamente, iluminação e "kit de unhas" do fotógrafo).
 
Como hobby diria que a exigência até é menor... Os kits iniciais são o "mínimo para fazer o serviço" de muitos serviços em muitas áreas. E mais difícil é alguém justificar que algo é fundamental ter, além de FOMO e "porque quero". Ainda para mais quando são coisas que não são sequer obstáculo técnico a poder ou não tirar qualquer tipo de foto. Na minha opinião onde os kits pecam e são realmente só para "molhar o pé", é nas lentes que trazem. Mas tem que haver um ponto de partida para a pessoa começar por algum lado a perceber o que precisa. Isso seria igual com uma A1 ou R3.
 
Deixei-me fazer aqui uma pergunta ao @iurifigueiredo, tu falaste em fotografar pratos a entrar e sair do forno e fotografar o prato pronto.

Com isto faço-te duas perguntas, fotografas os pratos durante o funcionamento do restaurante? Se sim, ter um tripé com uma luz montada no meio da cozinha é seguro, não te atrapalha o serviço, nem ocupa demasiado espaço?

Se quando fotografas os pratos é em momentos que estás a cozinhar só para a foto perfeito de outra maneira acho que rapidamente vais ver atrapalhado com a coisa…

De resto, epa esqueçam lá a câmaras, primeiro vê, que luz precisas, gasta o dinheiro aí, dificilmente uma luz se estraga, aquilo é para sempre quase. Depois vê o que sobra para câmara e lente.
 
Diria uma Panasonic GX9 (400€) usada + 1 ou 2 lentes fixas.
Vê o maior site de venda de usados na Europa, com garantia 6 meses.
 
Back
Topo