1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Guia Aumentar a velocidade de arranque do Windows Vista!

Discussão em 'Análises, Artigos e Guias - Windows Software' iniciada por Sirzediogo, 23 de Agosto de 2009. (Respostas: 4; Visualizações: 7868)

  1. Boas.
    Como este Tutorial não abordava como aumentar a velocidade de arranque do Windows Vista, eu decidi fazer um sobre isso. Também vi outros tutoriais mas tinham pouca coisa em termos do aumento da velocidade de arranque:001:

    Espero que possam usufruir dele:)

    Vamos ao trabalho :). Primeiro Vou colocar o tempo inicial de arranque e o nível de dificuldade de 1-5 * , sendo ***** mais fácil e * mais difícil.


    1º: Excluir programas do menu arranque - ***** | 6:26:54

    Vai a Iniciar > Todos os programas > Arranque e elimina aplicações que estão a iniciar juntamente com o computador que não precisas que abram.

    Novo Tempo - 3:47:31

    2º: Usa o MSconfig para desabilitar outros programas - ** | 3:47:31

    Primeiro tens de abrir o msconfig, procurando-o na janela de procura do menu Iniciar. De seguida dá um clique na Tab que diz Arranque do Windows e tira vistos dos programas que desejas excluir do arranque (tem cuidado com os que seleccionas) De seguida carrega em aplicar e depois Aceitar. Vai te abrir uma mensagem a perguntar se queres reiniciar o PC. Escolhe reiniciar e vais notar a tua máquina mais rápida :001:

    ########## Pequenas ajudas no MSconfig ##########

    Tab's - A tab Geral permite seleccionar como arranca o PC. A Tab arranque usa-se para alterar definições na sequÊncia de arranque. Serviços serve para modificar os serviços utilizados pelo sistema. Arranque do Windows selecciona os programas que se carregam à vez com o Vista e a Tab Ferramentas contém utilidades.

    Fabricante - A Coluna fabricante especifica o nome da companhia em que foi feito o programa. Se se trata da Microsoft Corporation é aconselhável não o desactivar, a não ser que percebas o que faz cada coisa no arranque do Windows.

    Comando e Localização - Estas duas colunas oferecem mais informação sobre os programas que são carregados durante o arranque. Se algum deles está ligado a algum processo importante é melhor deixa-lo activo

    "Elemento" de início - Inclui o nome do processo ou programa que se executa ao arrancar o sistema. Em muitos casos os nomes podem te ajudar a decidir se mantens o programa ou se desejas desabilita-lo.

    Novo tempo - 2:36:81

    3º Alterar a ordem de início ** | 2:36:81

    A BIOS também pode ajudar-te na tua tarefa!

    Ao ligares o PC pressiona a tecla F2 ou a tecla do teclado que permite aceder à BIOS no teu PC. De seguida vai a opções avançadas da BIOS.

    Para acelerares ainda mais o arranque da tua máquina assegura-te que o primeiro dispositivo de arranque seja o Hard Disk e o segundo o CD-ROM (para o caso de necessitares de arrancares desde o DVD de instalação do Vista.

    Guardar e sair. Uma vez realizadas as alterações carrega na tecla [Esc] para sair da BIOS. E ela vai-te perguntar se desejas guardar as alterações: Pressiona [Y] para guardar ou [N] para sair sem guardar.

    Novo Tempo - 2:25:41

    4º Procura de vírus e outras ameaças ****| 2:25:41

    Os vírus e spywares podem influenciar no tempo que o teu PC demora a arrancar. Por isso realiza testes de anti-vírus e spyware

    Novo tempo - 2:24:95

    5º Contas desnecessárias ***** | 2:24:95

    Se apenas utilizas tu o computador, ou não te importas que outras pessoas façam uso da tua conta, podes conseguir tempo, configurando uma única conta sem password. Isto acelerará o que demora a arrancar porque o PC não vai ter de carregar a janela de início da sessão e também não terás de escrever uma password (se bem que deves ter em conta que vais ter alguns riscos a nível de segurança, mas isso é contigo)

    Novo tempo - 2:18:58

    6º Desfragmentar o disco **** | 2:18:58

    Depois de desfragmentar o disco duro, o PC encontrará is arquivos com maior rapidez e isso fará com que se inicie mais rapidamente. Para abrir o desfragmentador do disco utiliza a procura no menu Iniciar.

    ####### Pequenas ajudas no Desfragmentador do Disco #######


    Execução programada: Desfragmentar pode necessitar de bastante tempo, por isso configura o PC para que programe optimizações automáticas e assim não terás que esperar que termine nem lembrares-te de o fazer a cada 3 semanas.

    Modifica a Programação: Ao clicar em Modificar a programação poderás escolher quando se deve desfragmentar o equipamento. É possível escolher a periodicidade e o dia e hora de execução (lembra-te que o PC deve estar ligado :rrotflm:)

    Novo tempo - 2:18:17

    7º Deixar o CCleaner fazer o seu trabalho **** | 2:18:17

    O CCleaner é um programa de uso gratuito que corrige entradas do registo erradas, bem como outros erros no PC. Podes consegui-lo gratuitamente aqui.

    Depois de o instalares abre-o e carrega em limpador > Analisar. Quando acabar de analisar carrega em Correr cleaner. Quando acabar vai à secção registo e selecciona procurar erros no registo.

    Novo tempo - 2:15:24


    Conclusões finais:

    Tempo inicial: 06:26:54

    Tempo final: 02:15:24


    :victory:

    Observação: Alguns erros quanto ao nome dos locais a aceder podem estar errados, visto que o meu Windows está em Inglês e eu tive de traduzir.

    Espero que usufruam do meu trabalho e que me ajudem a completar este Post de modo a que possa ficar sem erros e com mais ideias para acelerar. O meu objectivo final era ficar com a versão final deste tópico em Sticky para melhor acessão por parte dos usuários da Zwame.

    Espero que tenham bons resultados.

    Cumps.


    :wavey:
     
    Última edição: 25 de Agosto de 2009
  2. RAPDS

    RAPDS Power Member

    Sticky com ele! :D
     
  3. Boas.

    Quero em primeiro lugar que os usuários da "Zwame" me ajudem a corrigir possíveis erros no Post e novas medidas para aumentar a velocidade de arranque

    Cumps.

    :beerchug:
     
  4. redshot

    redshot Moderator
    Staff Member

    Boas, o tutorial é bom, tem alguns processos já referidos noutros tutoriais, mas é específico, e isso é bom.

    Aconselhava-te a fazeres uma coisa, a utilizares as ferramentas de formatação de texto para orientar melhor a leitura. Não utilizes cores berrantes nem excessivas, apenas com o bold e o itálico consegues organizar melhor o texto.

    CUmps
     
  5. Obrigado pela ajuda =)
    Se detectarem algum erro na caligrafia ou na tradução, por favor deixem me saber ;)
     

Partilhar esta Página