Auto-Preenchimento textbox com base no select

BrunoN10

Membro
Olá,
Estou a tentar desenvolver um pequeno projeto, porém não tenho grande conhecimento sobre a matéria :(
Estou a fazer uma página em PHP com ligação ao MySQL, existe uma página à qual apenas o Administrador tem acesso e permite criar, alterar e remover os utilizadores do site.
Na página para alterar as informações dos utilizadores tenho 1 select (permite escolher qual o username) e 4 textboxs (Nome, Apelido, E-mail e Password). Neste momento tudo funciona, consigo altera os valores na BD, porém eu gostaria que quando seleciona-se um usename no select os campos das textbox se preenchessem automaticamente com a informação do user selecionado no select
Segue em anexo uma imagem que é capaz de ajudar naquilo que eu gostaria fazer.
http://s2.postimg.org/ia15upsd5/table.jpg
Desde já, muito obrigado pela ajuda e boas festas!
 
Sem carregar novamente a página com os novos dados é complicado em PHP penso eu.

Só mesmo usando ajax, jquery ou algo parecido. Mas posso estar a dizer uma barbaridade, espera por melhores opiniões!

Em jquery é fácil fazer isso
 
Última edição:
PHP é uma linguagem que corre no servidor, ou seja, depois de executar o código, envia o resultado em HTML para o cliente (computador da pessoa que está a ver o website) e a partir daí perde todo o controlo da página. Para poderes voltar a ter esse controlo*, precisas de incluir nessa página, código que seja executado no lado do cliente de maneira a que, sempre que precise de ser actualizado, essa página peça ao servidor os dados que precisa para alterar os campos do formulário. Consegues fazer isso com JavaScript (usando Ajax).

O sistema deverá funcionar, mais ou menos, desta maneira:
  1. O utilizador seleciona um dos itens da lista;
  2. Com JavaScript, recebes o valor desse item;
  3. Usando Ajax, envias esse valor para o servidor;
  4. O servidor recebe, processa e envia o resultado (neste caso, recebe algo que identifique o utilizador, vai buscar os dados desse utilizador á base de dados e por fim envia o resultado de volta para o cliente);
  5. Com JavaScript, o cliente recebe o resultado processado pelo servidor e preenche os campos com esses dados.

Se houver algo que não percebeste, faz algumas pesquisas sobre estes conceitos:

  • Modelo Cliente-Servidor - modelo utilizado para haver comunicação entre cliente e servidor
  • JavaScript - linguagem utilizada no lado do cliente
  • Ajax - tecnologia usada, em JavaScript, para enviar e receber informação do servidor
  • JSON - um dos formatos em que a informação é transmitida em Ajax
  • XML - alternativa ao JSON

*O cliente tem controlo sobre tudo que é executado no lado dele, por isso é preciso ter muita atenção para não serem criadas falhas de segurança.
 
Back
Topo