[HDTV] Backlight bleed. Tv em garantia

extremus

Power Member
Boa noite. Não me quero alongar muito na descrição do caso.

Gostava de tirar uma dúvida convosco.

Tenho uma tv de uma marca conhecida. Gama alta. Valor elevado. Comprada à 1 ano em loja conceituada.

De a uns tempos para cá, noto um vazamento da luz de fundo, brutal!

Não me querendo alongar neste assunto... Isto é motivo de activação de garantia?

Obrigado.
 
Boa noite. Na minha opinião sim. Já tive um caso mas em gama média baixa, o problema era banding. Demorou bastante, cerca de 5 meses, mas valeu a pena zelar pelos meus direitos de consumidor.
 
Se o aparelho tem um funcionamento anormal, algum defeito ou avaria, isso é uma desconformidade com o contrato de venda e como tal a garantia legal de bens e serviços para uso não profissional abrange essa situação.
Faz a denúncia da desconformidade ao vendedor e se é a reparação do aparelho que pretendes, pede-a.

Se não for um defeito fácil de detetar convém arranjares prova dele para ser mais fácil a sua identificação e reparação.
 
Já tenho "a prova" e foram enviadas por email. A tv foi recolhida em casa. Fotos com níveis absurdos de manchas no ecrã. É um LED. Em imagens escuras, notam-se perfeitamente várias manchas no ecrã. Nos cantos, o preto nem é preto, é quase cinza claro. A TV foi para a marca com reclamação para a marca. Nos 1ºs teste os técnicos indicam que não há nada de anormal que não detectam nada. (Eu enviei as fotos). Se continuarem a insistir que não detectam, apesar de ser absolutamente claro o que se passa, o que posso fazer? A tv não estava assim quando a comprei. Tem 1 ano e pouco.
 
Se foi para reparação e não houver sucesso em repor a conformidade do bem pois o que podes fazer é exigir ao vendedor a sua substituição ou a resolução od contrato de compra (totalidade do dinheiro da compra de volta).

Nestes casos quando há litígio judicial só 3 coisas importam, o resto é palha para encher folhas e não serve para nada:
1º- teres a fatura de compra do aparelho:
2º- teres maneira de provar a desconformidade do aparelho (o defeito ou avaria) caso a outra parte diga que não há nada de errado com o bem;
3º- teres meio de provar o que pediste ao vendedor, pelo que deves colocar tudo formalmente por escrito.

Usa isto, de acordo com a opção que pretenderes e adapta à tua situação:
- Clica aqui para uma minuta de carta de pedido de resolução do contrato de compra de um bem (anular o negócio devolvendo o bem e recebendo de volta a totalidade do montante pago). Isto é algo que se pode pedir durante a totalidade do período de garantia (2 anos para bens móveis) em caso de desconformidades (por exemplo defeitos ou avarias) dos bens. Resolução é anular tudo e retroativamete, voltando tudo conforme estava antes do negócio ser efetuado.
Para mais informação acerca da resolução do contrato consulta também o artigo 432 e seguintes (até ao 439) do Código Civil. Nomeadamente interessa o conceito do artigo 433 do Código Civil e também o artigo 289 do mesmo Código. Clica aqui para mais informações. E clica aqui para mais informações acerca da legislação aplicável.
E clica aqui para informações adicionais.
ou
- Clica aqui para uma minuta de carta de pedido de substituição de um bem em desconformidade (por exemplo com defeito ou avaria ou outra situação de desconformidade prevista nesta legislação).

e se te chatearem muito usa também isto:
- Clica aqui para uma minuta de pedido de indemnização dos danos patrimoniais e não patrimoniais resultantes do fornecimento de bens ou prestações de serviços defeituosos. Para cálculo de custos de deslocação pode ser usado este site que está de acordo com a legislação que regula acerca desta matéria, o Decreto-Lei n.º 137/2010 (créditos para a arimotokika). E clica aqui para teres uma ideia do que poderás reclamar. E clica aqui para o exemplo de um processo em que houve condenação de pagar indemnização ao consumidor por danos patrimoniais e não patrimoniais pelo fornecimento de bem defeituoso.
E clica aqui para a legislação do Código Civil aplicável a pedidos de indemnização.

Espero que não venha a fazer falta, mas caso seja necessário passa por aqui:
- Clica aqui para o procedimento padrão que se deve seguir em casos de litígio (ver nomeadamente a segunda metade do post).
 
Bem.. primeiro que tudo obrigado pela ajuda! Depois gostava de perguntar, para quem envio? Para a marca? Ou para o centro autorizado de venda? No caso, comprei a TV num centro autorizado, com o nome da marca. Eles têm a TV ainda. Daqui a 10 dias fazem 30 dias que têm a TV. Após esse prazo se não me disserem nada há qualquer coisa que posso fazer certo?
 
Manda para a morada que constar na fatura de compra do aparelho. Convém tratar sempre com o vendedor pois temos mais direitos sobre o vendedor do que sobre o produtor. Na tua situação até pode ser que o vendedor e o produtor sejam a mesma entidade mas de qualquer forma manda para a morada que constar na fatura.

Se deixarem passar o prazo máximo dos 30 dias para reparação ou substituição, segues isto:

- Clica aqui para saberes o que fazer caso um artigo tenha ido para reparação ao abrigo da garantia legal e tenham passado os 30 dias de limite máximo previstos na lei para a reparação. E clica aqui para informações adicionais. E clica aqui para uma minuta do que escrever no Livro de Reclamações.

- Clica aqui para uma minuta para as situações em que o vendedor deixa passar o prazo limite de reparação, em que o consumidor pede a resolução do contrato de compra e venda do bem e exige que lhe restituam o montante pago em dinheiro.
 
Bom, surgiu-me uma dúvida plausível julgo eu. Eu não pedi assistência ao vendedor. Liguei directamente para a marca. (Do segundo pedido de assistência), quando dizem que podemos rescindir o contrato com o vendedor, que tipo de contrato se referem? O contrato da garantia? Por exemplo..se a marca ultrapassar os 30 dias de reparação, eu posso chegar à loja e dizer: "olhe enviei a tv para assistência na marca, que na realidade nem é a marca é um assistente autorizado que a marca me indicou, e eles ultrapassaram os 30 dias de reparação, Aceito em numerário a devolução do dinheiro". Isto passa-se assim mais ou menos? Querendo eu dizer que ... O vendedor não teve qualquer influência nem conhecimento do que se tem passado nas assistências. Chego lá e ele tem que assumir essa devolução sem problema?
 
Mesmo que trates diretamente com a marca (com o produtor ou seu representante) faz sempre a denúncia da desconformidade do bem ao vendedor, ou seja, escreve umas poucas linhas linhas ao vendedor a dizer que o aparelho avariou ou tem um defeito e que solicitaste a reparação ao produtor. Desta forma mantens os teus direitos sobre o vendedor.
Para manteres os teus direitos sobre o vendedor tens que fazer esta denúncia de desconformidade no máximo até 2 meses desde que detetaste o defeito ou avaria. Não te esqueças de fazer isto.

Isto porque ao produtor do bem ou seu representante apenas podes pedir a reparação ou substituição do bem. Se quiseres por exemplo a resolução do contrato de compra só a podes pedir ao vendedor do bem, visto que o produtor não foi parte integrante do contrato de compra e venda.

quando dizem que podemos rescindir o contrato com o vendedor, que tipo de contrato se referem?

Não é rescindir, é resolver. Basicamente rescindir é cancelar a partir de certa data; resolver é anular tudo o que tenha a ver com ele e tudo fica como se o contrato nunca tivesse existido, fica o contrato sem efeito.

A referência aqui é ao contrato de compra e venda do bem. É o contrato pelo qual duas partes, tu e o vendedor, acordaram uma transação de um bem móvel, um negócio jurídico de compra e venda. Nesse negócio jurídico de compra e venda o vendedor tem a obrigação de te fornecer um bem em conformidade com o contrato de venda e deve o bem cumprir na perfeição à finalidade à qual se destina pelo menos no prazo de garantia legal, nomeadamente 2 anos no uso não profissional. Tu tens a obrigação de pagar o preço, sendo que a tua parte do negócio jurídico já está cumprida.

Ou seja resolve-se o contrato e recebes de volta o teu dinheiro e o vendedor fica com o bem.

se a marca ultrapassar os 30 dias de reparação, eu posso chegar à loja e dizer:

Podes desde que tenhas feito a denúncia ao vendedor dentro dos 2 meses que referi atrás ou desde que ainda estejas dentro destes 2 meses.
 
Sim claro, eu notei o problema e liguei para o vendedor que me deu o numero da aassistência. Portanto estou dentro desse prazo. Sendo que esta é a 2a assistência que está em curso. A primeira foi em novembro. Fazer figas pra nao me dizerem nada até ao dia que faz os 30.. pra me livrar desta marca. Sao uns deixa andar completos...
 
Cuidado que não consegues provar as denúncias de desconformidade feita por telefone, basta o vendedor dizer depois de passarem 2 meses que não faz a mínima ideia do que estejas a falar para se livrar de qualquer responsabilidade. Mete-lhe sempre a coisa por escrito, nem que seja no mínimo por email.
 
Deixa-me agradecer-te esta preciosa ajuda. Na rapidez e clareza com que me explicaste as coisas. Deixo aqui o resultado da situação aquando da sua conclusão ou novos desenvolvimentos. Muito obrigado mais uma vez.
 
Muito bem. Recebi hoje telefonema da assistencia . Dizem que nada foi feito à tv porque a tv é mesmo assim. Ou seja dizem que a tv tem um painel ips led que nao permite que o nivel de preto seja uniforme. Dizem que o que posso fazer é diminuir o nivel de backlight. O nivel de backlight esta no 5..nun nivel de 0 a 10. Se diminuo mais dawui a pouco tenho a tv toda preta.

O que posso fazer? Estes gajos sao loucos.
 
Acham seguro colocar os pontos nos is indicando aqui a marca e colocando as fotos para perceberem do que falo? E como devo proceder? Neste momento so desejo a substituicao da tv. Nao estou satisfeito com a resolucao apresentada.
 
Ui...problemas de clouding e flashlight...não é trivial as marcas aceitarem a devolução de equipamentos por essas causas...

Esses problemas são derivados do tipo de tecnologia (LCD) e existem em TODOS os modelos de TODAS as marcas, dentro desta tecnologia. Apenas varia a intensidade.

Não há nenhuma marca no mercado, que eu conheça, que reconheça isso como um "problema" e que permita activar a garantia.

Em ambientes iluminados, como nas lojas, estes problemas não se notam. Mas em ambientes com pouco ou nenhuma iluminação (como em casa à noite com as luzes apagadas), são facilmente visíveis. Principalmente em painéis IPS que têm pretos de qualidade muito sofrível.

Reduzires o contraste e o backlight ou com um pano "limpar" o painel nos locais com maior intensidade, ajudam a minimizar e a disfarçar o problema. Mas é mesmo o máximo que se poderá fazer em modelos que usam esta tecnologia.

Se tens o backlight a 50% poderá estar um pouco acima do normal (depende do meio ambiente também). Tive uma Sony X8505b, também com painel IPS, que depois de estar calibrada o backlight passou para 30%, o que ajudava a minimizar um pouco o clouding.

O clouding e o flashlight da minha foi sempre um dos principais pontos negativos dela (o outro era os fracos pretos que conseguia). De resto este modelo, calibrada, consegue ter uma qualidade de imagem muito superior ao normal.

De qualquer forma desejo-te a melhor sorte no processo.
 
@extremus pois assim a coisa já foge dos meus conhecimentos, quando a coisa passa para conceitos técnicos de hardware para mim infelizmente já passa a ser chinês, nisso sou mesmo leigo... Para teres uma ideia já li duas vezes o post do McKricas e não faço a mínima ideia do que ele esteja a falar, é daquelas coisas que a mim me explicam e após acabarem de mas dizer eu paro uns segundos e depois digo com uma expressão de quem está totalmente perdido: "Say what?!" É que nem que me fizessem um desenho eu chegava lá, infelizmente não percebo mesmo nada de nada... :D

O vendedor certamente vai implicar devido ao relatório da marca, mas se tens provas de que de facto há desconformidade pois deves insistir. Nestes casos um relatório de um técnico credenciado terceiro costuma ser muito válido. Nem que o vendedor não aceite, em caso de resolução litigiosa do conflito será de grande valor.
Em caso de recusa e quereres ir para a frente com a coisa, passa por aqui:
- Clica aqui para o procedimento padrão que se deve seguir em casos de litígio (ver nomeadamente a segunda metade do post).

Não obstante coloca aqui as fotos que tens, pode ser que o pessoal possa opinar sobre o caso concreto e possa dar uma ajuda a resolver a situação ou a atestar que realmente isso não é normal.
 
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