Base de dados do Moodle: converter antelope em barracuda

news_js

Power Member
Olá!

Tenho um Moodle numa empresa de alojamento e ao tentar atualizar dá-me este erro:

erro_db.jpg


Nos fóruns do Moodle encontro instruções para quem primeiro instala o Moodle no seu computador, mas eu tenho o Moodle numa empresa de alojamento (partilhado). É possível resolver o assunto pelo CPANEL? Qual é a solução? Obrigado.
 
Bom, ao que parece tenho de exportar a base de dados para o meu computador, efetuar a conversão e depois importá-la para o site. O que devo fazer para converter a base de dados no meu computador? Tenho o Windows 8.1.
 
Analisando o ficheiro admin/cli/mysql_compressed_rows.php que é necessário correr, os comandos SQL necessários são os seguintes:

Código:
SET SESSION sql_mode=STRICT_ALL_TABLES;
SET GLOBAL innodb_file_per_table=1;
SET GLOBAL innodb_file_format=Barracuda;

Adicionalmente terás que correr o seguinte comando para cada uma das tabelas, substituindo "PREFIXO.NOMEDATABELA" pelo nome da tabela:

Código:
ALTER TABLE PREFIXO.NOMEDATABELA ROW_FORMAT=Compressed;

Poderás tentar executar os comandos através do phpmyadmin no cPanel, seleccionado a base de dados e executando os comandos na aba "SQL".
 
Poderás tentar executar os comandos através do phpmyadmin no cPanel, seleccionado a base de dados e executando os comandos na aba "SQL".

Obrigado pela dica. No CPANEL não consigo executar os comandos, pois o sistema diz que não tenho privilégios. Vou tentar exportar a base de dados para o meu computador e correr lá esses comandos. Já agora, umas perguntas:

Como é que exporto a base de dados para o computador? Via PHPMyAdmin do CPanel?

No MySQL que comandos uso para carregar e depois exportar a base de dados?

Obrigado.
 
A exportação/importação será feita através da ferramenta phpmyadmin. No computador podes instalar o "xampp" e fazer isso localmente.
 
Já consegui exportar e carregar o ficheiro no meu computador. Só me falta

ALTER TABLE PREFIXO.NOMEDATABELA ROW_FORMAT=Compressed;

Há alguma forma de efetuar este comando em todas as tabelas, sem ser uma a uma?
 
Última edição:
Também estou com o mesmo problema.

Faço a exportação mas não consigo importar. Existe algum truque ou que erro estou a cometer?

Já não me lembro como fiz. Não percebo quase nada de MySQL, pelo que fui vendo no Google. A ver se nas próximas semanas me dedico a isso. Entretanto ignorei esse aviso e acabei por instalar a última versão do Moodle. Até ao momento não tive problemas, mas o meu Moodle é muito básico.
 
Back
Topo