BootStrap - Util ou Não?

CabrestoSexy

Power Member
Boas noites pessoal :D

Ultimamente tenho me encontrado com um certo dilema.

É assim, eu posso dizer que o meu conhecimento em CSS/CSS3 já está num nivel consideravelmente grande, e como tal, eu consigo fazer o que quiser com ele num site, ou no que seja preciso o uso do mesmo.

Entretanto essa framework chamada de Bootstrap 3 pelos vistos anda a ficar cada vez mais famosa...
E para ser franco, e não é digamos sempre foi "contra" ela, mas simplesmente a achei meio inutil digamos. (Isto antes de alguma vez a ter exprimentado)

Eu como quero seguir de profissão a carreira de WebMaster, nas candidaturas a emprego que vejo tipo em sites de ofertas de emprego, Trovit, Netemprego, sapo-emprego, whatever, esses generos de sites assim, no requisitos vem sempre ou quase sempre : "Conhecimentos em bootstrap sao valorizados" ou sao necessarios ou whatever...

Então pronto.. Lá eu torci a lingua e la fui eu aprender Bootstrap, fiz questão de estuda la de uma ponta a outra, passando pelo bootstrap2 e depois mais recentemente pela bootstrap 3.

E apos ter feitos testes na pratica com a tal framework, e explorando ela, deparei me que a unica coisa que o bootstrap tem de jeito, ou de mais interessante é que o bootstrap sendo supostamente uma framework CSS, a parte mais interessante e util que achei dela, é mesmo as funções de javascript que ela trás... (Comico não ? xD) Mas bem... Para javascript, ja temos o jQuery...

Então agora queria saber as vossas opiniões sobre a tal framework e sobre a utilidade que ela realmente tem.

Dado que eu vejo ela tanta vez atualmente em requisitios de ofertas de emprego, quase que me vejo obrigado a estudar ela (Ja estudei e estudo mas whatever) gostaria de ouvir as vossas opiniões :P

Cumprimentos
 
Eu acho o bootstrap uma ferramenta útil. Mas tem os seus pros e contras.
Dá para fazer sites muito rapidamente, e tem um bom sistema responsive.
Serve bem o objectivo de muitos trabalhos.
No curso que tirei o bootstrap foi a plataforma escolhida para aprender webdesign, e acho bastante fixe para os iniciantes ganharem noção dos standards de hoje em dia.

Agora quando se quer um design mais específico ou um código diferente pode não ser o ideal.
 
Se já tens conhecimentos que consideres avançados em CSS, aprender a usar a Bootstrap é o próximo passo natural. Como tu próprio disseste, tens o jQuery para te facilitar Javascript. O conceito do bootstrap é semelhante. Vou enumerar algumas das vantagens:

* Estás a usar de forma facilitada código que já foi escrito. Muitas vezes na bootstrap basta definires um pequeno conjunto de classes a um elemento (por exemplo <a class="btn btn-default" ...> para criar um botão estilizado a partir de uma hiperligação). Logo, poupas tempo.
* O código foi testado por uma equipa de desenvolvimento e sendo opensource, foi testado também por muitas pessoas possivelmente experientes na área.
* Existem algumas garantias de compatibilidade em diversos browsers.

A bootstrap é sobretudo útil para apresentação. Se não gostares de bootstrap podes explorar outras. Por exemplo, existe uma framework portuguesa chamada Ink. É bastante semelhante ao Bootstrap, mas inclui alguns extras. Ninguém te vai obrigar a usar uma framework, mas na minha opinião, se queres começar um projeto rapidamente, é uma boa ajuda para teres uma base de trabalho sem teres de te preocupar com esses pormenores iniciais.
 
O bootstrap foi-me bastante útil num trabalho para a escola, gostava de aprofundar ainda mais os meus conhecimentos, mas sinceramente nem sei bem por ponde começar xD
 
Do ponto de vista de um programador, o Bootstrap também pode ser útil por permitir fazer páginas com um aspeto decente sem ter de saber CSS.
 
Estas frameworks de CSS têm crescido a um nível muito rápido, cada vez há mais quantidade, e mais qualidade. A verdade é que nenhuma delas é 100% o que precisas para um site e todas elas tendem em crescer de forma diferente às rivais. Sendo que algumas até primam pela complexidade outras pela simplicidade.

A meu ver o bom destas frameworks é teres um código generalizado em termos de classes, id's etc. Dessa forma ao usares o bootstrap, se outro programador for auxiliar-te no desenvolvimento, ambos conhecem a syntaxe usada, o que é óptimo. Poupa tempo de aprendizagem.
Podes ver mais neste artigo: http://www.criarweb.com/artigos/frameworks-css-vantagens-e-incovenientes.html

Queria ainda falar sobre os pré processadores de CSS que a meu ver é o passo seguinte de quem quer tirar mais proveito do CSS. Deixo o seguinte artigo: http://tableless.com.br/pre-processadores-usar-ou-nao-usar/
 
Queria ainda falar sobre os pré processadores de CSS que a meu ver é o passo seguinte de quem quer tirar mais proveito do CSS. Deixo o seguinte artigo: http://tableless.com.br/pre-processadores-usar-ou-nao-usar/

Para mim (mas é preciso ter em conta que sei muito pouco sobre o assunto), a grande vantagem dos pré-processadores é que facilitam escrever HTML semântico. Eu uso bootstrap, mas não gosto de ter de pôr larguras de colunas e outros detalhes de apresentação no código da página. A solução é usar mixins de css como aconselham neste artigo:

https://www.ostraining.com/blog/coding/bootstrap-right-way/

Ou como faz o Semantic Grid:

http://semantic.gs/
 
Se aprendeste bem as bases do código, usa frameworks para te apoiar e poupar tempo. Boostrap para mim é útil porque perco menos tempo a tratar do "responsive" e das "grids"

De resto, não preciso de muito
 
Olha, eu uso bastante..

O bootstrap é um conjunto de "coisas" programadas, as quais podes usar sem te dares ao trabalho de as fazeres tu de raiz...
O sistema responsivo deles é bom, e existe bastante suporte na net quanto a todas as funcionalidade.
Existem até websites que apenas publicam add-ons para esta livraria.
Tu podes até customizar o visual do Bootstrap no site deles, ou tens tb pessoal que fez a sua build e publicou na net.

Agora, se preferires fazer tudo á unha... ninguem te diz que não :p
Claro que isto depende tb de site para site. Alguns websites nao compensa estares a incluir o bootstrap na totalidade.
Mas sou da opinião que, se estas ferramentes existem, porque fazer tudo de novo se o resultado pretendido é o mesmo ?
 
Existe já muita coisa do mesmo género.
Aquilo que acho mais útil é mesmo o responsive e grid control. Poupa algum trabalho :)

Começei a preferir mais o Pure ( http://purecss.io/ ) do que o Bootstrap no que diz respeito a uma framework.
É mais limpinho, sem js e "*****".
 
Não consegui deixar de não publicar isto que foi publicado em outro forum xD

b9a5f9db5149d240dce944cba891f86d.png
 
Para mim é bastante útil. Como gosto mais do backend, trabalhar no frontend para mim é uma chatisse, com o bootstrap consigo pôr alguns projetos caseiros a andar sem grandes stresses, e com uma interface que é o suficiente para os usar.

A afirmação do post em cima só se aplica se estivermos a falar em frontend, imo.
 
Eu acabo por usa-lo só mesmo por causa das grids e tenho mesmo que ver se encontro algo mais leve e sem tanta tralha. Porque de resto mais vale fazer as coisas de raiz para ficarem com o aspecto exactamente como queremos do que usar o que eles já têm.

Respondendo á pergunta sim é util, mas não é obrigatório
 
Sinceramente, se estao a desenvolver a logica de um site, o bootstrap é muito util, em minutos temos um protótipo apresentável e responsive.

É importante perceber se o uso de frameworks traz desvantagens em performance, escalabilidade e personalização/liberdade.. e isso varia de projecto para projecto.
 
Última edição:
Back
Topo