Canon EF-S 15-85mm f/3.5-5.6 IS USM

Desculpem estar a insistir com a questão, mas segunto o site que indiquei atrás, a Canon 15-85 tem melhor pontuação geral (e tem melhores resultados no grafico de blur) do que a Sigma:

Canon EF-S 15-85mm f/3.5-5.6 IS USM
Sigma 17-70mm f/2.8-4 DC Macro OS HSM

Este site é de confiança ou onde é que costuma ler reviews? O dpreview não tem testes completos nestas lentes.


(Estou de volta a esta questão porque ja vi que se comprar uma 17-70 nunca mais arranjo verba pra comprar uma muito grande angular, que são um balurdio, quando os 15mm desta já são suficientes para o que se pretende)
 
Última edição:
Até nem conheço a 15-85IS, mas conheço a lente da Nikon contra a qual esta Canon se tem de bater (a 16-85VR) e é das melhores no segmento dos zooms médios. Não acredito que a Canon possa ter lançado uma lente que lhe fique atrás.

se comprar uma 17-70 nunca mais arranjo verba pra comprar uma muito grande angular, que são um balurdio

A Canon 15-85 custa praticamente o mesmo que Canon 10-22 que é, salvo erro, a UGA mais cara para Canon. Por isso optar entre as duas é optar entre um balúrdio e outro balúrdio. A 17-70, embora tenha uma gama de zoom algo comparável, é uma lente de um escalão inferior.

quando os 15mm desta já são suficientes para o que se pretende

É possível que estejas mesmo no (pequeno) grupo demográfico para quem a 15-85 é a lente ideal. Claro que pode acontecer que um dia experimentes uma 10-22 e te arrependas de não ter optado por complementar o zoom médio que tens com uma verdadeira UGA. Pessoalmente, cada vez vejo menos utilidade ao zoom médio. Mas cada fotógrafo tem as suas necessidades próprias e por isso tens de ser tu a decidir.
 
Ou seja, disseste que "é a única... se excluirmos as outras" e "há mais caro... se estivermos a falar de outra coisa". Era mesmo para que o teu post? :P
 
O dilema é cada vez maior:

Se comprar a 15-85 tenho uma objectiva com excelente nitidez como pretendo e que tanto têm a tele que preciso, como dá pra grandes panoramicas, mas... não chega aqueles 10mm de panoramicas espetaculares que se vêem por aí.

A 15-85 consegue-se nova por cerca de €600 em sites lá fora. Por esse preço provavelmente consigo duas lentes em segunda mão:10-22 e algo como uma 24-105 ( o que é que se arranja em segunda mão por menos de 500€?)
 
Aproveito para dizer que acabei por comprar a 15-85 e estou bastante contente com ela. É especialmente agradável em fotos de viagem, que acaba por ser o que faço mais. Dá para ter planos muito largos que dão jeito em monumentos por exemplo, e os 85mm costumam dar para aproximar o suficiente na maioria dos casos. A falta de abertura nota-se em interiores, onde mesmo com ISO alto por vezes fica com velocidades demasiado baixas. Para fotos de paisagem não faz grande diferença, acabo por tirar com tripé a f/8 pela nitidez, ou mais, dependendo do que se quer.

Entretanto troquei de corpo e fica bastante melhor na 50D do que ficava na 450D, em termos de ergonomia.

O ideal realmente seria ter uma 10-22 + 17-50 f/2 contanstante + 70-300, mas plo preço e comodidade acho que acabei por fazer a melhor opção. Para já, ouvesse guita e tenha esta e as outras todas. :D
 
Back
Topo