Código de Conduta

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Tendo em conta que infelizmente existem utilizadores que têm alguma dificuldade em utilizar correctamente o fórum, pretende-se com este tópico esclarecer o que precisam para participar correctamente.

1. Ler as Regras do Fórum.
É bastante importante compreender as regras que regem o normal funcionamento do fórum, de forma a evitar infrações que possam prejudicar a vossa normal utilização do fórum, muitos dos problemas verificados devem-se porque os utilizadores participam na ZWAME sem conhecer as regras, ou julgando que as regras entre fóruns são iguais.

Isso não acontece, e como tal não custa nada perder 5 minutos para perceber o que é e não é permitido no que concerne nomeadamente o tipo de conteúdo colocado na ZWAME.

2. Em caso de dúvidas sobre alguma ação de um moderador (mensagens/tópicos apagados ou movidos) use o Contacte o Staff.
O Contacte o Staff existe por um motivo, esclarecer as dúvidas que os utilizadores possam ter referente à moderação, seja saber o motivo das mensagens ou tópicos apagados (não estão visíveis aos utilizadores) dos avisos ou infrações recebidas, assim como esclarecimento sobre as regras ou funcionamento do Fórum.

Qualquer comentário fora do Contacte o Staff será sancionado de acordo com as regras.

3. Utilize títulos com significado e descritivos e se possível utilize as Tags (etiquetas).
De forma a poder facilitar a resposta às vossas questões, agradecíamos que os títulos fossem o mais descritivos possíveis, sem exagerar claro.
Não é por colocarem "Ajuda!!" "URGENTE!!!!!!" "HEEEELLLLPPP" que vão ter uma resposta mais rápida, pelo contrário a maior parte dos utilizadores acabam por nem sequer abrir estes tópicos, pelo que o tempo que vai demorar a ter uma resposta será maior do que se tivesse criado algo do género "Ajuda - Modem D-Link Configuração Wireless" ou " Firefox - Dificuldade abrir páginas"entre tantas outras opções que poderia ter escolhido, incluindo a utilização de prefixos por exemplo.

4. Tenha cuidado com a gramática e a ortografia.
Está num fórum publico, e apesar de ninguém aqui mandar em si e poder escrever como bem lhe apetecer, agradecíamos contudo que ao colocar uma duvida que queira ver esclarecida tente ser o mais correto possível.
Alguns tópicos criados são bastante impercetíveis, seja pelo uso de abreviaturas seja pela construção frásica, uma dica que ajuda bastante, antes de carregar em Submeter utilize o Ver Antes torne a ler o texto e se de facto está percetível carregue no Submeter.

Se os utilizadores não conseguirem perceber a sua dúvida como é que pretende ver a mesma esclarecida?

5. Tipo de Linguagem.
Apesar de estar por detrás do monitor, e não conhecer grande parte dos utilizadores, isso não lhe dá o direito de insultar os outros, relembre-se que os outros utilizadores são também pessoas, e como elas, você não gostaria de ser insultado.
Além do mais uma discussão com linguagem inapropriada em nada o ajuda a si ou outros utilizadores na resolução de problemas.

6. Coloque as suas duvidas no sitio correto e não repita a mesma mensagem várias vezes.
A maior parte dos fóruns têm descrição, que sentido faz colocar uma duvida sobre um equipamento nos ISP's quando existe um fórum dedicado a equipamentos de rede? Ou colocar uma duvida sobre Hardware na zona de Novidades?
Ao separar os tópicos por secção a informação fica mais organizada e acessível.
Deve também, nos tópicos onde foi o último participante editar o post anterior em vez de criar vários posts sucessivos, monopolizando a discussão.
Ajude-nos a ajuda-lo, e não se esqueça, não é por colocar o mesmo tópico em todas as secções que vai ver a situação resolvida mais depressa, além das resoluções dadas ficarem espalhadas está a entrar numa pratica conhecida como Spam, sancionável pelas regras do fórum.

7. Respeite a Privacidade dos outros.
Seja um e-mail recebido, seja uma informação pessoal que tenha de outro utilizador, o nome original, e-mail, morada, telefone, entre outros nunca deve ser colocado no fórum sem conhecimento/consentimento da pessoa.

8. Utilize a pesquisa do fórum, do google assim como os tópicos fixos.
Antes de criar um novo tópico utilize as ferramentas que o fórum coloca ao seu dispor seja a pesquisa do fórum ou consulte os tópicos fixos.
Se eles estão fixos é porque a informação contida neles é bastante útil.

9. Siga os seguintes conselhos úteis.

  • Não coloque links inativos.
  • Não crie posts onde o conteúdo se limita a um link/título sem qualquer argumentação;
  • Não coloque conteúdo NSFW/NSPT(Não seguro para trabalho);
  • Não faça "threadjacking", ou seja num tópico sobre produto X, questionar sobre produto Y;
  • Existem utilizadores que por mais que se tente, eles recusam-se a admitir que estão errados, não lhes dê motivos para gerarem discussões desnecessárias, simplesmente não responda;
  • Não coloque várias mensagens seguidos. Quando existe o citar; citar+ entre outras ferramentas, não existe motivo para ter 2 ou mais mensagens seguidos;
  • Não coloque imagens com tamanho superior a 800x600;
  • Não coloque imagens, links ou referencia a material ilegal, esquemas em pirâmide, publicidade ou conteúdo para maiores de idade.


Parabéns! Está agora pronto a ajudar e ser ajudado.

©
amjpereira
 
Back
Topo