como fazer um jogo browser??

o mais importante é ele ter um objectivo e ir atrás dele, o resto vem por acréscimo...isto se ele não desistir a meio, claro.
todos nós sonhamos...eu também tenho um projecto que quero fazer - e o hei-de fazer um dia - e trabalho e estudo para tal, porque a vida de um programador é 50% a trabalhar 50% estudar/pensar ( as percentagens podem variar ehehhehe ).

pois, se eu tiver um objectivo não vou desistir, eu criei este tópico para saber se fazer um jogo vale a pena ou é melhor arranjar outro objectivo, porque eu sempre quis fazer um jogo
eu já fiz um jogo básico em visual basic com o que aprendi na net, mas já foi à algum tempo eu agora queria fazer um jogo asserio
 
por causa das faltas, mas quase nunca faltava, as faltam eram de atraso a maioria



não é chavalo, é João Bandeira

eu quero fazer alguma coisa, e quero começar agora. Se for fazer um jogo, aprendo e faço o jogo, nem que demore 2 ou 3 anos

eu criei o tópico para saber se vale a pena gastar 2 ou 3 anos a fazer um jogo, para já isto é o que eu acho do jogo:
De certeza que:
- ganho conhecimentos, para se quiser fazer um site, ou outra coisa qualquer no futuro
- ganho conhecimentos para se quiser tirar um curso na universidade
- é um projecto que fica feito para a vida
- vai demorar muito tempo
e talvez:
- ganhe dinheiro
- viva a fazer jogos por conta própria, em vez de ter um horário e um ordenado fixo

quando eu disse que queria ficar rico com o jogo, eu sei que não é fazer o jogo e ficar à espera do dinheiro
tava a dizer que se o jogo der dinheiro, posso abrir um negócio e aí posso ficar rico

e quando digo rico não tou a dizer que quero ir almoçar de hilecopetro e ter um iate. Só quero ter um nivel de vida acima do normal

"- ganho conhecimentos, para se quiser fazer um site, ou outra coisa qualquer no futuro" - João...na minha opinião será mais fácil começares pelo o site.

Tenta fazer o jogo do galo em C também para começar
 
vou continuar com o jogo, eu já fiz em papel um tipo http://www.thecrims.com mas ficou muito complicado e acho que não ia correr bem este
tambem fiz em papel um tipo http://www.the-west.com.pt, mas com países (familia de tribos) e cidades (tribos), e extractores de pretrólio e minas de ouro em vez de fortes, assim os jogadores iam querer muito conquistar muitas minas de ouro, porque ia fazer muita diferença na evolução do país, mas se uma tribo se juntasse rapidamente no inicio do jogo e conquista-se os extractores e as minas, não ia permitir aos outros jogadores jogar, pois iam ter o "monopólio" e iam evoluir mais rapido que os outros jogadores

e muitas mais diferenças, com fábricas de armas, de roupa, de automóveis, etc.

o que acham deste jogo ?
eu depois tento arranjar uma solução para não haver "monopólio" meto tipo um limite de extractores de pretolio e nimas de ouro ou assim
 
"- ganho conhecimentos, para se quiser fazer um site, ou outra coisa qualquer no futuro" - João...na minha opinião será mais fácil começares pelo o site.

Tenta fazer o jogo do galo em C também para começar

mas não vai ser preciso C para o meu jogo, vai ser um jogo de browser, eu acho que devo primeiro começar a fazer o jogo, e se for assim tão dificil como alguns dizem. Paro de fazer o jogo, faço outras coisas até ter conhecimentos para fazer o jogo e depois retomo o jogo
 
mas não vai ser preciso C para o meu jogo, vai ser um jogo de browser, eu acho que devo primeiro começar a fazer o jogo, e se for assim tão dificil como alguns dizem. Paro de fazer o jogo, faço outras coisas até ter conhecimentos para fazer o jogo e depois retomo o jogo

Sim eu sei que não vais precisar de C para o jogo que queres....estava apenas a sugerir fazeres isso do jogo do galo em C para ganhares "calo".
Mas sim concordo com este post teu....aprender vais aprender de certeza....boa sorte.
 
o jogo "the west" é feito em que?
eu quero fazer um jogo tipo the west, que se mantenha sempre na mesma página e que tenha um mapa no centro, que se mova com o rato em todas as direcções, e menus dos lados do mapa, e quando se clica em alguma coisa do menu abre uma janela dentro do mapa

Tinham-me dito para aprender por esta ordem:

HTML -> CSS -> PHP -> MySQL -> Javascript -> Flash
aprefundar: HTML, CSS, PHP, MySQL

isto não se mantem pois n?
 
Última edição:
o jogo "the west" é feito em que?
eu quero fazer um jogo tipo the west, que se mantenha sempre na mesma página e que tenha um mapa no centro, que se mova com o rato em todas as direcções, e menus dos lados do mapa, e quando se clica em alguma coisa do menu abre uma janela dentro do mapa

Tinham-me dito para aprender por esta ordem:

HTML -> CSS -> PHP -> MySQL -> Javascript -> Flash
aprefundar: HTML, CSS, PHP, MySQL

isto não se mantem pois n?

Aprofundar: HTML, CSS, Javascript
 
Eu li algumas páginas e não sei se devo rir ou chorar com isto LOL

Então tu não fazes ideia do que é HTML nem PHP, chegas mesmo a dizer que se calhar PHP é muito básico e HTML é melhor (WTF?!) e queres fazer um jogo assim do nada?
Não te condeno por isso, ter vontade é importante.

Primeiro tens de procurar gastar essas 2h por dia a aprender conceitos básicos de como funciona a Internet, precisas de saber que HTML não é uma linguagem de programação e que PHP não é básico, é complexo.

Assim por alto, um jogo do género, sem grandes medidas de segurança nem flash funciona assim:
-Páginas web construídas utilizando HTML + CSS (isto é o que te faz o aspecto do site, as imagens, as cores, etc)
-Botões e formulários são adicionados com JavaScript
-Quando fazes uma acção no jogo, a página chama um ficheiro PHP que altera os valores na Base de Dados

JavaScript, PHP, CSS é tudo código que está dentro do HTML (ou é chamado em ficheiros externos), tens de procurar aprender estas noções.
Base de Dados é um sistema que consiste em tabelas. Podes ter uma simples tabela com o nome do jogador, outro, madeira e ferro. O que tu fazes a jogar é alterar valores constantemente.


Isto é tudo assim muito por alto, se queres mesmo fazer um jogo destes vais ter muito trabalho e problemas a nível de código, vais ficar preso em erros que não sabes resolver, etc. Vais ter de pesquisar muito. Eu tenho alguma experiência na área, já fiz um jogo assim para um trabalho na Universidade e tive imensos erros parvos e muitas horas para os resolver. Mas no final ficou bem porreiro :)

Procura tutoriais na internet, aposto que já vários a explicar os passos todos para criar um jogo básico, depois é só ires inventando.
 
Eu li algumas páginas e não sei se devo rir ou chorar com isto LOL

Então tu não fazes ideia do que é HTML nem PHP, chegas mesmo a dizer que se calhar PHP é muito básico e HTML é melhor (WTF?!) e queres fazer um jogo assim do nada?
Não te condeno por isso, ter vontade é importante.

Primeiro tens de procurar gastar essas 2h por dia a aprender conceitos básicos de como funciona a Internet, precisas de saber que HTML não é uma linguagem de programação e que PHP não é básico, é complexo.

Assim por alto, um jogo do género, sem grandes medidas de segurança nem flash funciona assim:
-Páginas web construídas utilizando HTML + CSS (isto é o que te faz o aspecto do site, as imagens, as cores, etc)
-Botões e formulários são adicionados com JavaScript
-Quando fazes uma acção no jogo, a página chama um ficheiro PHP que altera os valores na Base de Dados

JavaScript, PHP, CSS é tudo código que está dentro do HTML (ou é chamado em ficheiros externos), tens de procurar aprender estas noções.
Base de Dados é um sistema que consiste em tabelas. Podes ter uma simples tabela com o nome do jogador, outro, madeira e ferro. O que tu fazes a jogar é alterar valores constantemente.


Isto é tudo assim muito por alto, se queres mesmo fazer um jogo destes vais ter muito trabalho e problemas a nível de código, vais ficar preso em erros que não sabes resolver, etc. Vais ter de pesquisar muito. Eu tenho alguma experiência na área, já fiz um jogo assim para um trabalho na Universidade e tive imensos erros parvos e muitas horas para os resolver. Mas no final ficou bem porreiro :)

Procura tutoriais na internet, aposto que já vários a explicar os passos todos para criar um jogo básico, depois é só ires inventando.

ok, eu antes pensava que para fazer uma página tinha que se escolher uma linguagem, como se fosse um programa, foi por isso que abri este tópico
agora já tenho umas noções básicas, obrigado a todos que me ensinaram
já sei o que fazer, a partir de agora se tiver alguma duvida pesquiso, se não conseguir encontrar nada pergunto aqui.

Aprofundar: HTML, CSS, Javascript

Ok. obrigado
 
Mera opinião pessoal:
Jogos browser existem "a pontapes"... se é para fazeres um jogo não faças em browser, faz um conceito simples (offline), e se vires que a coisa vai bem, adicionas funcionalidades e talvez modo multiplayer (online).
Fora que quando fazes algo embutido numa pagina estás sempre dependente do Browser da pessoa, enquanto que se for por executável, consegues meter algo que o jogo necessite embutido nos ficheiros.
Cumprimentos
 
Mera opinião pessoal:
Jogos browser existem "a pontapes"... se é para fazeres um jogo não faças em browser, faz um conceito simples (offline), e se vires que a coisa vai bem, adicionas funcionalidades e talvez modo multiplayer (online).
Fora que quando fazes algo embutido numa pagina estás sempre dependente do Browser da pessoa, enquanto que se for por executável, consegues meter algo que o jogo necessite embutido nos ficheiros.
Cumprimentos

dependente do browser da pessoa como ?
 
dependente do browser da pessoa como ?

Browsers diferentes tem capacidades diferentes... o Firefox e diferente do Chrome, que e é diferente do Internet Explorer...
Não é so os icones que diferem...

Embora se tenha lutado por estandardizar e por os browsers a niveis minimos iguais, alguns teem a mania de andar a implementar coisas proprias (antes era o Internet Explorer, agora é o Chrome que anda com a mania)
 
Browsers diferentes tem capacidades diferentes... o Firefox e diferente do Chrome, que e é diferente do Internet Explorer...
Não é so os icones que diferem...

Embora se tenha lutado por estandardizar e por os browsers a niveis minimos iguais, alguns teem a mania de andar a implementar coisas proprias (antes era o Internet Explorer, agora é o Chrome que anda com a mania)

há, eu tinha ouvido dizer que quando saiu o HTML 5, só funcionava no Firefox agora já deve funcionar em todos
agora tou a aprender HTML, para ir prendendo e praticando vou fazer um tutorial de HTML em HTML à medida que vou aprendendo coisas novas meto no tutorial como fazer.
quando acabar meto no megaupload e meto aqui o link para se alguem quiser ver como ficou, ou quem não sabe HTML para aprender
tambem vai servir para quando eu tiver duvidas, vou meter um ìndice com link para cada parte do toturial com exemplos

quando acabar isto fico com as bases do HTML e uma ajuda para se me esquecer de alguma coisa :cool:

Diogo, vou por no BTnext vai ser só gente a sacar
 
Há uma coisa importante... não podes criar apenas o jogo. Tens de criar uma plataforma que também te permita gerir os jogadores do jogo, que registe o máximo de informações possível acerca dos jogadores, etc. Assim é que detetas casos de multicontas, por exemplo...
 
ok, eu agora tou com uma dúvida, já pesquisei e não encontro nada

eu quero escrever isto:

para meter o texto em negrito coloque o seguinte código:
<b>texto a negrito</b>
quero que apareçe isto na página, e não que o texto fique a negrito, como faço? ja vi codigos fonte das páginas que tem isso mas no código deles aparece umas letras cor de laranja com um & antes

cada etiqueta tem uma maneira diferente para que seja vista na página?
ou é alguma coisa que se mete, e depois ve-se assim no código fonte??
 
Estás a aprender por onde?
Se tiveres duvidas (HTML e CSS) o w3schools sempre me ajudou. Ai pela internet é a melhor referencia que encontras.

Cumprimentos
 
Excepto o facto de ter mais erros que um projecto furado...

www.w3fools.com => tens ai uma lista dos erros que o w3schools se recusa a corrigir, e sites alternativos (e melhores) para aprender

Eish, dessa nem sabia.
Mas até que é intressante ver os argumentos que eles atribuem aos erros. De grande maior parte deles já sabia, mas principalmente dos de HTML5 alguns não fazia a minima.
Sempre a aprender.

Cumprimentos
 
Back
Topo