Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Ao longo dos anos, tenho tirado muitas fotografias com o meu iPhone e noto duas coisas:
- A qualidade não está perto de uma câmera (já tive uma Sony A7R) mas reconheço que é mais prático tirar com o iPhone, pois está sempre connosco.
- A fotografia de rua é o tipo de fotografia que mais tenho tirado, tipo 90%!

No entanto, gostava de me dedicar um pouco mais e até começar a imprimir (seja tela, seja em album), portanto, o iPhone não será o ideal. Mesmo com o iPhone, costumo aos finais de tarde ir para o centro histórico onde vivo e fotografar, ou seja, até acabo por sair de casa de propósito para fotografar.

O que acham da Fujifilm X100VI para este tipo de fotografia?
Parece-me pequena (não queria algo muito grande) e pelo preço parece-me uma opção equilibrada (pelas reviews que fui vendo no YouTube).

Se tiverem outra sugestão de máquina, força (plafond que tenho em mente é entre os 1600€-1800€ e não me importo de ser usada).

EDIT: Também já li, pelo reddit, que uma X-T5 não fica muito maior e é mais versátil.

Preenche um tópico de recomendações para a malta ajudar, mas deixo-te já aqui a minha "conversa da treta" sobre a máquina: é das coisas mais overpriced e absurdas que já vi.
O conceito de lente fixa não é nada de novo, e tem o seu lugar se reduzir significativamente o tamanho da lente no corpo. Por exemplo a Sony RX1 é FF e consegue ser mais pequenas que muitas APS-C, enquanto monta uma 35mm semelhante à única "panqueca" (*cof*) da Sony mas que ainda ganha um stop de abertura. Mas fora isso, é hype. Se queres uma lente fixa, não a tires e pronto. Mete um elástico ou umas gotas de super-cola se te fizer confusão a lente sair 😅 A minha M200 passou a vida quase toda com a 22mm montada e a minha A7rIII andou mais de um ano só com a 35mm e uma 70mm para usos muito esporádicos. Ainda hoje faço viagens e passeios onde só vai a 35 ou a 55. Portanto é só querer.
Depois há a questão do preço... 1500€ já era esticado para uma APS-C de lente fixa, 1800€ é gozar com a malta. 😁 Acho que a Lumix LX100 II andava na barreira dos 4 digitos (mFT mas com um zoom luminoso) e havia outra com uma prime mas não me lembro qual é. Pouco mais que isso custa uma Sony APS-C com uma panqueca prime ou zoom (embora tenha ideia que não são lentes muito boas), ou até mesmo dentro da Fuji deverá acontecer o mesmo. Depois por menos de 1500€ também tens a A7c, que é Full-Frame e também bastante compacta (o corpo até é mais baixo e estreito, só é maior na lente e grip). Juntas uma Sony 40mm 2.5G bem comprada e estás no mesmo patamar de preço da Fuji.

Por isso acho que há coisas bastante mais interessantes no mercado, até mesmo dentro da própria Fuji. Hipsters be hipsters.
 
Também ando de olho numa X100VI, é uma camera que introduz algumas melhorias em relação ao modelo interior, mas que mantém o que é positivo nesta linha de cameras.
O que se calhar o ponto que não é para todos é que é uma camera em que não podes trocar a lente, eu gosto dessa "limitação".

O grande problema da X100VI é a mesma do que a X100V, não encontras em lado nenhum, mesmo o pessoal que comprou a camera no próprio dia do lançamento, no final de Março, que continua à espera da camera. Já se falam de meses de espera até conseguirem ter a camera.

Não conheço outras cameras da Fuji, mas outra camera que tem este conceito de lente fixa, é a Ricoh GRIII (ou GRIIIx) que costumam ser muito recomendada para fotografia de rua.



Tenho uma X100F, que faz companhia a duas CanonRp.
Na altura troquei de uma a6000 para a X100F e é do cara***. Adoro o raio da máquina. Super prática, as fotos com bastante qualidade, pequena compacta. Levei-a de férias várias vezes por ser super prática e fiável. Ainda cheguei fazer alguns trabalhos profissionais com ela.
 
Não conheço outras cameras da Fuji, mas outra camera que tem este conceito de lente fixa, é a Ricoh GRIII (ou GRIIIx) que costumam ser muito recomendada para fotografia de rua.
Outra câmera com bom marketing!
Fotografia de rua? É escolher 1º a lente (distancia focal e abertura preferida) e depois o corpo (melhor tamanho, ergonomia, peso, etc)
 
O que acham da Fujifilm X100VI para este tipo de fotografia?
Acho que uma mirrorless de 500 paus tira as mesmas fotos, e que 1800€ dão para uma full-frame com uma prime e uma mariscada em grande para a família toda :biglaugh:

Epá não, como primeira câmara nunca na vida. É um equipamento de perfil premium, para um perfil específico de utilizador, a meu ver não-iniciado, mas sim um utilizador que sabe mesmo muito bem o que quer, e que acima disso só compraria Leica.

Desfazendo a conversa do premium, faz o mesmo do que qualquer outra câmara com uma 35mm ou equivalente.

Ainda por cima nem existe opção de 28mm equivalente, é só 35...nem sequer é aquela "focal clássica" da fotografia de rua.
 
Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas e sugestões pessoal! Incrível!

Primeiro ponto, a X100VI não é de todo adequada para mim! (gostei foi do design mais retro)

Segundo ponto, vou então abrir o tópico para receber uma ajuda mais concreta da vossa parte mas já vi que não será fácil decidir mas tenho margem. Pelo que percebi, escolhendo o sistema que quero (ainda não sei), valerá a pena focar em vidro (que fica para o futuro, caso troque algum dia o corpo).

Acho que preciso de perceber que distância focal quero para a fotografia de rua, pois apenas fotografei com o iPhone e durante um ano tive um Sony A7r com uma 50mm (mas não tenho nenhuma opinião concreta se é a distância ideal ou não).
 
A quem fotografa com 85mm e 105mm
Vê o canal youtube do Curtis Padley
Eu escolheria a Sigma 56mm 1.4 (M43) ou Viltrox 75mm 1.2 (APSC) ambas equivalente a 112mm.
 
Última edição:
São coisas muito subjetivas e que tens que explorar por ti.
Eu comprei 35 (e já antes tinha 22mm x1.6) e não tenho nenhuma dúvida que para mim 35 está no ponto como lente para fazer um pouco de tudo "à lá telemóvel", apesar de que nada entre 35 e 55 me incomoda.
Já por exemplo retratos, que toda a gente fala de 50 e 85 (por vezes até sem consciência se estão a falar de APS-C ou FF), tanto me serve 35 como 50 ou 85, mas é na 135 que está a cereja.

28, 50 e 85 são clássicas, mas actualmente é mais comum 24 em vez da 28... por isso isto é mesmo daquelas coisas que tens que experimentar por ti.

Os telemóveis acho que costumam ser 24 na main camera mas têm zoom digital e uma série de truques para aproximar a imagem, que não vais ter acesso de forma tão facilitada com uma câmara e muito menos com uma prime.
 
Um iphone, dependendo do modelo que tenhas, tipicamente tem 24 a 29mm na câmara “standard”, 13mm na ultra-wide e 56 ou 77mm na teleobjectiva.

Se não tiveres hábito de cortar fotos, por aí já tens uma noção do que usas mais.

Adicionalmente, na aplicação de fotografias do telefone podes consultar a distância focal equivalente em que tiraste cada foto, caso uses o zoom.
 
Última edição:
Boa tarde pessoal,
penso que esta questão possa ser colocada aqui, visto que não é propriamente uma recomendação de aquisição de equipamento, pelo menos para já.
Sei que logicamente que a diferença de preço se justifica pelo material, mas, a titulo de curiosidade, o valor minimo para um tripé C Stand, com braço, com uma construção aceitavel, situa-se mesmo nos 100€?
É possivel encontrar algo a um preço mais em conta, com uma qualidade de construção mediana e aceitável?
Já vi equipamento do genero por 60€, mais ou menos, que, para mim, até seria um bom preço, mas tenho duvidas se não seria "estar a deitar dinheiro fora" porque são marcas desconhecidas e não sei qual a durabilidade do equipamento.
No meu caso em concreto, seria basicamente para pequenas experiências com uma softbox e um speedlight, logo não seria necessário suportar um peso consideravel... e como basicamente "seriam experiências", também não queria já fazer um investimento demasiado alto, daí estar a pedir opiniões, visto que temos membros do forum com estudios, e certamente tiveram já as mesmas duvidas, e têm mais experiencia com este tipo de equipamento.
 
E fica a pergunta, porquê c-stand? Tens constrangimento de espaço? E tens espaço para ter aquilo montado de forma meio permanente? Vais montar/desmontar e carregar um tripé de quase 10kg? Precisas de braço e rótulas? Vais colocar assim tanta carga (com um speedlite?) em cima?

PS: Os meus são da Neewer, custaram 125€ e não são fantásticos. O material deles costuma ser muito bom para o preço, mas um dos apoios de uma perna rachou logo na primeira utilização. Eles enviaram logo um de substituição.
 
E fica a pergunta, porquê c-stand?
Ainda não tenho certeza que seja mesmo necessário, penso que um braço e a rotula talvez conseguisse adaptar ao tripe que tenho atualmente, mas a ideia com que fiquei foi que uma c stand seria mais robusta e segura, posso estar equivocado.
Depois, basicamente os preços que vejo para adquirir apenas um braço e rotula são praticamente identicos a este equipamento + c stand, e sendo assim faria sentido adquirir tudo em conjunto.
A ideia seria colocar o speedlight numa softbox por cima da cabeça, pelo menos inicialmente... experiencias com retratos e afins... ando a aprender um pouco sobre o assunto e queria experimentar... mas como são experiências não estava a pensar em investir um valor muito alto, e nem tenho certezas ainda que o investimento possa sequer fazer sentido...
Daí advem a minha pergunta, para perceber preços, e não só... por agora apenas são auto retratos, e experiências para adquirir conhecimento e perceber se é uma área que possa fazer sentido para mim.
Relativamente às outras perguntas... a minha resposta basicamente para todas é não... não tenho propriamente muito espaço para o ter montado, teria basicamente de quase o desmontar por completo talvez, visto que o espaço realmente não é muito... não sabia que pesava assim tanto, fiquei surpreendido, mas faz sentido quando tem de suportar cargas pesadas, tem de ter algumas robustez.
De qualquer forma, obrigado pela informação.
 
Certo, estamos a falar de 4 a 5x mais carga. Mas para teres uma ideia, eu chego a meter um DP600III + octabox de 140cm em cima daquilo. Tu estás a falar de usar um speedlite e uma softbox que provavelmente nem 2kg pesam.
Não me faz sentido uma solução tão pesada e com vários inconvenientes, quando há alternativas como kits já com um tripé, braço e contrapeso por 50-80€, bem mais leves e fáceis de montar/desmontar.

Não há soluções perfeitas, eu normalmente analiso desta forma.
C-Stand:
- Montado ocupa menos espaço e há menos risco de tropeços
- Aguenta muito mais peso
Tripé:
- Mais estável
- Mais barato
- Mais leve
- Mais rápido de montar/desmontar
- Mais fácil transportar (a coluna central do c-stand tem 1,30m e são duas peças, enquanto um tripé geralmente tem menos e é uma peça)

Por isso prefiro c-stands quando estou no estúdio (e ficam lá montados num canto), mas quando saio só costumo levar um. E tenho dois c-stands vs alguns 15 tripés.

Este kit está usado "como novo" por 70€. Não sei se é bom ou não, mas para umas experiências com speedlite não perdes nada em experimentar (da Amazon podes sempre devolver se não gostares/achares adequado).
https://www.amazon.es/dp/B000LWA8ZE/ref=nosim?tag=zwame00-21
 
Certo, estamos a falar de 4 a 5x mais carga. Mas para teres uma ideia, eu chego a meter um DP600III + octabox de 140cm em cima daquilo. Tu estás a falar de usar um speedlite e uma softbox que provavelmente nem 2kg pesam.
Não me faz sentido uma solução tão pesada e com vários inconvenientes, quando há alternativas como kits já com um tripé, braço e contrapeso por 50-80€, bem mais leves e fáceis de montar/desmontar.

Não há soluções perfeitas, eu normalmente analiso desta forma.
C-Stand:
- Montado ocupa menos espaço e há menos risco de tropeços
- Aguenta muito mais peso
Tripé:
- Mais estável
- Mais barato
- Mais leve
- Mais rápido de montar/desmontar
- Mais fácil transportar (a coluna central do c-stand tem 1,30m e são duas peças, enquanto um tripé geralmente tem menos e é uma peça)

Por isso prefiro c-stands quando estou no estúdio (e ficam lá montados num canto), mas quando saio só costumo levar um. E tenho dois c-stands vs alguns 15 tripés.

Este kit está usado "como novo" por 70€. Não sei se é bom ou não, mas para umas experiências com speedlite não perdes nada em experimentar (da Amazon podes sempre devolver se não gostares/achares adequado).
https://www.amazon.es/dp/B000LWA8ZE/ref=nosim?tag=zwame00-21
Obrigado rui pelas informações, no fundo era um pouco este tipo de informação/opinião que estava à procura, e não estava propriamente a encontrar.
Obrigado também pela dica sobre o equipamento.
 
@vvalk3ng concordo com o @Rui Marto, tenho C-Stands, também da Neewer todos com mais de 6 anos e sem qualquer problema, e vou comprar mais dois da avenger de 80cm.

Mas são efectivamente overkill para o que pretendes, o braço e rótula ainda nem percebi onde vais usar, só falas em em usar um speedlight com uma softbox.

As vantagens de um C-stand face a tripé de estúdio normal, é conseguires ter dois ou mais tripés lado a lado devido à forma como as pernas estão desenhadas, mas para tirares partido disto precisas mais mais tripés, as outras como o Rui já disse são terem as pernas mais curtas e a estabilidade devido ao maior peso.

Na minha opinião devias começar por bom tripé normal com amortecimento a ar, escolhe que te permita utilizá-lo dentro das alturas que precisas.

@Rui Marto esse kit que recomendas eu não gosto na de recomendar, os tripés são tão leves que colocar um “boom arm” pode correr mal para que tem pouco experiência, para não falar naquela rótula de plástico que também são muito fraquinhas.

Nota para quem usar “boom arms” coloquem sempre contrapesos no tripé e no próprio braço!
 
@Pedro_dias pelo que entendi o braço é para suspender a luz por cima da pessoa..

Quanto ao kit eu não conheço, tem reviews boas e reviews de malta que diz não aguentar nada. Suponho que tenha a ver com o que dizes, de não saberem como manter aquilo equilibrado (contrapesos, sacos de areia, etc). Eu usei muito um do género da Manfrotto, só que ai os valores... 😅
 
@Pedro_dias pelo que entendi o braço é para suspender a luz por cima da pessoa..

Quanto ao kit eu não conheço, tem reviews boas e reviews de malta que diz não aguentar nada. Suponho que tenha a ver com o que dizes, de não saberem como manter aquilo equilibrado (contrapesos, sacos de areia, etc). Eu usei muito um do género da Manfrotto, só que ai os valores... 😅
Sim rui, e pedro dias, a ideia seria mesmo essa, suspender a luz por cima de pessoas, animais, etc.
Pelo que consegui perceber, pelos comentarios do rui, um braço e a rotula seriam o suficiente, eu tenho um tripe, mediano vá, que poderá servir para o efeito, que como referi será apenas para experiências por agora e por isso não justifica valores mais elevados, e o equipamento a suportar também não é muito pesado.
Pedro dias já tinha lido que essas rotulas de plastico são fracas, mas como referi, para o uso poderá servir.
Rui, o kit que mencionaste pareceu-me porreiro, e obrigado pela sugestão, mas não vou considerar comprar aquilo porque, confesso, fiquei com receio ao ler os comentários pois muita gente indica que o contrapeso não fica muito seguro e o risco dele se desprender, e provocar estragos no piso, ou num pé, é muito grande, não transmite confiança... como aquilo são logo 4kg, ou 5kg, não convém arriscar.
Obrigado mais uma vez pelas sugestões e esclarecimentos, é sempre bom aprender com quem tem mais experiência.
 
Pelos vistos tanto a Sigma como a Tamron vão começar apenas por lentes para APS-C, já é um passo interessante para o que possa vir a acontecer em FF.
Acredito perfeitamente que possa ser uma imposição da Canon. No entanto, pelo menos na Sigma, é habitual entrarem em novos mounts com estes modelos para APS-C.
 
Back
Topo