CRYORIG TAKU - Bloco CPU

La tive um tempinho para projetar novo XTOP, digamos que acabei por criar um mini distro plate.
Dimensões: 90x80x25mm
Fzz também aro para apertar a D5 ao distro e uma tampa.
Et3QDGN.jpg

7nN9K0A.jpg

NADlpDU.jpg

le3Jsa1.jpg

LziEEdm.jpg

9Fu9yNW.jpg

6Ny4lhf.jpg


Tudo montado fiquei com uma altura de 70mm.
Amanhã vou buscar o acrílico, irá ser maquinado em CNC no meu emprego​
 
Está espectacular, como te lembraste de criar algo assim?e melhor que o projecto, só mesmo o passo a passo do mesmo!

Continua está 5*
 
A Fractal Ridge também dá para fazer algo semelhante e sem alterações permanentes.​
Certamente mas como disse no início, todo este processo é com o intuito de aproveitar o meu loop que ja estava parado a meses, nessa caixa é que nao o conseguia fazer de nenhuma forma pois tem menos espaço​
Ficou brutal, mas não convêm posar cervejas em cima. Pode haver um acidente.​
Obrigado.
Nao estou livre de me ter enganado em alguma coisa mas espero nao acontecer nada disso 😁
Isso não é bem assim.... Com tanta alteração na caixa já é preciso ter um know how bastante grande para fazer uma coisa em condições.

Já estive à procura da caixa mas não a encontro.​
Poderei ajudar em algumas ideias se quiseres.
Quanto a caixa eu ja andava à procura dela à mais de um ano.
Muito rara mas volta e meia aparece uma. Fica atento...​
Está espectacular, como te lembraste de criar algo assim?e melhor que o projecto, só mesmo o passo a passo do mesmo!

Continua está 5*​
Obrigado.
Olhei para o xtop que veio de fábrica e a partir daí foi redimensionar a coisa para o que precisava
A cabeça nao é so para criar cabelo 🤣
 
Nessa caixa, uma coisa destas faria todo o sentido. É basicamente um bloco + bomba + reservatório.

8LjW8Gn.png


Era escolher a opção 2 do inlet/outlet laterais e voilá.

Até nem é caro para o que é, pois uma bomba + bloco + reservatório na EK também não andará fora destes valores.

O único problema disso é que em mudando de socket é deitar a coisa ao lixo (pelo que percebi das reviews).

Caso um dia faça um projeto deste género, vou apostar numa coisa destas.

EDIT: Pensando bem e visto que a caixa vai estar deitada, não sei se iria funcionar visto o inlet/outlet ficarem ao mesmo nível.
 
Nessa caixa, uma coisa destas faria todo o sentido. É basicamente um bloco + bomba + reservatório.

.......

EDIT: Pensando bem e visto que a caixa vai estar deitada, não sei se iria funcionar visto o inlet/outlet ficarem ao mesmo nível.


Boas.
Obrigado pela partilha 👍👍
Seria o ideal mas para alem dos 73.50mm anunciados estarem no limite permitido, ainda tens de considerar o offset (cerca de 6mm) dos apoios onde é fixado a motherboard.

Para não falar do valor comercial na casa dos 300€, mais do que nunca, justificava-me manter o meu material WC que é esse o principal objetivo.​
 
Última edição:


Boas.
Obrigado pela partilha 👍👍
Seria o ideal mas para alem dos 73.50mm anunciados estarem no limite permitido, ainda tens de considerar o offset (cerca de 6mm) dos apoios onde é fixado a motherboard.

Para não falar do valor comercial na casa dos 300€, mais do que nunca, justificava-me manter o meu material WC que é esse o principal objetivo.​

Bem sei que queres manter o material que tinhas parado.

Sim realmente o Offset da board não me estava a lembrar, significando que não iria funcionar nessa caixa.

Como disse, ando há muitos anos a piscar o olho a um sistema mITX, mas a bomba e o reservatório acabam sempre por ser impeditivos pois complicam sempre o routing da coisa e acima de tudo porque montar uma coisa destas é preciso já ter tudo na mão para ver bem a coisa.....

Existem canais dedicados a este tipo de sistemas (este e este por exemplo), mas uma coisa é ver YouTubers a fazê-lo (onde as marcas comparticipam com provavelmente tudo), outra coisa é um gajo arriscar a comprar e depois ficar com uma coisa impossível de fazer com custos gigantescos associados. Custom WC é CARO. Cada conetor, cada curva, cada erro implica um custo grand€. E num sistema mITX a probablidade de erro é ainda maior.
 
Última edição:
Projecto mesmo super interessante. O que falta fazer?


Como disse o @sertorius isto não é para todos. Há que ter criatividade mas também mãozinhas.​
Tudo o que tenho é sempre modificado... desktop, bicicletas, carro, impressoras 3D.... é uma "panca" das grandes 🤣🤣🤣.
Apos a conclusao do mini distro plate, irei tratar do fundo da caixa.
Mais atras referi que iria aumentar a gaveta nao so de lado mas na profundidade para assim poder ser compativel com GPUs maiores (320mm). Assim sendo ja fiz preview 3D da coisa, ja esta modelado e finalizado pronto para criar mas so mais la pra frente irei mostrar aqui 😉
Bem sei que queres manter o material que tinhas parado.

Sim realmente o Offset da board não me estava a lembrar, significando que não iria funcionar nessa caixa.

Como disse, ando há muitos anos a piscar o olho a um sistema mITX, mas a bomba e o reservatório acabam sempre por ser impeditivos pois complicam sempre o routing da coisa e acima de tudo porque montar uma coisa destas é preciso já ter tudo na mão para ver bem a coisa.....

Existem canais dedicados a este tipo de sistemas (este e este por exemplo), mas uma coisa é ver YouTubers a fazê-lo (onde as marcas comparticipam com provavelmente tudo), outra coisa é um gajo arriscar a comprar e depois ficar com uma coisa impossível de fazer com custos gigantescos associados. Custom WC é CARO. Cada conetor, cada curva, cada erro implica um custo grand€. E num sistema mITX a probablidade de erro é ainda maior.​
Nunca pensei migrar para ITX mas a vinda do segundo filho veio acabar ( e bem) com o espaço que tinha dedicado ao escritório.
O mundo ITX é realmente um enorme desafio na conjugação da performance com arrefecimento e ate compatibilidade dos componentes.
Mas creio que tudo se consegue com um pouco de estudo e a destreza de arriscar como bem falaste.
E claro, itx é tudo bem mais caro, conectores e curvas entao... 😅 mas pronto o gosto vai prevalecendo.
Se errar em alguma coisa acho que nao se deve desistir logo...​
 
Última edição:
Ora boas.
O mini distro continua a espera de uma CNC livre ( há bastante serviço nelas) mas estou um pouco ansioso pelo resultado final.

Enquanto isso aqui ficam um outro reaproveitamento que fiz em tempos.
Ora então a quando da compra da actual motherboard o vendedor tinha um bloco EK Velocity para peças e ofereceu na venda, onde se pode reparar que estava estalado junto a um dos 4 pontos de aperto
EGmIteUl.jpg

cSifcoIl.jpg


Sendo eu um gajo que se dá a certos trabalhos, decidi reaproveita-lo para o meu setup com a criação de novo acrílico com pequena modificação.
Mais uma vez usei a modelação 3D que tanto gosto e me tem ajudado neste e em vários outros trabalhos.
u8lNXSwl.jpg

sCQmLt4l.jpg


Após maquinação, em comparação com o original
H5jSR2ol.jpg

a2Yaj7zl.jpg


E depois de montar tudo direitinho...
QdWzECdl.jpg


...espero que gostem ;)

Cumps​
 
Muito porreiro, mas isso assim com o apertar a retenção à board em acrílico e ele tendo pouca espessura não vai ficar frágil?
Continuação de bom trabalho.
 
Obrigado W@rrior.
Tive isso em consideração.
Fiz uns apoios em bronze que interligam o bloco ao bracket que depois faz aperto na parte traseira da motherboard, depois colocos fotos desse trabalho.
O custom distro ainda nao foi maquinado, muito trabalho nas CNC's ainda....​
 
Back
Topo