Curso de Web

Antes de mais, e visto que é o meu primeiro post nesta comunidade, gostaria de me apresentar:

Chamo-me Tiago Antunes e sou designer gráfico de formação e profissão. Tenho o meu trabalho fixo num departamento de publicidade, e vou fazendo alguns trabalhos como freelancer.

Acontece que, principalmente em regime de freelancer, dou de caras com projectos para identidades de marcas que no final perguntam se também posso fazer um site. Ora, eu não percebo nada de web. E custa-me ter de passar um projecto que eu comecei a outro designer só porque eu não sei mexer em web.
Numa altura em que nascem designers gráficos que nem cogumelos, ser um "2 em 1" ajuda bastante, e acho que aprender web não me fará mal nenhum, antes pelo contrário, poderá abrir algumas portas.

Eis então o meu dilema:

- Pagar 2000€ / 3000€ numa escola como a LSD, Restart, Flag, Edit, Etic, e arriscar-me a sair de lá com a carteira bem mais leve, e com a ideia de que se calhar não foi dinheiro assim tão bem empregue? (Estou um bocado escaldado relativamente a estes cursos, visto que enquanto me licenciava tirei um curso intensivo de design gráfico avançado, repito aqui o "avançado", onde a maior parte da turma nem sequer sabia mexer na pen tool do AI, o que me fez sair de lá totalmente desiludido.)

- Comprar meia dúzia de livros e tutorias de wedesign e fechar-me em casa no meu tempo livre?

- Pagar a um bom webdesigner para me dar explicações? (lol, nem sequer sei se isto seria uma opção viável)


Enfim, desculpem lá o pequeno testamento, mas estou um pouco perdido. Se houver por aí alguém que me pudesse dar umas luzes, ou alguém que tivesse feito um curso nas escolas que mencionei, ficaria bastante agradecido.


Obrigado.
 
Boas tardes

E antes de mais bem vindo á comunidade.

Segundo, vou admitir que não li tudo, mas li por alto e deu para perceber totalmente o teu dilema, porque eu tive um praticamente igualzinho :)

E tambem na altura do meu dilema tambem, andei a pedir opiniões a pessoas especializadas na area, e esses cursos pagos de 1000 a 2000 euros etc etc, são uma autentica TRETAAA!!

Quem está na area sabe muito bem o porque.

Exemplo de descrição de um curso: PHP com duração de 60h, 500 euros

Tipo... NINGUEM aprende PHP em 60 horas, nem em 120h quantos mais...
O que eles fazem é enquanto uma escola normal te dá as bases em 6 meses, os cursos pagos dão te as mesmas bases o mesmo trabalho mas em MENOS meses, tipo em 3 MESES ou 2 meses... O que não minha opiniao ainda é mais horrivel, porque quase te tens de aprender á pressa...

Nenhum curso mas NENHUM mesmo, te vai ensinar como deve ser uma linguagem, todos e repito TODOS apenas te dão as bases.
Agora a diferençã entre bons programadores, e programadores de brincar, nasce na motiviação de cada um.
Tu aprendes a programar, em CASA sozinho .
A area da programação seja que linguagem for, tem a maior sorte do mundo, porque é a unica profissão basicamente ou das unicas, que consegues quase se mestre sem saires de casa, basta ter motivação naquilo que estás a fazer.

Existe milhares de sites e milhares de blogs, cheios de tutoriais sobre programação e cada site tem tudo esmifradinho, bem ao pormenor cada coisa que precisas ou queres aprender.
Se nao gostares muito de tutoriais escritos, então ainda milhares e milhares de videos no youtube sobre programação :D Muitos mesmo.

Estás a ver esses cursos profissionais de 3 anos que ajudam o pessoal a fazer o 9 ano ao 12º ?
Tu com um estudo em casa, tem o mesmo conhecimento ou MAIS que eles, em 6 meses por aí :) Mediante o teu interesse claro. E não, não estou a exagerar :P

Por isso, a unica coisa que te posso recomendar é o seguinte.

Computadorzinho + Apontamentos + Tutorais + Praticar + Pesquisar + Vontade de saber mais + Força de vontade + TUDO o que tu quiseres que aches que vai ser benefico na tua aprendizagem :)

Agora por favor nao gastes dinheiro nessa porra de cursos pagos, que entras lá com 0% conhecimento, sais de lá com 10% :|

Espero ter te ajudado, e ilucidado para o mundo real :D

Cumprimentos
 
Eu sugeria isto:
TORRENTS e Aplica o que aprendes em projectos pessoais

1-
Procura por tutoriais-video nos torrents: UDEMY , TUTSPLUS , LYNDA.COM , INFINITESKILLS , PLURALSIGHT , DIGITAL TUTORS
ves os video para ficares com uma ideia geral, depois compras livros para aprofundare os conhecimentos

2-Depois dos videos se necessitares compra uns bons livros para aprofundares os teus conhecimentos

3- Aprende e aplica o que aprendeste com projectos pessoais, crias de raiz um site pessoal para te apresentares a uma empresa, sobre um hobby teu..etc


-HTML, Css, html5, css3 , Photoshop

-Javascripts, Jquery, Backbonejs, angularjs

-CMS \ Bootstraps

-PHP, pyton\django, ruby\Ruby on Rails, ,xml, Java(para mais tarde desenvolveres apps em android)

-Oracle, Mysql, sql


Livros: compra livros ou saca o pdf dos torrents
HTML, CSS - http://www.amazon.com/HTML-CSS-Design-Build-Websites/dp/1118008189?tag=zwame-20

o resto..os da editora O´reily tem boa reputaçao



O importante é ir aprendendo e aplicando o conhecimento com pequenos projectos,
assim k souberes html e css podes criar um site de tutoriais em que explicas cada tag que aprendeste

quando aprenderes photoshop, já poderá criar a tua pagina pessoal

aprender java(javaserver) em vez de php para por sites online. pode dar jeito para mais tarde te interessares pela criaçao de apps android(java+xml)
 
Aprende o que foi referido acima e treina, muito. Gastei num curso na Flag, aprendi bastante depressa mas são temas que aprendia online, sem gastar 1€, se quisesse.

Mas o acompanhamento é sempre bom, para quem não tenha muito tempo para pesquisar e estar sentado no PC a ler ou ver vídeos.

Com o curso, tens sempre algo a adicionar no teu curriculum, que é sempre algo a considerar pelas empresas.

Anyway, welcome e boa sorte. Em relação a um "bom webdesigner para dar explicações", não recomendo, porque vai ensinar os métodos de trabalho, ideias e afins do próprio, e assim ficas "formatado" a criar, do jeito que te foi ensinado.

Cumprimentos
 
Back
Topo