Como Fazer D3400 - RAW vs JPEG

GTAsky

Power Member
Boa tarde, adquiri ha algum tempo uma nikon d3400, e estou a tentar aprender um pouco sobre fotografia. Era um 0 a esquerda, e estou mesmo a tentar aprender.


Uma dúvida que tenho é sobre formato RAW vs Jpeg.


Qual a vantagem de editar no Photoshop por exemplo um RAW em relacao a um Jpeg?

Cumprimentos
 
O formato RAW tal como o nome indica permite aceder à informação capturada em bruto ou crua ou seja permite fazer mais ajustamentos e não inclui geralmente perdas por compressão (no teu caso inclui alguma porque a D3400 usa RAWs de 12 bit comprimidos).

O formato jpeg tem compressão com perdas e já inclui todo o tratamento que a máquina faz.

De certo modo é análogo a entregares o trabalho de revelação a um laboratório ou fazeres sozinho.

Se estás a começar não guardes só RAWs, vais criar frustração porque para ver o quer que seja tens que fazer mais uma tarefa.

Utiliza por enquanto só jpegs ou RAWs+jpegs. Já agora os RAWs da Nikon usam a extensão .NEF
 
Ok, acho que já entendi melhor.

Mas na teoria, pegar num raw e converter o mesmo a jpeg sem editar nada, é igual a ser a máquina a fazê-lo?
 
Ok, acho que já entendi melhor.

Mas na teoria, pegar num raw e converter o mesmo a jpeg sem editar nada, é igual a ser a máquina a fazê-lo?
Nim, pois a makina usa um preset, neste caso da nikon, e tu no photoshop usas outros, claro que podes criar um muito semelhante.

IMO, em vez do photoshop usa o lightroom, que torna super facil importar todas as fotos da camera/cartão, ja com alguns ajustes tipo a lente que usas na tua d3400 para retirar a deformação e aberrações.
Depois 99% das vezes faço apenas auto + alinhar horizonte e exporto para jgeg o que quero.
 
Engraçado.. Quer dizer que se salvar raw é jpeg, ao exportar depois no PC o raw para jpeg, fico com 2 jpegs ligeiramente diferentes comparando o do PC ao da câmara?

Percebi bem?
 
O rigado a ambos, já aprendi uma coisa nova hoje... Espetacular..

Amanhã vou tentar fazer uma sessão fotográfica ao meu carro, depois há algum sítio para eu poder postar as fotos e receber algumas críticas vossas?
 
abaixo das 1000 fotos, se chegares a usar o lightroom tens um plugin para enviar as fotos com 100% qualidade para o flicker, que tanto serve como rede social de fotos se assim o quiseres, mas podes ter as coisas ocultas e partilhar links especificos com quem queres de albuns.

Eu faço isso quando fotografo um evento por exemplo e quero partilhar as coisas com a familia., mando o URL e eles podem ver e fazer download das mesmas. Acima das 1000 ja tens de pagar uma subescrição, que IMO é barata se acabas por fazer isso muito.

edit, fica aqui uma minha, https://www.flickr.com/gp/159038657@N08/5G2134
como podes ver todas as informações foram passadas do LR, eu apenas meti umas tags quando importei do cartao de memoria, e é porreiro ao nivel de teres acesso ao dados da camera, local, etc.
 
Ok, acho que já entendi melhor.

Mas na teoria, pegar num raw e converter o mesmo a jpeg sem editar nada, é igual a ser a máquina a fazê-lo?
Se usares o conversor da Nikon provavelmente deve sair algo muito parecido ou igual mas com outros programas haverá pequenas diferenças.
Seja como for não és obrigado a decidir, a tua máquina permite guardar simultaneamente os dois tipos de ficheiro.
O Lightroom como te foi sugerido já é um programa orientado para gerir o fluxo de muitas fotos e deverá ser mais prático que o Photoshop que é mais para edição individual.
 
Back
Topo