Windows 8 - Dúvidas Gerais

Olá.

Será que alguém daqui do fórum me possa disponibilizar por mensagem privada a imagem do Windows 8.0? Penso que não seja a versão Pro mas sim a que vinha para utilizadores domésticos, ou seja, a Core.

Fiz download pelo site da Microsoft mas o problema é que esse download vem atualmente com a versão N Edition do Windows 8.1 em vez da versão do Windows 8.0 Core (penso que era esta que vinha nos PCs domésticos). O PC não aceita a edição N precisando eu de uma nova chave para a edição N que não é compatível com a chave do Windows 8.0 normal sem ser edição N. Assim preciso mesmo do Windows 8.0. Se tiver todas as versões do Windows 8.0 que dê para escolher melhor, assim vejo qual a edição da chave a que a minha chave pertence do Windows 8.0.

Se alguém me puder ajudar disponibilizando-me o link por mensagem privada, fico bastante agradecido.

Obrigado e cumprimentos.
 
Bastava um pouco de pesquisa na internet e ai tens a versão original do windows 8.0 --> https://archive.org/download/Win8AIOPTGx86x64/Windows 8 PT-PT.iso
Obrigado Senhor Colaborador.

Já tinha experimentado essa versão e simplesmente não reconhece o boot. É o único que no arranque no POST não faz boot.
O Windows 8.1 N e o Windows 10 no POST são reconhecidos os devidos boots.

Desconfio que a versão que você me deu que eu testei, seja uma versão de 32bits de arquitetura x86 porque no Windows 8.1 N de 64 bits que tenho instalado (fiz "Skip" durante o processo de instalação do Windows 8.1 N na esperança que ativasse o Windows 8.1 N na mesma, mesmo a chave sendo do Windows 8.0 Single Language ou Core [não me lembro qual era a edição que vinha]), simplesmente no Desktop, o configurador diz para eu usar uma versão do DVD de 64bits, porque a que me você deu é de x86. Tive a pesquisar dentro das pastas dessa ISO que me deste e não encontrei referências à arquitetura x64 mas sim só à arquitetura x86.

Infelizmente não deu e tenho pouco tempo até o limite da ativação do Windows terminar.

Tenho a chave do produto porque vi a que estava instalada de raíz no sistema da motherboard, pois o PC tem secure boot.

De referir que este Windows 8, pelo que me lembro, vinha com um sistema de 64 bits, e não de 32 bits.

Se alguém conseguir ajudar-me com uma ISO do Windows 8.0 Single Language / Core de 64 bits (se tivessem o link das duas ISO melhor) agradeço bastante a ajuda.

Cumprimentos.
 
e nao podes instalar o windows 10 sem chave e depois colocares a chave do 8?
eles ainda activam desta maneira.

O windows sempre ficaria o mais recente e activo
 
@carlos.fcpb

A imagem está totalmente funcional e de facto tive de testar para ver, e o problema da mesma não ter feito boot foi ter o "secure boot" activo na bios, se o desativar vai ver que o boot arranca logo, nada de anormal na época, pois o win 8 e versões anteriores ainda não estavam preparadas para isso, como foi corrigido a partir da versão 8.1 e posteriores...

é que neste momento essa versão win8.0 em PT-PT não é fácil de arranjar, pois foi uma versão de passagem muito curta entre o win7 e win 8.1 que foi a versão definitiva antes do windows 10...

Seja como for se não der o windows 10 pode ser instalado sem key fica todo funcional a não ser que a maquina já não tenha recursos para correr esta ultima versão.
 
e nao podes instalar o windows 10 sem chave e depois colocares a chave do 8?
eles ainda activam desta maneira.

O windows sempre ficaria o mais recente e activo
O problema é que com o Windows 10 22H2 o computador fica extremamente lento, mas sim ativa a chave com o Windows 10.
Com o Windows 8.1 N que está instalado atualmente pela imagem ISO do site da Microsoft com a chave que está na BIOS integrada, o Windows 8.1 N não é ativado por não ser a edição correta.

@carlos.fcpb

A imagem está totalmente funcional e de facto tive de testar para ver, e o problema da mesma não ter feito boot foi ter o "secure boot" activo na bios, se o desativar vai ver que o boot arranca logo, nada de anormal na época, pois o win 8 e versões anteriores ainda não estavam preparadas para isso, como foi corrigido a partir da versão 8.1 e posteriores...

é que neste momento essa versão win8.0 em PT-PT não é fácil de arranjar, pois foi uma versão de passagem muito curta entre o win7 e win 8.1 que foi a versão definitiva antes do windows 10...

Seja como for se não der o windows 10 pode ser instalado sem key fica todo funcional a não ser que a maquina já não tenha recursos para correr esta ultima versão.

Permite a ativação da chave no Windows 10, mas o problema é que o PC já fica extremamente lento com o Windows 10, e com o Windows 8.1 noto uma ligeira performance no sistema.

Eu tenho a ISO do último Windows 10 do website da Microsoft que ativa o Windows normalmente. O problema é mesmo a lentidão que o PC fica com o Windows 10 22H2 instalado.

Sim eu sei que é raro encontrar o Windows 8.0 x64 a suportar o secure boot, por isso ando nesta andança.

Corri a Internet toda, até usei o Windows 8.0 Upgrade Assistant em PT-PT que encontrei num site de notícias conhecido para tentar instalar por cima, e já seria de esperar que desativaram os servidores para funcionar com o Windows 8.0 Upgrade Assistant.

O ideal seria encontrar algum utilizador que tivesse acesso ao MSDNAA/Dream Spark/Microsoft Imagine/Academy para encontrar essa ISO x64 do Windows 8.0 PT-PT x64 e o Windows 8.1 PT-PT x64 que permitisse o Secure Boot e disponiblizasse o link (por mensagem privada é um exemplo).

Ficaria grato!

Não sei onde está a PEN de recovery do Windows 8.0. Devo de a ter perdido.

Lembro-me de nesse PC, fazer sempre atualizações da loja do Windows 8.0 para o Windows 8.1 e do Windows 8.1 para o Windows 10 pelo Windows Update, por isso se eu tivesse um ISO pelo menos do Windows 8.1 normal, sem ser edição N, até era capaz de reconhecer a chave (digo eu), embora tenha ideia que os servidores da Microsoft devam de ter migrado as chaves todas para o Windows 10. Até tenho receio de que o PC deixe de ativar o Windows 10.

Tenho ideia que no Windows 8.0 se instalasse por uma ISO em Inglês, não permitisse a chave do Windows 8.0 por ser de um idioma diferente, mas não tenho a certeza. Não tenho quase mais nenhuns dispositivos para gravar, estou a usar as sobras.

Obrigado pelas ajudas.

EDIT: De relatar que tentei fazer boot com um dos links do Windows 8.1 PT-PT que encontrei e não permite o boot também.

EDIT2: Pretendo mesmo ter o Secure Boot ativo. Não quero mudar o modo em como a BIOS funciona.

EDIT3: O objetivo seria, depois da ativação do Windows 8.0 com secure boot, migrar o Windows, para o Windows 8.1 (tinha receio de que a imagem que encontrei não suporte o Secure Boot, mas isso já seria outra história.)
 
Última edição:
@carlos.fcpb

Que configuração tem essa máquina??? e qual é o uso que vai dar a isso, pois o win 8 há muitos anos que foi um daqueles cancros que foi mais uma passagem direta do win 7 ao win 10 logo ninguém guardou saudades...
 
@carlos.fcpb

Que configuração tem essa máquina??? e qual é o uso que vai dar a isso, pois o win 8 há muitos anos que foi um daqueles cancros que foi mais uma passagem direta do win 7 ao win 10 logo ninguém guardou saudades...
O PC tem como configuração o processador Intel Celeron Dual-Core a 1.5Ghz + 4GB RAM + 500GB de disco rígido mecânico.

O problema é mesmo o CPU ser fraquinho e o disco ao ser mecânico arrasta-se todo.

A utilização principal é básica: e-mail através do browser, facebook e sites no geral. Youtube é completamente raro.

O Windows 10 22H2 demorava tempo quase 5minutos a abrir o Google Chrome, Edge ou Firefox. (Fora o tempo de boot e de login para o ambiente de trabalho).

Sei que o suporte extendido do Windows 10 22H2 termina em Outubro de 2025, mas com tanto PC a correr ainda o Windows 10, acredito que o mesmo suporte extendido seja ampliado.

O Ubuntu fica lento também. Talvez o Linux Lite por não pedir muitos requisitos. Embora o ambiente de customização do utilizador seja a do Windows o que vai tornar difícil a adaptação!

Já tenho poucos suportes físicos para gravar.

Para concluir que com o Windows 8.1, este corre com uma performance aceitável, tendo eu um antivírus pago, coisa que obviamente já o tinha removido do Windows 10 e feito uma instalação limpa. Ainda assim continuou lento, embora várias vezes limpezas tinham sido feitos por mim com AV ou sem AV.

Vou ver se me mudo para Linux, porque não temos mesmo dinheiro algum para fazer compras de computadores novos e hoje em dia um computador é essencial para qualquer pessoa.

Cumprimentos e obrigado pelas ajudas!
 
Última edição:
e meter um disco ssd de 128 gigas? um disco custa tipo 15 euros e faria uma diferença enorme, mesmo para o w10

Não sei se iria fazer muita diferença pois ele na conjuntura toda tem mesmo um hardware fraco já mesmo quando aquilo era novo, então agora, o SSD não vai ter o impacto que ele pretende, o SSD não faz milagres em tudo.
 
Não sei se iria fazer muita diferença pois ele na conjuntura toda tem mesmo um hardware fraco já mesmo quando aquilo era novo, então agora, o SSD não vai ter o impacto que ele pretende, o SSD não faz milagres em tudo.
Pois também tenho essa ideia.

Ssd e uma distro Linux é o futuro disso
O que está a dificultar o processo aqui é mesmo o CPU ser fraco e o disco mecânico não ajuda.

Vou mesmo usar uma distro Linux mais light mesmo com disco mecânico.

Cumprimentos e obrigado!
 
Estava a pensar e lembro-me que houve uma altura com o Windows 7 que dava para metermos uma chave e o sistema de licenciamento da Microsoft ia automaticamente detetar qual a edição do Windows o utilizador dessa chave tinha e permitia o download da edição do Windows 7 para esse mesmo utilizador.
A Microsoft deveria de ter feito um sistema assim para todas as edições do Windows. Seria mais justo e uma pessoa não necessitava de estar a perder tanto tempo com situações destas.
Dava mais utilidade um sistema que permitisse o download da ISO através das chaves detetadas pela Microsoft.
Afinal se os utilizadores qualquer dia, quererem colocar o sistema operativo Windows com as edições corretas, tornava-se num processo mais simplificado. As máquinas valem sempre alguma coisa e todos sabemos que à medida que vão surgindo mais atualizações, os sistemas operativos Windows e principalmente nestes sistemas operativos Windows, ficam mais lentos com essas mesmas atualizações.
Os computadores teriam sempre alguma utilidade, como este meu computador teria com o Windows 8.0 atualizado + uma solução de segurança antivírus avançada paga que não exigisse muitos requisitos da máquina.
Seja como for, é da maneira que esta máquina fica com Linux.
Tenho ideia que se isto acontecer a toda a gente, seja algo preocupante. Todos migram para distribuições Linux menos pesadas. :D
 
Tenho aqui alguns discos SSD de 120gb a ganhar pó. Posso oferecer um desde que suportes os custos de envio.
Eu agradeço a atenção e fico-te grato. Vou falar contigo por mensagem privada.

Quando vais a esta página, podes escolher entre as várias edições. Só ficas com a edição N se escolheres essa versão.
Mesmo escolhendo a opção "Windows 8.1" sem ser a edição N, o site obriga a transferência da versão N, porque a Microsoft há uns anos atrás foi multada pelas entidades europeias em comercializar o Windows 8 com o Windows Media Player. Então a Microsoft foi obrigada a introduzir exclusivamente no mercado europeu as edições N do Windows 8.1 que são as edições que não trazem Windows Media Player nem funcionalidades multimédia.
Por isso a Microsoft mesmo selecionando o "Windows 8.1" ao invés de ser selecionado o "Windows 8.1 N", obriga a transferência da versão N. Podes ver pelo nome do ficheiro da ISO, que será a versão N a ser transferida. Eu próprio "sofri" com este problema que te expliquei.
 
Back
Topo