Windows 8 - Dúvidas Gerais

Vai haver vários SO's para os diferentes dispositivos, Windows 8 para x86 e ARM, Windows Phone para telemoveis, e o SO da Xbox. Todos os SO's vão partilhar a nova arquitectura de Apps (AppX), ou seja, a mesma App pode correr nos vários SO's, ou seja, quando um developer submete uma app na marketplace, esta pode ser usada em PC's (x86), Tablets (ARM), telemoveis (Windows Phone) e Xbox.

Em relação ao Windows 8, quando corre em ARM não suporta aplicações legacy (as applicações que usamos agora no win7), apenas aplicações Metro/AppX, se quiseres o Office no Windows 8 ARM têm de ser uma versão diferente, tal como acontece com o OSX.

Em relação á tua dúvida sobre o Office a correr em Windows 8 x86, não vai haver uma versão Metro/AppX, apenas a versão legacy (a mesma que usas agora no win7), quando clicas no icon do office (word, excel, etc.) no MetroUI, ele abre o Office normal, com o GUI Ribbon e umas novas tecnologias de fuzzy touch, vai ser mais fácil usar estas aplicações legacy com os dedos.

Em relação ás aplicações Metro/AppX podem ser criadas com várias linguagens: HTML5/CSS/Javascript, C/C++/C#, Silverlight e .NET (incluindo VB.NET), e os dispositivos que as vão suportar (Windows 8 x86, Windows 8 ARM, windows phone, Xbox) podem correr a mesma app, sem ser necessário criar uma para cada plataforma, juntamente com os cloud services, podem salvar o seu estado/settings e quando abres noutro dispositivo fica da mesma maneira que estava.

Muito obrigado!
 
Pro ano dou-vos a minha opinião:

WindowsDeveloperPreview-32bit-English.iso96 B/s - 8.2 kB de 2.8 GB, 365 dias restantes
Ahah ent\ao reza para que a luz nao falte, senao so daqui a dois anos xD. Bem eu sei que ainda e versao pre beta mas nao gostei nada deste s.o. nao achei nada futurista. Muito esquisito, nao consegui compreender qual a ideia. supostamente um s.o e um pc sao mais para trabalho, isto da a sensacao de smart phones e bla bla bla. horrivel para trabalhar, o memo para entertenimento. o que achei mais engracado foi o internet explorer 10 nao aceitar o ENTER para mudar de linha... dai esta mensagem estar toda seguida e mal formatada... Ainda a falta de acentos e compreensivel porcausa do idioma mas agora o enter matou tudo... enfim... esperava muito mais da microsoft. Uma complicacao para aceder aos ficheiros, tens que ir sempre ao UI para entrar nos ficheiros, apartir do ambiente de trabalho so por atalho... para os tecnicos de informatica isto vai ser lindo... como odiei o XP irei odiar o 8 provavelmente... tambem nao podemos ter tudo ao nosso agrado xD Pode ser que a versao final venha com coisas mais interessantes... i hope so. cumps
 
Boas! Tou a usar um touchsmart tm2 da HP e sempre que instalo os drivers da ATI pelo Windows update fico sem imagem (o tablet tem 2 vgas, intel+ati). Ainda não instalei mais nenhuns drivers mas alguém resolveu o mesmo problema?

Não consigo fazer snap às janelas como por ex. no 1º video building windows 8 no youtube! Alguém consegue?
 
Windows 8 DP: dual boot e developer tools

Olá a todos. Agora que o Windows 8 pode ser falado no fórum livremente, tenho duas questões para vos colocar.

Como estudante de 10º ano de um curso de Informática e Tecnologias Multimédia, convém tem um PC sempre disponível para trabalhar, que é o que faço com o meu antigo Insys do eescolas. Nele eu tenho um cuidado 'extra' com os programas e coisas que lhe meto, pois não quero que ele fique instável ou coisas do género que me podem dar dores de cabeça e dar cabe dos meus trabalhos.

Estava a pensar instalar uma distro Linux em dualboot, simplesmente por ser mais rápida no acesso à net e coisas do género, quando me lembrei que o Windows 8 faz isso 'bem' (bem não faz porque ainda é beta, mas dá na boa). Sendo assim estava a pensar instalar o Windows 8 DP x64 em dual com o Windows 7 Pro SP1 x64 (que é o sistema operativo que uso actualmente nele), mas gostava de saber se vocês já tiverem algum problema com o novo boot manager, pois cheguei a ter vários problemas com o Grub (chegar ao ponto de ficar sem ficheiros de arranque do Windows 7) e não queria correr esse risco com o Windows 8.

Outra coisa que me seria interessante, pelo menos para ir percebendo as diferenças, seria instalar a versão da DP com as Dev Tools, mas nisto tenho um problema: não tenho nenhum DVD9 nem nenhuma Pen/cartão de memória com espaço suficiente para colocar lá o instalador e instalar o Windows a partir disso. Posto isto, e numa de poupar dinheiro e trabalho de ir comprar um DVD DL (não tenho nada próximo que os venda), gostava saber se podia instalar a DP x64 e posteriormente instalar as Metro Apps e as Dev Tools em separado.

De resto não me lembro de mais nada, visto ter trabalhado por alto com o Windows 8 DP x86 na minha torre antiga (dual boot com o 7), no entanto nunca mais peguei naquilo, daí o meu interesse em usar o portátil, já que o uso na escola 'obrigatoriamente'.

Obrigado, Cumprimentos.
 
Estou para fomatar um netbook e estava a pensar ir já para o Windows 8..Mas deve ser bastante arriscado te-lo como unico sistema operativo,não?Se nem beta ainda é..
A questão nem é tanto por medo de corromper ficheiros ou algo do genero pois no netbook não tenho nada de informação importante..

A questão seria mais a nivel de compatibilidade de programas..Não sei se esta preview tem alguns limites de compatibilidade com programas dos anteriores SO..
 
Isto é uma preview, logo esse risco é grande. Isto é mais para experimentar do que para andar a usar em tarefas do dia-a-dia. No entanto, se for só para ir à net e poucos mais, muito bem. Aliás basta leres os posts deste tópico e do tópico do Windows 8 em Novidades, para tirares essa conclusão :)
 
Estou para fomatar um netbook e estava a pensar ir já para o Windows 8..Mas deve ser bastante arriscado te-lo como unico sistema operativo,não?Se nem beta ainda é..
A questão nem é tanto por medo de corromper ficheiros ou algo do genero pois no netbook não tenho nada de informação importante..

A questão seria mais a nivel de compatibilidade de programas..Não sei se esta preview tem alguns limites de compatibilidade com programas dos anteriores SO..

Tenho os programas básicos instalados e tudo funciona a 100%.
 
Lembro-me que quando ainda tinha o Win7 em versão beta, o maior problema que eu tinha com ele era que não conseguia ligar à net via wireless. Se este problema não se colocar no Win8, então talvez não dê problemas.
 
boas malta, queria experimentar este novo windows, tenho umas perguntas bastante infantis...

eu neste momento tenho duas partiçoes, uma que uso so e exclusivamente para o windows 7+alguns programas, outra que serve para guardar tudo e mais alguma coisa (filmes, downloads, musica, alguns jogos, etc etc)

posso instalar o novo windows nesta partiçao sem perder o conteudo que ja la tenho? quer dizer, eu quero ter a hipotese de escolher entre o windows 7 e o 8 no boot, mas nao quero perder o conteudo que tenho na minha segunda partiçao...

e ja agora, como esta a correr o software no windows 8? tenho certos programas que sao indispensaveis, office, photoshop, visual studio etc, o software corre bem nesta nova versao? e os drives? (placa grafica, rato, etc etc)

obrigado.
 
boas malta, queria experimentar este novo windows, tenho umas perguntas bastante infantis...

eu neste momento tenho duas partiçoes, uma que uso so e exclusivamente para o windows 7+alguns programas, outra que serve para guardar tudo e mais alguma coisa (filmes, downloads, musica, alguns jogos, etc etc)

posso instalar o novo windows nesta partiçao sem perder o conteudo que ja la tenho? quer dizer, eu quero ter a hipotese de escolher entre o windows 7 e o 8 no boot, mas nao quero perder o conteudo que tenho na minha segunda partiçao...

e ja agora, como esta a correr o software no windows 8? tenho certos programas que sao indispensaveis, office, photoshop, visual studio etc, o software corre bem nesta nova versao? e os drives? (placa grafica, rato, etc etc)

obrigado.

1º não podes.

2º está tudo muito embrionário ainda. Não faças disto uma versão para uso diário. Software não sei, drivers há uns problemas com gráficas e placas de som, o resto e qq coisa PnP deve funcionar.
 
(Antes de mais nada, desculpem-me pelo off-topic)

Tens os drivers todos a funcionar perfeitamente? Não consegui encontrar switchable drivers para os GPUs que dessem para controlar o brilho do ecrã, fica sempre no máximo...

Já agora, a duração da bateria, melhorou ou nem por isso?

A duração da bateria está má por causa da falta de controlo do brilho... Não consigo arranjar drivers para os switchable graphics. Tenho só a VGA intel a funcional.

Existe um truque para fazer com que o brightness funcione, desactivas a VGA e dp voltas a ativar e o brightness já funciona, mas isto perde-se de cada vez que se reinicia o pc.
 
Viva! Será que alguém me podia ajudar? Basicamente queria experimentar o windows, mas como sistema operativo principal. Sim,estou disposto a correr o risco no meu computador, mas tenho neste momento windows 7. Dá pra formatar o disco onde tenho o windows 7 e instala-lo de raiz, ou so consigo instalar, actualizando o windows 7 que aqui tenho?
Alguém que o tenha como sistema principal, e que o use para o basico que possa dar feedback de como se tem portado ate agora?


Abraços e obrigado
 
´Bem uma opinião. Tentei instalar, tudo a 100%, nao precisei de instalar driver wireless ( atheros ) nem som ( realtek). por outro lado, tive de instalar a driver gráfica intel chipset 965 xpress para windows 7 32 bit. Sim estou a rodar 32 bit.
Instalei alguns jogos leves na perfeição, rodou tudo, gostei da feature da "barra de downloads" que abre para o botton da pagina, muito semelhante ao google chrome.
Mais... Engraçado, só k pronto para usar num desktop normal sem touchscreen é um bocado esquesito. Quase dá vontade de pegar um touch-screen.
Performance, só está instalado á meia hora, mas gostei, deu-me impressao de ser um pouco mais rapido que o 7, mas pode ser devido a nao ter instalado nada ainda e ainda só ter feito reboot 2 vezes. está clean a instalação, logo é mais rápido.

Btw estou a falar do win 8 32 bit developer sacado directamente do site da microsoft
 
pior é que dá-me erro a criar partição... n dá para fazer como com o Ubuntu, na mesma partição?

edit:erro com o partition magic
 
Última edição:
Back
Topo