Engenharia Informática

O ISEP tinha, pelo menos o ano passado, ano zero em Eng. Informática (penso eu). Não te posso dar garantias, mas creio que tinha e secalhar deve voltar a ter.
 
Boas pessoal.
Tendo em conta a situação em Portugal, qual é a melhor escolha de empresa para concorrer para um engenheiro informático?
E a nível do estrangeiro será que compensa emigrar sabendo que o custo de vida é mais caro, como também o alojamento.

Obrigado, cumprimentos.
 
Boas pessoal. Ando aqui com uma dúvida que já foi colocada. Fiquei na 2ª fase em Engenharia Informática na FCUL e disseram por aqui (não referiram a Universidade) que ja teem trabalhos marcados, muita matéria dada, etc... Eu vou inscrever-me hoje, só começo a ir às aulas na segunda... Fiquei assustado quando disseram que ja tinham trabalhos marcados e isso tudo... Alguém por aqui que alguma vez ficou colocado na 2ª fase? É difícil apanhar agora a matéria? Os que entram na 2ª fase ficam gravemente prejudicados...
 
Alexandre só precisas de inicialmente estudares um pouco mais. Não é nada de especial. Uma semana em cima disso a sério e recuperas se quiseres.

O pessoal e que chega a universidade e começa a ter uma data de trabalhados marcados e entra em pânico.
 
Maior parte do pessoal que entra na 1ª fase também só começa a trabalhar 1 mês depois, portanto acho que não tens de te preocupar com isso. Não digo que sejam todos assim, mas existe uma grande parte, e safam-se.
 
Obrigado pessoal, então com um pouco mais de estudo parece que apanho isso na boa. Acerca dos apontamentos, falo com colegas ou professores? Desculpem as dúvidas todas mas sou caloiro :P
 
Colegas. Não se fala com professores de apontamentos. Os que houverem eles colocam na plataforma da tua universidade.
Mas claro que convém ter um bom contacto com eles..
 
Voltei às aulas passados 6 anos para tirar o mestrado na minha área de formação.
Tirei licenciatura em Eng. de Redes de Comunicações e agora estou a tirar o mestrado em Eng. de Telecomunicações e Informática.

Agora quando voltei e comecei a rever cenas como transformadas de Fourier pensei que eram bruxarias. Mas entretanto já me comecei a relembrar das coisas.
 
Pessoal alguém tem algum feedback da lusófona no curso de engenharia informática?
Pelo que vi pelo programa não me pareceu mau.. Estou em vias de entrar e precisava duma opinião a lusófona até agora foi a única que me deixa entrar sem fazer o exame de matemática obrigatoriamente não é que eu não o consiga fazer simplesmente não o tenho feito porque fiz o de português este ano..
 
Eu estou num curso de telecomunicações e informática e esta conversa toda só me deixa a pensar que ainda não sei qual a área que quero seguir e qual a melhor escolha. Aprendi tanto de informática como de telecomunicações no meu curso.

LOL!

Amigo, eu tirei Eng. de Informática e Telecoms há 6 anos, já trabalhei na parte de telecom. e de informática e ainda continuo à mesma com esse teu dilema. O que acontece é que o bichinho morde dos dois lados, no matter what.

Agora voltei para tirar um Mestrado em Eng. Informática. No entanto, comecei a ver tanta programação no curso que... vou tirar um Mestrado de Eng. em Telecom. e Informática.

Já aceitei que vou viver com este dilema sempre.
 
Pessoal, provavelmente já foi perguntado, mas são muitas páginas :\
Nestes últimos anos, a taxa de empregabilidade tem vindo a manter-se, ou a descer ? quero seguir um curso que realmente me ponha comida na mesa...
Ainda estou no 11º, vale a pena começar a aprender linguagem de programação ? se sim qual ?
 
Pessoal, provavelmente já foi perguntado, mas são muitas páginas :\
Nestes últimos anos, a taxa de empregabilidade tem vindo a manter-se, ou a descer ? quero seguir um curso que realmente me ponha comida na mesa...
Ainda estou no 11º, vale a pena começar a aprender linguagem de programação ? se sim qual ?

Olha que para viveres com informática precisas de ter gosto no que fazes pois é uma profissão muito mental e que requer constante actualização de conhecimentos e skills.
 
Pessoal, provavelmente já foi perguntado, mas são muitas páginas :\
Nestes últimos anos, a taxa de empregabilidade tem vindo a manter-se, ou a descer ? quero seguir um curso que realmente me ponha comida na mesa...
Ainda estou no 11º, vale a pena começar a aprender linguagem de programação ? se sim qual ?
Concordo com a resposta anterior. Se nao gostares nao vais ser bom, e se nao fores bom não consegues chegar a lado nenhum... Por isso, só sigas se gostares. Se gostares e fores mesmo bom penso que não te vá faltar comida na mesa.
 
E vais passar praticamente o dia sentado a programar ou etc (problemas de saúde fisica e mental, é importante fazer algo ou ter algum hobby em que se faça esforço fisico..) muitas dores de cabeça, costas, muitas horas, novas linguagens a surgirem, estar constantemente a ler e a se actualizar em novas tecnologias ou seja nem toda gente tem este perfil se não gostar do que faz, e cada vez é menor a remuneração para áreas TI em PT.
 
Experimenta seguir tutoriais online para criares aplicações muito simples, tipo Hello World. Experimenta também ver no Coursera (site online com vários cursos grátis de x semanas leccionados por professores de diferentes faculdades) se têm cursos de programação (fundamentos, para novatos, etc).

Experimenta dedicar-te um fim de semana, durante 8h por dia, a tentar fazer aplicações muito simples. Depois experimenta fazer coisas cada vez mais complexas.
 
Boas pessoal, ando aqui com uma dúvida que provavelmente já foi perguntado, mas são tantas páginas/.
Para as licenciaturas diurnas. Entre Engenharia Informática e de Computadores no ISEL e Engenharia Informática no ISCTE. Onde é que o curso é mais fácil?
 
Boas,
tenho acompanhado este tópico com alguma atenção nos últimos tempos, apesar de ainda me faltar ler grande parte do início.
Deixo aqui a minha questão: Na vossa opinião, acham que aos 30 anos é muito tarde para começar numa licenciatura de eng. informática?

Isto no sentido de mudar de vida. Tenho uma licenciatura em gestão de empresas, apesar de achar uma área muito fascinante e ter gozo em fazer certos trabalhos, a minha verdadeira paixão sempre foi a informática. Software, hardware, redes, videojogos, de tudo um pouco, o fascínio foi sempre imenso. Recentemente comecei, através de pequenos tutoriais e de forma autodidacta, na programação e estou a gostar mesmo muito, fez despertar este bichinho que sempre tive.

Sabendo das dificuldades que poderei encontrar e estando disposto a começar do zero e a muito trabalho, o factor idade seria combatido com uma possível complementaridade com a licenciatura que já possuo e também com as softskills.

Agradeço desde já as vossas opiniões.
 
Back
Topo