Engenharia Informática

Desculpa ter demorado tanto a responder! Vou dividir as coisas para não se tornar confuso:

@Death_Knight eu tambem quero entrar no Isec atraves do CET que tirei na ESAN de TPSI em que tive nota final 15, mas podes-me dar umas dicas de como é o curso? É muito intensivo?

Diria que o curso é tão difícil como qualquer outro de Engenharia Informática, se queres dicas sobre o curso posso-te dizer que:

- Tem uma forte componente prática portanto prepara-te para imensos trabalhos, alguns deles bem longos e difíceis. Normalmente precisas de uma nota X para poder ir a exame e todas as cadeiras são feitas por exame (os trabalhos pesam por exemplo 5 valores e o exame 15), no entanto ao fazeres os trabalhos ficas bem preparado para os exames.

- Durante os primeiros 3 semestres o curso é "tronco comum" e depois tens que escolher uma especialização (Desenvolvimento de Software / Redes / Sistemas de informação) a partir daí a licenciatura tem cadeiras diferentes em cada ramo.

É complicado para fazer de uma pessoa que vem do CET?

Se o CET é de programação diria que vais melhor preparado do que 90% das pessoas que entram para lá para as cadeiras práticas, pois vêm do secundário sem conhecimentos de programação.

A matematica é dificil? E é que a minha matematica é a do 9º ano, tirei um curso profissional no secundario... Mas da que tirei no cet, fiz na boa e duas cadeiras de matematica do isec foi do que dei no cet e com estudo safei-me na boa..

Se a tua matemática é de 9o ano então provavelmente vais achar difícil, no entanto os professores do departamento de matemática costumam ser uns simpáticos e marcar aulas extra para darem matéria do secundário, isto ajuda quem já se esqueceu e outros como tu que nunca chegaram a aprender. Para além disso tens sempre os horários de gabinete em que te explicam as coisas se precisares.

Se te esforçares e usares os recursos disponíveis (sebentas disponibilizadas + aulas extra + horários de gabinete) acho que consegues fazer bem as cadeiras.

E sabes como é com as vagas? + ou - menos quantas há para este tipo de acesso?

Quando entrei (2009) abriram apenas 20 vagas para titulares de CET, eu tinha média de 14 por isso entrei sem problemas, não sei como funciona agora.

E na altura quantas equivalencias te deram?

As equivalências não são directas, tens que pedir (e pagar) para avaliarem o currículo do teu CET e te darem as equivalências, no meu caso tive equivalência a 1 cadeira do tronco comum e a 2 cadeiras do ramo de redes (como eu me mudei para Desenvolvimento de Software acabei o curso com 2 cadeiras "extra" feitas).

Se não me engano os preços desse pedido eram:

25 euros para pedir para avaliarem uma cadeira
100 euros para pedir para avaliarem o curso completo (foi este que escolhi)

Mas lá está, já foi há 6 anos e algumas das coisas podem ter mudado, quando entrei era assim como acabei de descrever. Espero ter ajudado!
 
IGE pode ser mais trabalhoso mas ETI é um curso mais difícil. Acho que terias muito mais mérito por completar esse curso. É uma licenciatura de engenharia que te deixa mais à frente no mercado, na minha opinião. Eu sou de LEI também no ISCTE a acabar o 1º ano. Devo deixar 2 cadeiras também (quem sabe até não são as mesmas ahah). Tenciono seguir este curso até ao fim. Acredito que LEI e ETI são os cursos que dão mais aptidões para entrar no mercado de trabalho.
Só posso falar por ETI que foi o curso que fiz e sem duvida deixa te muito preparado. Muita gente não tem noção da qualidade do departamento de tecnologias ( ETI lei e ige ) e do corpo docente.

Doeu a fazer e deixou me bem preparado.
 
Malta o que acham, para primeiro emprego:

1000€ líquidos + subsídio de alimentação
Porto
Telemóvel + portátil + comunicações

E já agora, quanto costuma ser o valor do subsídio de alimentação em empresas privadas?
 
Um pequeno off topic: vou tirar licenciatura(em principio) a EI mas nao pelo facto de emprego mas sim pelo conhecimento.
quanto ganha um EI em PT e fora?
Quanto ganha um produtor de jogos?

Edit: estou no tlm... podem dizer rapidamente as diferenças entre isep e isec em termos de ensino?
Se nao entrar no porto vou para coimbra ou alguma outra opçao?

PS: o mestrado queria tirar no isep.
 
Última edição:
quanto ganha um EI em PT e fora?

Sem experiência e pelos números que tenho visto diria:
850€ - 950€ em Lisboa
750€ - 850€ no Porto
Valor tabelado pelo iefp para estágio profissional no resto do país

Isto tudo valores limpos não brutos. Para o estrangeiro eu diria para duplicares o valor +/-

Quanto ganha um produtor de jogos?

Por "produtor de jogos" queres dizer Game Designer?

Existem n carreiras em produção de jogos, por exemplo:
Game Designer - Aquele que tem as teorias e desenvolve as ideias assim por alto, vê as opçōes possíveis e faz as escolhas, basicamente a pessoa que "manda mais" na produção de um jogo.
Artista 3d - Cria os modelos e animaçōes das personages (em jogos 3d)
Artista 2d - o mesmo para 2d
User Interaction Designer - Menus e outras interacçōes com os jogadores
Programador - Programa o jogo propriamente dito, ou seja "escreve o código"

Este ano tenho visto um "Boom" imenso no panorama de desenvolvimento de jogos nacional por isso talvez os salários subam (não estou em Portugal). Durante o ano passado trabalhei principalmente como programador de jogos e o mercado em Portugal estava horrível, existem imensos pequenos estúdios de jogos (maioritariamente para Smartphones) e o mercado estava um bocado saturado de pessoas que "queriam trabalhar em jogos", cheguei a conhecer pessoas com 4 anos de xp e alguns títulos publicados que nem 1000€ ganhavam para "trabalhar no que queriam". Se eu te dissesse que vi por exemplo uma pessoa com um mestrado do técnico a oferecer-se para trabalhar de borla apenas por ser na área de jogos acreditavas? E pelo que o Game Designer que estava á frente dos projectos me disse, ele recebia constantemente ofertas do gênero.

Estou a falar de programadores de jogos claro, os "Game Designers" são muito mas muito bem pagos, no entanto é difícil chegar lá, existem alguns conhecidos em Portugal e basicamente eles "dominam o mercado" e são contratados como freelancers para ajudarem as companhias a desenvolver os seus jogos.

Agora com o Boom que tem existido pode ser que o mercado aumente e surjam novas oportunidades, porque de momento tens a Miniclip, a Bica Studios e depois são estúdios pequenos de 2 - 5 pessoas. Junta-te ao grupo pt game developer's no facebook que o pessoal lá ajuda-te.
 
Uma vez que ainda vais tirar licenciatura + mestrado, pode ser que daqui a 5 anos o panorama de jogos nacional esteja melhor :p ele parece-me estar a melhorar bastante nos últimos anos, agora já existem alguns títulos nacionais a ganhar destaque nas mais diversas plataformas (Steam, android, ios, etc)
 
Ainda tenho duas perguntas:
- ISEC vs ISEP no caso de não entrar no ISEP o ISEC e boa alternativa?
-vale a pena tirar mestrado a EI ou por exemplo mestrado a alguma coisa que tem a haver com jogos?

Edit: mas Portugal tem falta de programadores? Ou quem? Estou a tentar a perceber pq Portugal muito fraco na produção de jogos.
 
Portugal tem falta de investimento em jogos, temos muitos desenvolvedores de jogos por conta própria quando estão fora do trabalho mas não temos muitas empresas dedicadas a isso. Assim a única empresa grande dedicada a isso que me vem á cabeça é a miniclip, depois tens empresas mais pequenas tais como a Bica Studios, os Nerd Monkeys e a Biodroid.
 
Não, até podes começar sozinho a desenvolver jogos auto-didacticamente, muito boa gente fez isso e safou-se. No entanto EI dá-te ferramentas (maneiras de pensar, metodologias, técnicas de resolução de problemas) que te ajudarão a crescer mais depressa. Isto na minha opinião claro.

Podes sempre ir aprendendo Unity (o panorama de criação de jogos actual gira muito á volta de Unity) e complementar assim o que aprendes em EI com desenvolvimento de jogos propriamente dito.
 
Por exemplo agora estou a aprender C. Não acho dificil, mas só estou no inicio a aprender o código base. Por enquanto estou a gostar.

Se quiser fazer um jogo(pela brincadeira) quanto e suficiente saber +- bem o C só por estudar em casa?
 
Porque não começas com algo simples? Por exemplo, fazer um jogo do galo em C. Assumindo que pelo que dizes já aprendeste as coisas básicas poderá ser fácil.
 
Antes de começar a aprender achei estranho,etc. Agora percebo que tem logica... Só estou no início visto ter exames(11 ano) e ter pouco tempo.
Vou acabar o capitulo 2 do livro linguagem C de Luís damas. Por isso não sei quanto o que sei se e suficiente para fazer algo mais complexo do que janela com texto.

Edit: pelo que vi o jogo de galo ainda tem um codigo dificil para mim pelo menos por agora.
 
Última edição:
N sei, só estou no 11 por isso nao consigo dizer nada sobre o assunto mas pelo que vejo dos coments nesse tópico o ISEP e o melhor para EI.
Tenho a certeza que não entro no ISEP por milésimas. Agora queria saber se o ISEC e boa alternativa.

Edit: no ISEC existem bolsas de alojamento ou de estudo?
 
N sei, só estou no 11 por isso nao consigo dizer nada sobre o assunto mas pelo que vejo dos coments nesse tópico o ISEP e o melhor para EI.
Tenho a certeza que não entro no ISEP por milésimas. Agora queria saber se o ISEC e boa alternativa.

Edit: no ISEC existem bolsas de alojamento ou de estudo?

Quem diz isso é por clubismo: as diferenças entre um sítio e outro são mínimas, e é impossível dizer qual "o melhor". O teu trabalho e aprendizagem pessoais têm um impacto de longe muito maior do que se tiraste o curso no ISEP ou no ISEC.
 
Um off topic: e mais fácil conseguir alojamento quem vive em Coimbra ou se por exemplo eu venho do porto? Ou isso e indiferente?
 
Última edição:
Back
Topo