Engenharia Informática

Quais são as diferenças ?

Estou no 9º ano e tenho daqui a pouco que escolher area e isso para 10º-11º-12º etc ....

Gostaria de saber se fosse possivel as diferenças do curso de ciencia de computadores e engenharia informatica e o que cada um pode fazer depois de sair da universidade sff.

:rolleyes:
 
Não estou a ver o que é que a diferença entre esses dois vai influenciar a escola para o 10º ano. Mas basicamente nesses dois muda o nome, a escola e uma ou outra cadeira. As saídas são as mesmas
 
Sim sao publicas... A media nao tem nada haver se o curso é bom ou mau... Vais ouvir bem dizer de algumas e mal de outras (normalmente quando ouves mal essas pessoas nao sabem do que falam) todas as faculdades teem coisas boas ou más.

No meu caso como estou a terminar o curso no ISEL digo-te:

Aspectos positivos:
-Além de exame final temos discussão com o engenheiro para provar que sabes a matéria e defenderes os teus trabalhos (normalmente 2 series e 1 trabalho final) (filtrando assim o pessoal que não faz nada e cola-se)
-Varias linguagens de programação (C,C#,Java,Assembly, etc...)
-Existem bastante contacto entre o aluno e o professor na maior parte dos casos
-Empregabilidade - 100% (segundo as estatísticas)
-Temos a possibilidade de fazer 6 cadeiras opcionais em areas que gostes mais por exemplo: (Progamaçao em dispositivos moveis (Android), Computação gráfica, Inteligência artificial, etc etc)
-Sinceramente acho um curso muito completo comparado com outras licenciaturas!

Aspectos negativos:
-Isel é super desorganizado
-Estas a começar o semestre de verão e ainda tens discussoes para fazer do semestre passado
-As notas demoram uma eternidade para sair
-Não há "gajas" :(


Edit: soube agora que que para entrar no ISEL o próximo ano e preciso matemática A provavelmente agora e obrigatório em todas :)
 
Última edição:
Não estou a ver o que é que a diferença entre esses dois vai influenciar a escola para o 10º ano. Mas basicamente nesses dois muda o nome, a escola e uma ou outra cadeira. As saídas são as mesmas

Não. Em algumas escolas com o curso de Ciências de Computadores não têm Análises Matemáticas, Físicas, Álgebras, Matemáticas Computacionais e Discretas, etc. As médias são inferiores. São Licenciados em Ciências de Computadores e não Engenheiros. Irão receber menos. A dificuldade para arranjar emprego é maior. As saídas não são as mesmas
 
suponho que sejas do porto porque citaste praticamente só universidades do porto.Eu sou de Lisboa logo será mais lógico ir para uma universidade de Lisboa, e pelo o que tive a investigar as médias aqui são mais baixas, segundo este site(um link para cada universidade)http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9119&code=6800&frame=1

http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9119&code=0701&frame=1

http://www.acessoensinosuperior.pt/detcursopi.asp?codc=9119&code=0903&frame=1Mas se tiver errado digam alguma coisa, porque foi por ter visto estas medias tão baixas que fiquei desconfiado e então postei aqui essa pergunta.
Quanto é necessário ter na prova de ingressão?Nos links que eu dei na parte de cima diz "19 matemática A" isto nao é a nota?E outra coisa as médias dos últimos candidatos é a media do secundário com a prova de ingresso?
 
Última edição:
Quanto é necessário ter na prova de ingressão?Nos links que eu dei na parte de cima diz "19 matemática A" isto nao é a nota?E outra coisa as médias dos últimos candidatos é a media do secundário com a prova de ingresso?

19 é o código da prova de ingresso. Sim a nota de entrada é a média do secundário mais as provas de ingresso, as percentagens variam de Faculdade para Faculdade
 
Mas se vais para o 10º ano aplica-te e escolhe um curso que tenha informática( assim vais ficar a saber se gostas de programação ou não),
pois se tiveres uma média baixa n entras em Engenharia informática.
 
Estou no 12ºAno curso ciências opção tecnologias. Só tem informática no 12ºAno e nem sequer é informática de geito... photoshop, coreldraw e agora vb.net mas só coisas basicas (textbox,buttons)!
Não era suposto darmos pelo menos c++?
 
Estou no 12ºAno curso ciências opção tecnologias. Só tem informática no 12ºAno e nem sequer é informática de geito... photoshop, coreldraw e agora vb.net mas só coisas basicas (textbox,buttons)!
Não era suposto darmos pelo menos c++?

Não sei eu fiz o 12º Ano há 20 anos, técnico-profissional e tinha Pascal e Dbase 3.
 
Estou no 12ºAno curso ciências opção tecnologias. Só tem informática no 12ºAno e nem sequer é informática de geito... photoshop, coreldraw e agora vb.net mas só coisas basicas (textbox,buttons)!
Não era suposto darmos pelo menos c++?

Também estou no 12º ano em Ciências e Tecnologias, e em Aplicações Informáticas B dei Pascal e Visual Basic só.
 
Concluí o Secundário há 5 anos e no meu curso dei Assembly, C, HTML, PHP, Javascript, SQL, Visual Basic, Flash, entre outras. O Ensino degradou-se tanto em 5 anos?

Edit: Vocês estão em Ciências e Tecnologias, sendo assim é normal
 
Edit: soube agora que que para entrar no ISEL o próximo ano e preciso matemática A provavelmente agora e obrigatório em todas :)

Não percebi este comentário, isso significa que não fizeste a prova de ingresso de mat A porque pelo que sei sempre foi necessário fazer prova de ingresso de mat A?
Esclarece-me...
 
Até no IST aceitem matematica B pelo menos a uns anos LOL

E o IST tem as matematicas mais dificeis... isso admito mas de resto...
 
Boas. Sou aluno de Engenharia Informática no Instituto politécnico de Leiria. Posso te responder a algumas questões relativamente a este curso.

1-Afinal qual e a media de ingresso para este curso(é à volta do 13?)
Aqui podes ver o plano curricular do curso. A média o ano passado era de 11.3
http://cursos.ipleiria.pt/Licenciaturas/Pages/mostrarConteudo.aspx?cid=9119#.T62D1NWZi74



2-o que é que um EI faz ao certo?/ Um EI é igual a dizer que é programador?
Em Engenharia Informática acabas por estudar várias áreas, Hardware, Redes, Programação, um pouco de Multiédia. Sendo que no 2º ano podes escolher uma de DUAS vertentes do curso, Tecnologias de informação ou Tecnologias da informação e comunicação. A primeira mais direccionada para a programação, a segunda direccionada para as redes. Escolhendo redes acabas por ter programação à mesma. É uma questão de consultares os dados ou mesmo a Coordenadora de curso.
Neste curso posso dizer que vais programar bastante pelo menos do que vou falar em seguida tens ideia do meu primeiro ano actual. Mas não é por aí que vais deixar de escolher este curso, eu próprio até nem gostava muito de programação mas ingressei no barco e lá estou, temos de dar o nosso melhor.


3-Consideram as disciplinas muito difíceis ou não?
Posso te dar uma ideia do meu primeiro ano. Eu vim de um curso Profissional, sem bases em Matemática A e Física. Para este curso é importante teres boas bases nestas duas disciplinas. Mas atenção não é impossível como vais ver. Outra coisa importante é estudar e não desanimar nem deixar as coisas ficar para trás, é agir no momento e tentar manter firmee fazer o melhor das escolhas.

No 1º semestre tive
Tecnologia de Computadores - Tudo à cerca de Hardware (Processadores, motherboards, memórias, fontes alimentação, monitores, placas gráficas etc etc e tudo ao mais pequeno pormenor. Ainda demos um pouco de linux. Acabas por aprofundar muito o hardware só não estudas a elecrónica do mesmo é uma cadeira muito boa. Além das aulas teóricas tens as aulas práticas com determinados temas. Excelente mesmo.

Introdução à Engenharia Informática, uma cadeira nada difícil, estudas matérias relacionadas com a Informática bastante interessantes e importantes.

Programaçao I - Estudamos a linguagem C onde fizemos um programa. Estudamos desde o mais fácil das funções até à gestão de memória, tudo muito bem explicado. É uma cadeira que se faz bem se for tudo acompanhado. Fizemos um trabalho ao longo do semestre.

Algebra Linear - Nesta cadeira de matemática andei o semestre a dar Vetores e Matrizes e operações com os mesmos. Apesar da matéria ser bastante a cadeira faz-se bem com acompanhamento da matéria regularmente como as outras.

Física - Ora aqui está a dor de cabeça de muitos, alguns por falta de bases outros por dificuldades. Esta é a cadeira que mais fica para trás. É preciso muito estudo e dedicação. Para esta cadeira é importante as bases de Física e apenas Física do 12º e não Fisca e Química porque ambas são diferentes. Quem não tem bases tem de tentar dar a volta seja com estudo ou apoio de colegas.

Análise Matemática - Esta cadeira para mim foi a mais complicada por ter dado matemática B no secundário. Consegui entrar com exame de matemática B mas depois tive esta barreira. Nesta cadeira dás Limites, Derivadas, Funções trigonométicas Inversas, Primitivas, Funções reais de n variveis reais. Como não tinha as bases suficientes a Universidade dispõe de uma cadeira Extra-Curricular chamada de matemática Geral A que nos ensina as bases. Fazendo esta cadeira no primeiro Semestre podemos fazer análise no segundo. E assim foi e garanto te que valeu a pena. Para os que já tem as bases tem também de se aplicar a análise e resolver exercícios etc.

Segundo Semestre

Sistemas Operativos - Cadeira que leciona tudo acerca do funcionamento dos sistemas operativos desde Processos, modo de funcionamento, gestão do processador, gestão de memória etc etc. Na prática estamos a dar programação em PERL em ubuntu numa máquina virtual. Demos também muitos comandos e formas de funcionar com a linha de comandos do ubuntu. Cadeira exigente mas com acompanhamento consegue-se fazer bem.

Arquitetura de Computadores - A continuação mais aprofundada de Tencologia de computadores, nesta cadeira trabalhas com um emulador de um micro-processador onde vais efetuar programas em ASSEMBLY para cálculos, e todo o tipo de coisas que se podem fazer com os registos e a memória de um processador. Além disto fala-se também do funcionamento interno dos processadores, tipos de processadores, como funcionam internamente e tratam os dados, gestão de memória, conversões entre binário, hexadecimal, virgula flutuante etc. Esta cadeira também não considero dificil.

Programação II - Damos java, aprendemos a fazer todo tipo de coisas desde o criar classes, fazer herança, polimorfismo, modo gráfico etc. Exige bastante empenho no trabalho e nas aulas.

Matemática Discreta - Vais dar matérias como teoria de conjuntos, funções, algoritmos, grafos etc. Consegue-se fazer bem

Estatística - Aprofundas bastante a estatística, nada a ver com o secundário claro. Esta cadeira também envolve contas mas faz-se muito bem também.

Iglês - Podes frequentar níveis entre B1 a C2 sendo que esta última só abre mesmo caso se possa formar uma turma. O Inglês considero que também se faz bastante bem.


Nos outros anos do curos vais estar envolvido também com programação, redes, multimédia etc. Em redes podes tirar uma certificação cisco e existem outras certificações que se podem tirar e claro com acesso monetário mais fácil por estar impantada na Universidade. Posso de dizer que é um curso Universitário, é um pouco cansativo mas nada na vida se tem sentado ao sofá ou nas noitadas ou no café. Tudo tem que ter o seu esforço, gosto, dificuldades, luta etc. Se esta é a tua ideia informa-te melhor. É um bom curso.
Como podes ver o que fizemos nem foi preciso um computador muito caro.

4-Como esta o mercado de trabalho neste curso(há muitas empresas a necessitar destes profissionais)?
Do que sei deste Instituto as empresas tem uma ideia do que os alunos fazem nas Unidades Curriculares e da capacidade dos mesmos. Além disso, a Universidade tem uma lista de empresas e todas as semanas surgem oportunidades de emprego, as próprias empresas pedem alunos, por isso penso que sendo bom aluno em termos de notas mas também em termos de conhecimento, reputação, sinceridade etc neste curso tens Emprego e Futuro.

5-por fim gostava de saber se é necessário comprar um pc com determinadas características para este curso, ou não?
Quanto ao computador, não precisas de comprar um computador muito caro e muito exagerado pelo menos este primeiro ano onde estou não necessitei de ser exigente com o computador porque o que se fez mais foi mesmo programar e talvez o que foi mais pesado e não muito foi correr uma máquina virutal com o ubuntu. Quanto ao futuro, depende também do que queiras seguir, por exemplo a área de multimédia é bastante exigente para o computador. Pela ideia que tenho dos outros anos penso que um computador de média gama serve perfeitamente. O meu portátil é um centrino duo Santa rosa, 4Gb ram, uma Nvidia geforce 9300G, disco de 250 e serve perfeitamente. Actualmente um portátil com um corei5, 4 GB ram, gráfica Nvidia ou ATI rasoável, bom disco já se encontram a bons preços e serve perfeitamente, não é preciso ir para um Corei7 topo de gama com 8 GB de ram etc etc de 1000 e tal euros. Também depende do gosto da pessoa.


Espero ter ajudado a teres uma ideia pelo menos da universidade onde estou. Talvez tenha facilitado como falei das cadeiras mas tudo envolve esforço, no fim acabas por ver que as coisas fazem-se bem e ainda ficas com vontade de fazer mais ainda e ser melhor.
E desculpa o testamento. Alguma dúvida dispõe.
 
Última edição:
Há sítios onde aceitam Matemática B

A partir deste ano é só Matemática A. Daí que, se não arranjarem um curso profissional num local onde vos ofereçam a possibilidade de terem matemática A, mais vale irem para Ciências e Tecnologias, mesmo que não aprendam nada.

Eu fui para CT e não foi por isso que não tirei o meu curso com uma boa média, nem que deixei de arranjar trabalho. Antes pelo contrário.
 
O obrigado fabio-8800gts pela sua resposta tão completa era exactamente o que eu queria.Nao quero dizer com isto que as outras respostas nao estavam boas, e agradeço por as terem postado
 
Por acaso estava a pensar entar num curso de informatica. Tou em CT e o pior é a matematica para mim, mas ja fiquei esclarecido. Obrigado
 
De notar que a formação dada num Politécnico costuma apresentar-se mais "prática" do que a duma Universidade, que procura fornecer uma formação de base mais teórica e abrangente, explorando mais a conceptualização e o pensamento abstracto (o IPL não é uma Universidade, é como o nome indica um Politécnico).

Isso tem vantagens e desvantagens, que cabe a cada um analisar e tentar perceber como se adequam ao seu próprio perfil. Digo isto pois estive numa empresa em que parte da equipa de desenvolvimento era proveniente dessa instituição (4 elementos) e outra de outros lados (UAveiro, ISEL, IST) e as diferenças eram evidentes, principalmente em termos de capacidade de abstracção/conceptualização e domínio de outro tipo de competências.
 
Back
Topo