Ferramenta para desenvolvimento WEB

Thorak

Power Member
Boas

Devido a vários condicionalismos, vou entrar para o mercado da programação e desenvolvimento web.
Tenho alguma experiência, mas não experiência "profissional" de uma profissão do dia a dia.

Foi-me entregue um projecto de criação de um Website que é basicamente um formulário para recolha de dados mas com um pequeno backoffice para processamento da informação, elaboração de listagens
e possibilidade de exportação para pdf,xls, e outros formatos e ainda enviar alguma dessa informação submetida por email. O site terá também login prévio ao preenchimento do formulário.

Eu tenho maior experiência na plataforma .Net mas outras plataformas são bem vindas.

A minha questão é: É costume fazer tudo Hard Coded num IDE de Desenvolvimento, ou utilizam ferramentas que ajudam na criação desses formulários sendo as validações e outra lógica standard em formulários ser automaticamente gerada e ligada aos campos de uma base de dados ? Usar uma plataforma tipo wordpress joomla ou dotnetnuke presumo que seja overkill para o objectivo em questão.

Obrigado pela atenção

Rui
 
Usar uma plataforma tipo wordpress joomla ou dotnetnuke presumo que seja overkill para o objectivo em questão.

Discordo. Se me dissesses que tinhas isso como hobby e querias ter a experiência toda de aprendizagem eu concordaria contigo. Nesse caso usaria um Visual Studio ou equivalente noutras linguagens para desenvolver toda a aplicação. E mesmo assim, provavelmente arranjaria algo já pré-fabricado para me facilitar a vida. De certeza que em 5 minutos de pesquisa encontras um snippet de exportação para excel, outro componente qualquer para exportação de pdf, uma template para o aspecto, etc...

Se é um projecto profissional, não vejo o porquê de não recorrer a plataformas mais que testadas, com uma comunidade enorme atrás delas. Só na parte de autenticação de utilizadores poupas imenso trabalho. Só se tivesses requisitos muito específicos/estranhos é que pensaria em fazer uma coisa de raiz.
 
Nunca usei o Wordpress ou o Joomla para o que pretendes (do dotnetnuke nunca tinha ouvido falar), mas se tiverem a funcionalidade necessária, de base ou em plugins, não são de todo overkill. Quanto muito podem ser underkill, se limitarem o que podes fazer. Há ferramentas mais genéricas que são frequentemente usadas para esse tipo de aplicações. Frameworks web como Django (Python), Ruby on Rails (Ruby, como o nome indica), ou, se te estiveres a sentir mais aventureiro, Yesod (Haskell) ou Martini (Go). Também há de haver em PHP, e noutras linguagens. Há quem prefira usar bibliotecas em vez de frameworks, o que acaba por ser o mais próximo de fazer de raíz (a não ser que faças mesmo tudo de raíz, mas aí estás a reinventar a roda), e é uma filosofia que aprecio, mas às vezes liberdade a mais deixa-te a flutuar à deriva. Há toda uma gama de opções, a escolha depende da experiência e da personalidade de cada um.
 
OS CMS que coloquei são só exemplos, não que realmente vá usar alguns deles.
O DotNEtNuke é um CMS baseado em ASP.NET podes ver no site da federação portuguesa de canoagem.

Em relação às funcionalidades, estou a averiguar se é possível que esses CMS tenham a flexibilidade necessária para construir um website desse tipo.
Obrigado por essas outras ferramentas que mencionaste, era exactamente informação desse tipo que estava à procura.

Como já falei, não sou um programador experiente, tenho muita teoria e pouca prática mas precisava mesmo de saber como um programador de todos os dias, com deadlines a cumprir desenvolveria o projecto.
Desenvolver de raiz está fora de questão visto que este projecto tem um prazo relativamente apertado e tenho tendência, como tu próprio disseste para me "dispersar" e aliado ao algum "enferrujamento" devido à pouca prática.

Existe algum framework melhorada baseada em ASP.NET semelhante ao Django ou Ruby on Rails ?

Já agora, recomendam algum IDE ?

Obrigado pelas respostas, foram muito úteis !!
 
De ASP.NET não sei nada, mas a ideia que tenho é que é ele próprio uma framework, por isso seria o equivalente aos exemplos que dei. Mas procura no Google, pode ser que haja alguma coisa.

Em relação a deadlines, o lema do Django é precisamente "the web framework for perfectionists with deadlines", o que te dá uma ideia da filosofia geral por trás destes projetos. Já experimentei fazer coisas de outra maneira, por diversão e aprendizagem, mas quando preciso mesmo de fazer alguma coisa depressa volto ao Django. A imagem do Ruby "on rails" também dá a mesma ideia. Podes fazer o que quiseres mas tens os carris para te manterem no caminho e para te levarem mais depressa.

Um que não mencionei, e que está algures entre uma framework e plataformas como o Wordpress, é o Drupal, que é muito flexível sem exigir programação. Também se pode programar, mas nos projetos em que uso Drupal limito-me à funcionalidade dele (e das montanhas de módulos que fazem tudo e mais alguma coisa), porque não programo em PHP.

Quanto a IDEs, eu uso o Eclipse, que é genérico, com plugins para diferentes linguagens, mas também há programas especializados para cada linguagem. Para Python, que é o que mais uso, há dois muito bons (pagos), o PyCharm e o WingIDE.

EDIT: Ao responder a outra pergunta ocorreu-me que também podia ter sugerido alternativas baseadas em Javascript, como o NodeJS. A Google também tem apostado no Dart, é uma linguagem que tenho na to do list para explorar.
 
Última edição:
Se não quiseres CMS por ser demais (caso php), podes sempre dar olhadela ao composer (que agora é cada vez mais usado), e procuras os packages pelo packagist.
É uma boa maneira de usar libraries na net e o composer facilita a vida no autoloading, updates, etc.

Para IDE uso Netbeans.
 
Se tas a fazer em .NET usa ASP.NET MVC 5 e faz o teu proprio CMS a medida... pelo menos prefiro ser sempre eu a fazer as coisas a minha medida pelo menos fica "bem feito" e nao existe o problema de no futuro ser pedido features novas e dps andares a martelar coisas para satisfazer os novos requisitos. Senao és bom com design usa o bootstrap visto que agora ja veem embebido no ASP.NET e tudo para esse tipo de coisas serve perfeitamente.

FrontEnd Framework: Aconselho Angular ou Knockout mas isto nao é necessario

IDE: Visual Studio 2013 e instala o Web essentials

Basicamente o Visual Studio ja tem tudo o que precisas desde de frameworks de testes (Unit, Integration, UI, Performance, Profiling)

Senao souberes nada de MVC aconselho te este livro que é bastante simples e segue as boas praticas: http://www.apress.com/9781430265290

Caso queiras servir dispositivos moveis por alguma razao tens o ASP.NET Web Api

Cumps, DarkT
 
Última edição:
O Drupal é excelente para o que pretendes.

Drupal 7 + Views + views data export (+ Panels - não obrigatorio) já dá para muita coisa.
 
Back
Topo