Ferramentas de Iniciação Web Dev

No decorrer do curso a minha programação era feita no Visual Studio, mas agora vou pretender começar a desenvolver para outras entidades, isto é, para venda a empresas... E neste momento andava à procura de ferramentas "free" para esse desenvolvimento.

Falaram-me do Visual Studio Express 2013 para o desenvolvimento, e o umbraco... Ambas ferramentas free..

Mas preciso de um programa para Base de Dados free!


Será que alguém me poderá ajudar na escolha das ferramentas. E uma opinião se deverei usar as referidas acima.


Cumprtimentos
 
Sim pode perfeitamente utilizar o VS2013 versão Express, tem limitações, contudo permite fazer bastantes coisas. O umbraco e para fazer paginas web com tecnologia Microsoft, mas o próprio VS2013 já o permite.
Quanto as bases de dados existem muitas free.
Em versão servidor tem o sqlserver Express da Microsoft e que pode incorporar uma ferramenta de report, (basta efetuar o Download da versão mais completa), que pode incluir no seu projecto.
Uma outra e o mysql que também e possível de integrar com o studio.
Para projetos pequenos em que a base de dados seja pouco solicitada, e tenha poucos registos, pode utilizar uma base de dados standalone, ou seja, não e necessário estar a correr em modo servidor.
Existe a sqlserver compact, mas creio que só será possível adicionar aos projetos ate a versão de 2012 do studio.
Uma outra e o sqlite. E poderá ainda socorrer-se do Access.
Depois tem sempre a alternativa da linguagem php. E uma linguagem simples e muito usada em todo o mundo.
Para programar basta descarregar o xampp, instala-lo, ( já inclui o servidor apache, base de dados mysql e a linguagem php) configura-lo. E depois por a correr localmente e utilizar um editor de texto (Ex. Notepad ++) para começar a programar. Claro também e necessário conhecer HTML, CSS e javascript.
Para este domínio das ferramentas da Microsoft aconselho o site www.macoratti.net.
 
Obrigado. Eu costumo trabalhar em MVC e no próximo website que vou desenvolver nem precisava de BD, mas ao usar Umbraco penso que este cria uma BD por defeito (Pelo que pesquisei). Em relação a conhecimentos, conheço bem HTML, CSS e Javascript.

Secalhar irei optar pela versão do SQL Express que penso ser o mais parecido com o SQL Server (Do qual tenho mais conhecimentos).

Como conclusão irei usar para o desenvolvimento o VS2013 Express, Umbraco e SQL Express.

Muito obrigado mais uma vez.
 
Desenterrando um pouco este tópico, em relação ao Visual Studio Express 2013 sabem se pode ser utilizado por uma empresa sem fazer algum tipo de licenciamento ? Para uma plataforma online, com registo e algumas outras opção e sem vendas ou transações de € na mesma.
 
Back
Topo