PC Horizon: Forbidden West (Nixxes)

Tenho estado a jogar desde esta manhã e estou a gostar bastante desta port.
Muito fluido e gráficos muito bons.
Estou a jogar em high com algumas settings very high e o fsr 2.2 ativo em qualidade. Isto numa 6800xt e ando entre os 110 e 140 frames.
Aliás, á distância que jogo, cerca de 1.5m, não noto diferença nenhuma para resolução nativa.

Muito bom.
 
Acho que está a vender pouco.
Esta Sony não aprende que se passa muito tempo desde o lançamento em PS5, a pica do pessoal desaparece...

A principal diferença é que se o jogo saísse ao mesmo tempo no PC que na PS5, a versão PC beneficiava de todo o marketing que foi feito na altura do lançamento na PS5.

A sair 2 anos depois, não só a pica pelo jogo não é a mesma, como o marketing do jogo não passou de uns 2 ou 3 vídeos do jogo no YouTube da Sony.

Por exemplo, o Helldivers 2 vendeu o que vendeu no PC, se tivesse saído 2 anos após o lançamento na PS5, ia ter vendas fracas.

Eventualmente a Sony vai perceber isso.
 
A principal diferença é que se o jogo saísse ao mesmo tempo no PC que na PS5, a versão PC beneficiava de todo o marketing que foi feito na altura do lançamento na PS5.

A sair 2 anos depois, não só a pica pelo jogo não é a mesma, como o marketing do jogo não passou de uns 2 ou 3 vídeos do jogo no YouTube da Sony.

Por exemplo, o Helldivers 2 vendeu o que vendeu no PC, se tivesse saído 2 anos após o lançamento na PS5, ia ter vendas fracas.

Eventualmente a Sony vai perceber isso.

É isso que eu digo, até podia nem lançar só mesmo tempo na PS5, mas com um prazo máximo de 6 meses. 2 anos é muita fruta no mundo dos videojogos.

O helldivers foi um pouco diferente porque é um jogo online. Sem os jogadores de pc a base de jogadores era substancialmente mais pequena e eles precisam disso...
 
Um port bem feito
O FSR 2.2 , á minha resolução, pouco ou nada fica a dever ao nativo e traz uns frames a mais, dá sempre jeito.
O HDR não esta bem, há um mod no Nexus para o corrigir.
Queixo-me do som, muito baixo, e é um jogo, já o anterior o era, com pouco "corpo" nas texturas, suponho que por limitações da consola, e não foi aproveitado o poder do PC.
Não obstante é um exemplo de como fazer um port, e no geral um belíssimo jogo.
 
Abri o jogo para experimentar e ajustar os settings e fiquei surpreendido com a optimização, frame pacing muito estável. 1% e 0.1% muito perto do AVG.

high preset, dlss quality. Um minuto a correr na zona inicial.
uFemk6h.jpeg


Daqui a uns dias devo jogar um pouco, até porque gostei do primeiro jogo.
 
Não tem a importância de um God of War ou Last of us mas o Horizon é um jogo espetacular. Graficamente do melhor que se vê hoje em dia e muitas horas de bom conteúdo.

Uma das razões para vender pouco é realmente o tempo. Jogos saírem anos depois das consolas não facilita nada
 
Essa do "sair anos depois" não encaixa na minha cabeça, nem sequer vejo qualquer relação.

O God of War saiu 4 anos depois no PC e foi o que foi. Days Gone acho que vendeu muito bem também. Spider Man parece que bateu recordes de vendas no PC. Last of Us não faço ideia, mas foi lançado em tão mau estado que acredito que não tenha tido grande aderência.

Falando em "futurologia", tenho a certeza que o Ghost of Tsushima vai também ser um sucesso no PC e já lá vão também ~4 anos... Aliás, praticamente todos os exclusivos que saíram para PC têm esse tal timing de 4 anos entre o lançamento na consola e a chegada ao PC.

De todos os exclusivos que joguei da PS, o Horizon é efetivamente o mais fracote tanto que o tentei jogar umas 3 ou 4x e desisti sempre a meio... A história não puxa. A minha mulher, que gosta dos Tomb Raiders e afins, também o jogou um bocado e nunca mais lhe tocou.... Ia até já bastante mais avançada que eu na história... Para mim é isto, o jogo não é grande coisa, tirando talvez nos gráficos, que foi até na altura o que mais me lembro de se falar do jogo na PS5.

Quanto ao lançamento dos jogos ao mesmo tempo na PS e PC seria um tiro no pé. Acredito que a venda de consolas seja uma fatia significativa da máquina de gaming da Sony pelo que, e sejamos sinceros (pois contrariamente à Microsoft que tem uma oferta fortissima no Game Pass), a consola Playstation viveria de quê se não fossem os exclusivos?

O Helldivers é um caso à parte. O original foi lançado em PC/PS. O 2 é um caso de estudo pois ninguém estava à espera de tamanha adesão e a prova disso é que os problemas continuam a pairar sobre o jogo.
 
encontro um "problema" gráfico apenas....em certas situações há um desfocar da imagem. De resto como adaptação consola»PC não conheço melhor
 
Essa do "sair anos depois" não encaixa na minha cabeça, nem sequer vejo qualquer relação.

O God of War saiu 4 anos depois no PC e foi o que foi. Days Gone acho que vendeu muito bem também. Spider Man parece que bateu recordes de vendas no PC. Last of Us não faço ideia, mas foi lançado em tão mau estado que acredito que não tenha tido grande aderência.

Por acaso o Horizon Zero Dawn vendeu mais que o God of War no Steam. 3.30 Milhões vs 2.50 Milhões.

Mas independentemente disso, se o jogo fosse lançado no PC na mesma altura que na consola, em que aproveitava todo o hype e marketing à volta do jogo, iria vender MUITO mais no PC.
 
Sim, mas não vejo a ligação deste último estar a vender pouco no PC por ter saído 4 anos depois, quando os outros também o fizeram.
 
Acho que o facto do jogo ser dos mais fraquinhos da Sony também ajuda bastante.
Quando experimentei o primeiro, fiquei sempre aborrecido.
 
A única razão que me faria comprar este jogo é mesmo a qualidade gráfica. No primeiro jogo adorei descobrir os mistérios do mundo, como o planeta chegou aquela situação, mas de resto é um típico open-world, que em 2017 já era uma fórmula gasta... Ora pelo que li em reviews, a estrutura do jogo pouco mudou e supostamente o enredo é fraco, portanto não me vejo a jogar isto tão cedo.
 
Só vou testar mais logo, mas parece que para quem tem um Ryzen + RTX 3000/4000, forçar no nvinspector o ReBar para o jogo, dá um bom bump na framerate, neste caso de 74 para 90fps. O mesmo não acontece se o Cpu for da Intel.

heard-hfw-had-rebar-googled-and-ended-up-back-on-a-thread-v0-lgtb4e57o3qc1.png
 
Última edição:
Back
Topo