[Hosting] Dúvida de como proceder.

mrmav

Power Member
Olá,

Tenho um site pronto a ir para o ar, mas, como sou novato e o site é para um amigo, tenho umas dúvidas de como proceder em algumas coisas.

Então é o seguinte:
- Quais os melhores hosts que vocês conhecem? (.pt preferido)
- Como é que vocês fazem o pagamento? Pagam vocês e depois cobram ao cliente? Se sim, fazem isso todos os anos?
- É possivel colocar as despesas de um website no IRS (é para um hotel, portanto, servirá como despesa do hotel?)
- Como se protegem de possíveis ataques? (E quais os mais comuns?)

Desculpem desde já se duplico algum post, mas os que encontrei são antigos, e os recentes não me respondiam de uma maneira concreta..
Anyway, se alguem poder ajudar, ficava muito agradecido :)

Um bom dia!
 
Oi!

Tens mil hostings portugueses de confiança. Eu pessoalmente trabalho com a WebHS e a Amen. (aceitam visa [podes fazer com mbnet], multibanco e assim)

Se és novato a única coisa que te aconselho é: mete tudo no nome do cliente, e é o cliente que paga tudo e quando recebe os emails de aviso de pagamento vai para o mail do cliente.

Cobra pelos teus serviços, não pelo que todos já fazem. (alojamento)

E Não há problema nenhum em seres novato a fazeres sites, desde que sejas profissional e honesto a fazer negócios.

um abraço
 
Olá,

Vou ver as condições que esses hosts oferecem!
Também me parece e agrada mais, que fique tudo em nome do cliente.

Obrigado sharkz!
 
Boas. Qual é melhor para .com godaddy ou namecheap? Li alguns relatos de pessoas que usavam godaddy a queixarem-se que queriam ser cobradas em monicas quantias por spam que não foi feito por elas. Ja ouviram falar disso? Eu quero investir no alojamento e dominio mas a partir dai a ideia é nao gastar mais um centimo!
 
Qualquer uma das opções é boa. Já usei (e uso) as duas que falaste.

Como o domínio é e deve ser propriedade da empresa/titular para quem estás a fazer o website, podes e deves consolidar tudo. Isto é, ter o domínio e alojamento no mesmo sítio.

Se criares por exemplo um domínio na Amen, eles oferecem um alojamento para 1 ano.
Por um domínio .pt (que para algo português é francamente mais bonito e profissional) custa 12€ por um ano.

7VQLQvT.png
 
Olá,

Então é o seguinte:
- Quais os melhores hosts que vocês conhecem? (.pt preferido)
- Como é que vocês fazem o pagamento? Pagam vocês e depois cobram ao cliente? Se sim, fazem isso todos os anos?
- É possivel colocar as despesas de um website no IRS (é para um hotel, portanto, servirá como despesa do hotel?)
- Como se protegem de possíveis ataques? (E quais os mais comuns?)

Boas,

- Bitline.pt
- Se ficar em teu nome, em caso de problema no alojamento és tu que o tens de resolver ( logo deves cobrar mais por isto ao cliente ), se queres ter menos problemas, colocas em nome do cliente.
- Se é para um Hotel, eles colocam as despesas em IRC e não IRS e sim a factura do alojamento pode ser apresentado nas contas da empresa.
-Os mais comuns são ataques de força bruta ao login da área de administração, ao login dos emails e de contas de FTP
Como proteger, no caso do login na área de administração, tenta se possível limitar ao vosso IP, no caso do email e FTP é colocar sempre uma password forte.
 
Qualquer uma das opções é boa. Já usei (e uso) as duas que falaste.

Como o domínio é e deve ser propriedade da empresa/titular para quem estás a fazer o website, podes e deves consolidar tudo. Isto é, ter o domínio e alojamento no mesmo sítio.

Se criares por exemplo um domínio na Amen, eles oferecem um alojamento para 1 ano.
Por um domínio .pt (que para algo português é francamente mais bonito e profissional) custa 12€ por um ano.

7VQLQvT.png

Lol não sei qual é esse hosting da print.. mas por si só um hosting miserável, desculpa a expressão.. isto porque 10GB de trafégo mensal? se o site dele receber imensas visitas facilmente faz 40Gbps de trafego e isto se ele tiver o cloudflare.. que poupa Bandwitch.. agora imagina sem.. deve fazer uns 40-60gbps.

Não vas por a Amen.. nem por WebHS

PTISP.pt
Visual Fusion são as que recomendo
Se fores para essa da print, algum ataque vais logo suspenso!

Recomendo que procures hostings

Com boa banda larga.. no datacenter.. que disponham pelo menos conexões até 1Gbps uplink a PTISP dispõe agora até 10gbps..
Tens que ver o trafégo mensal que oferecem de prefêrencia que seja 100GB+ pa cima ou ilimitado..
por fim, o espaço WEB para esse preço, eu ia pela PTISP que oferece 20GB de espaço até 100GB.. 2GB não são nada..

Boas. Qual é melhor para .com godaddy ou namecheap? Li alguns relatos de pessoas que usavam godaddy a queixarem-se que queriam ser cobradas em monicas quantias por spam que não foi feito por elas. Ja ouviram falar disso? Eu quero investir no alojamento e dominio mas a partir dai a ideia é nao gastar mais um centimo!

Namecheap, gandi.net o gandi é conhecido por ser muito user friendly.. qualquer problema eles tentam ser logo sinceros e resolver logo alem disso oferecem WHOIS PRIVADO que protege os teus dados.. o namecheap é conhecido por ser de confiança..

GoDaddy nunca gostei muito.. nem iria por ele!
 
LOL

No que diz respeito a alojamento acho que é importante avaliar o tráfego que vais ter antes de escolher serviço A ou B.
E quem diz do tráfego, diz do espaço para alojamento. (de notar que geralmente o espaço é compartilhado pelo espaço que o email ocupa + os ficheiros que tens no site)

Aquilo que referi na imagem do alojamento gratuito por um ano da Amen era a título de exemplo, como é óbvio, e realmente se tens um site pequeno, com pouquíssimo tamanho e igual tráfego, não precisas de mais ou nada melhor.

Outra conversa é se precisas de aumentar a velocidade do teu site, e isso prende-se "quase" única e exclusivamente a velocidade de acesso a disco (isto se o site não tiver problemas internos de performance). Portanto quando vês um alojamento que refere discos SSD, claramente a velocidade passa para outro campeonato.

Para teres uma ideia muito por baixo do trafego estimado, experimenta ver quanto é que o teu site ocupa a carregar.
Podes utilizar uma ferramenta de web developer tools, que pode vir por defeito ou por exemplo no firefox através de um firebug ou assim.

Passo a exemplificar:
No teu chrome, abre o site, e clica no F12 para aparecer as developer tools. Vai ao separador Network, e faz ai um shift+control+r para ele recarregar a página sem ver o que tem em cache.

Qs4fsZy.png


como podes ver, foi preciso 1.4Mb para carregares a página como a estás a ver.
Se recarregares novamente a página com um simples F5,

2j1vBsd.png


Já só tens 346kb transferidos. Porque o resto está a ser lido da tua cache local.

Com estes dados podes fazer uma estimativa por baixo de quanto trafego precisas.

Se tens uma site simples com 5páginas html, medes quanto precisas para cada página, e estimas que uma pessoa por visita possa ir a todas as páginas e que precisa de xxxxMb para carregar tudo.

Depois basta-te multiplicar por uma estimativa mais ou menos real. 1000messoas por mês, 10.000, 100.000, 1.000.000 ....

Depois tomas uma decisão de quanto trafego precisas. Nota que onde gastas mais trafego é nos conteúdos de video alojados por ti, e com as imagens.

Portanto, resumindo e baralhando, se só tiveres imagens e elas tiverem bem comprimidas e optimizadas, e não tiveres videos... usas muito pouco tráfego.
 
Desculpa, mas tens noção do que são 40Gbps?

Sim sei.. e sabes o que é 40Gbps de ataque? hoje em dia é tão fácil e simples de lixar um website.. que tenha a banda larga limitada ou pouca bandwitch.. 10Gbps não são nada.. um ataque de DDoS destroi o tua banda larga, e ainda és suspenso ou és limitado a velocidade de 1Mbps ou então tens que pagar a bandwitch usada!

Procura por booters e stressers e vê como é simples de fazer porcaria a um website.. se tu dizes que 10Gbps é muito..
Aconselho a leres este artigo para teres noção do que dizes.. http://www.websegura.net/aumento-da-largura-de-banda-aumenta-forca-dos-ddos/
Antigamente 8gbps foi o maior ataque.. hoje em dia o maior ataque foi de 300Gbps.. e agora imagina com esse artigo que esta nesse artigo ;)

Se fosse a ti tinha cuidado.. 10Gbps não são nada hoje em dia.. talvez antigamente sim.. o melhor é sempre ser precavido.. e ter uma banda superior a 50GB..
 
Sinceramente, não faz qualquer sentido ele estar a procurar alojamento para um site de hotel e esperar ataques DDOS, depois recomendas que procure ISP que fornecam 1 Gbps ou a PTISP que oferece 10 Gbps ( ambos muito abaixo dos 40 Gbps ), nem mesmo a PTISP iria deixar que um único cliente utilize 10 Gbps, se passar a ter ataques DDOS ao site, então procura uma empresa que ofereça protecção de DDOS e em regra a mesma especifica qual a quantidade de trafego limpo que oferece e a largura de banda ao mesmo tempo que diz qual é a capacidade que tem para ataques.

Ps: Estive a ver o site da PTISP e não vi a mesma a oferecer protecção de DDOS.
 
Sinceramente, não faz qualquer sentido ele estar a procurar alojamento para um site de hotel e esperar ataques DDOS, depois recomendas que procure ISP que fornecam 1 Gbps ou a PTISP que oferece 10 Gbps ( ambos muito abaixo dos 40 Gbps ), nem mesmo a PTISP iria deixar que um único cliente utilize 10 Gbps, se passar a ter ataques DDOS ao site, então procura uma empresa que ofereça protecção de DDOS e em regra a mesma especifica qual a quantidade de trafego limpo que oferece e a largura de banda ao mesmo tempo que diz qual é a capacidade que tem para ataques.

Ps: Estive a ver o site da PTISP e não vi a mesma a oferecer protecção de DDOS.

Não estas a perceber para evitares ataques de DDoS precisas de uma boa bandwitch.. e a PTISP oferece isso o datacenter já disponibiliza redes de 10gbps.. atenção estou a falar de velocidades..
Existe velocidades de 100Mbps, 1Gbps uplink e 10Gbps uplink.. e a PTISP já vai nos 10Gbps ou seja se quiseres ter essa banda larga no teu website já o podes ter..

O Segredo para evitar os ataques de DDoS esta na rede do datacenter..
Imagina que um host tem no total 3Gbps de rede.. no total.. um ataque de DDoS a empresa cai.. e os clientes são afectados, 10gbps já é mais dificil.. a mesma..
Portugal não esta preparado para lidar com ataques de DDoS simplesmente não existe nenhum hosting que tenha protecção anti-ddos.. se queres alojar o teu site em Portugal mais vale pores num hosting onde disponibilize mais extras e mais segurança.. A PTISP é o melhor hosting em Portugal..

Atenção.. tens que pensar nos ataques de DDoS.. nunca sabes se alguem vai o fazer.. ou não.. mais vale estar prevenido.. não sei se me faço entender

Eu se tiver 1TB de trafégo mensal dificilmente irei ter problemas.. enquanto quem tiver 10gbps de tráfego MENSAL um ataque de DDoS faz imensos estragos para quem tem 10gpps.. ;)

Depois não se admirem quando virem a vossa pagina suspensa.. estou alertar porque já aconteceu em amigos meus ;)
 
@MotionTramp preocupa-te apenas com eventuais ataques ddos apenas se tais acontecerem (ainda mais sendo uma página de hotel lol)

No mínimo cloudflare free e evitar enviar emais diretamente do servidor e outras coisas que exponham o IP e não te preocupas mais.
 
Não estas a perceber para evitares ataques de DDoS precisas de uma boa bandwitch.. e a PTISP oferece isso o datacenter já disponibiliza redes de 10gbps.. atenção estou a falar de velocidades..
Existe velocidades de 100Mbps, 1Gbps uplink e 10Gbps uplink.. e a PTISP já vai nos 10Gbps ou seja se quiseres ter essa banda larga no teu website já o podes ter..

Isto já vai longo e a fugir ao tópico, mas infelizmente a coisa não funciona bem assim, porque vamos imaginar que até tinhas 10 Gbps só para o teu site, para ele se manter online, terias de ter o switch de 10 Gbps só para o teu servidor e terias de ter a placa de rede de 10 Gbps só para ti e terias de ter discos capazes de responder 10Gbps só para ti, é claro que NENHUM ISP te vai fazer isto.

Os ataques de DDOS TEM de ser travados muito antes disto.
 
Olá pessoal,

Bem, todas as opiniões ajudam, e estou um pouco mais iluminado que antes.
O site em si não é nada de mais, tem umas galerias de imagens e de resto é só informação para potenciais clientes.
O que tem, e agora fiquei com receio, é opção de enviar email (contactar o hotel). Como o @barricas disse para evitar enviar emails directamente do servidor, estou agora num dealema.

Como enviar esses emails?

Em relação ao hosting, para já, para ver o business a crescer, vou optar por uma opção "starter". Vou avaliar os preços nas recomendações que vocês deram e lá julgarei. Claro que posso vir a cometer algum erro, mas é assim que se aprende! :)

Sem mais assunto, resta-me agradecer a vossa cooperação. Um sincero obrigado!
 
Olá pessoal,

Bem, todas as opiniões ajudam, e estou um pouco mais iluminado que antes.
O site em si não é nada de mais, tem umas galerias de imagens e de resto é só informação para potenciais clientes.
O que tem, e agora fiquei com receio, é opção de enviar email (contactar o hotel). Como o @barricas disse para evitar enviar emails directamente do servidor, estou agora num dealema.

Como enviar esses emails?

Em relação ao hosting, para já, para ver o business a crescer, vou optar por uma opção "starter". Vou avaliar os preços nas recomendações que vocês deram e lá julgarei. Claro que posso vir a cometer algum erro, mas é assim que se aprende! :)

Sem mais assunto, resta-me agradecer a vossa cooperação. Um sincero obrigado!

Usa os mails servers da Google(gmail) e estaras seguro
Eu muito sinceramente recomendo a PTISP os preços são baratos 2€.. convem obtares pelo pack dos 4€.. ;)
 
resumindo e baralhando:

Tens 2 formas de enviar email através de um form no teu website:
  1. utilizando a própria função de mail do php
  2. utilizando uma função que permita utilizar um smtp (local ou externo)
No que diz respeito a seguranças e funcionalidades do email que vais ter, podes pensar em coisas adicionais:

Se vais ter um dominio "omeuhotel.pt" (domínio com o nome do hotel, todo bonito), é provável que esse mesmo hotel, também queira contas de correio a terminar nesse dominio (por exemplo: [email protected], [email protected], [email protected]

Para estas podes utilizar as contas que te são "oferecidas" no teu plano de alojamento (que terás de pré-configurar através de um cpanel/plesk/etc)

A não esquecer que não és obrigado a utilizar o email através do teu alojamento... e podes ter a gestão do email através de outro qualquer operador. Por exemplo Google (https://www.google.com/work/apps/business/products/gmail/) ou office 365, ou o raio que o parta.

Tudo tem vantagens/desvantagens. É caso de pesar tudo.

Eu utilizo tanto Google para empresas (em que cada conta custa +/- 40€/ano), como Office 365(que tem um preço muito semelhante ao da Goggle...) enfim. É um mundo.
 
Olá!

Só para ficarem a saber, fiquei pela PTISP.

Agora, ainda não estou bem a perceber como enviar os emails a partir dos servidores do google.
Se eu tenho um form em html, e um script em php que envia o email, como é que posso evitar enviar email do meu servidor??

I know I'm noob and all that, mas é o meu primeiro trabalho, e mais vale perguntar do que fazer cagada...

Saludos

ps.: Estou agora a batalhar com a questão do cache. Li algures em que devia usar um .htaccess para colocar uma "validade" nos ficheiros, isto para não rebentar com o tráfego que tenho. Ou será que me basta usar o cache do browser? I'm a little confused regarding this...
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo