[Hosting] Dúvida de como proceder.

O script PHP, em principio, deve enviar email automaticamente do teu servidor (deve ser pela função MAIL: http://php.net/manual/en/function.mail.php, se essa opção tiver activa, mas geralmente está), tens é que ter um remetente (que pode ser um email inexistente, tipo, [email protected]) e obviamente um destinatário (que no caso de formulários, será o email(s) a receber os dados do mesmo).

PS: Podes sempre te ligar a um outro servidor para o envio de emails (SMTP), geralmente acontece muito com envio massivo de emails (tipo newsletters) mas não deve ser o caso de um formulário (digo eu)
 
resumindo e baralhando:

Tens 2 formas de enviar email através de um form no teu website:
  1. utilizando a própria função de mail do php
  2. utilizando uma função que permita utilizar um smtp (local ou externo)
No que diz respeito a seguranças e funcionalidades do email que vais ter, podes pensar em coisas adicionais:

Se vais ter um dominio "omeuhotel.pt" (domínio com o nome do hotel, todo bonito), é provável que esse mesmo hotel, também queira contas de correio a terminar nesse dominio (por exemplo: [email protected], [email protected], [email protected]

Para estas podes utilizar as contas que te são "oferecidas" no teu plano de alojamento (que terás de pré-configurar através de um cpanel/plesk/etc)

A não esquecer que não és obrigado a utilizar o email através do teu alojamento... e podes ter a gestão do email através de outro qualquer operador. Por exemplo Google (https://www.google.com/work/apps/business/products/gmail/) ou office 365, ou o raio que o parta.

Tudo tem vantagens/desvantagens. É caso de pesar tudo.

Eu utilizo tanto Google para empresas (em que cada conta custa +/- 40€/ano), como Office 365(que tem um preço muito semelhante ao da Goggle...) enfim. É um mundo.

Olá,

Acho que encontrei o que vocês falam de enviar os emails a partir dos servidores do google, neste caso a usar o PHPMailer:
https://github.com/PHPMailer/PHPMailer/blob/master/examples/gmail.phps
 
Olá,

Acho que encontrei o que vocês falam de enviar os emails a partir dos servidores do google, neste caso a usar o PHPMailer:
https://github.com/PHPMailer/PHPMailer/blob/master/examples/gmail.phps

Mete Cloudflare.com para esconder o IP, e proteger o teu website.. podes usar os emails do google é facil nas configurações de conta deves ter algo disso POP,SMTP etc..
Tem imensos tutoriais no google se vires que é dificil usa do proprio host..

Eu recomendo pedires alguma empresa para fazer um website proprio para o teu hotel..
Procura pela empresa SkyDraft são bons e fazem orçamentos.
 
Última edição:
só em meados de julho é que terei um site onde poderás ver trabalhos que fiz.
Não tenho nenhum portefólio, pois nunca precisei de procurar trabalho, contudo estou a planear fazer algo diferente com uma página de portefólio.

neste momento só trabalho ou pela empresa onde estou ou pessoalmente por contacto directo.
contudo se precisares do meu tempo a nível profissional, podes sempre enviar-me pm com especificações e eu envio-te um orçamento concreto, ou encaminho-te para o que achar que te trás mais sucesso.
 
Olá!

Só para ficarem a saber, fiquei pela PTISP.

Agora, ainda não estou bem a perceber como enviar os emails a partir dos servidores do google.
Se eu tenho um form em html, e um script em php que envia o email, como é que posso evitar enviar email do meu servidor??

I know I'm noob and all that, mas é o meu primeiro trabalho, e mais vale perguntar do que fazer cagada...

Saludos,
Jorge Noro

ps.: Estou agora a batalhar com a questão do cache. Li algures em que devia usar um .htaccess para colocar uma "validade" nos ficheiros, isto para não rebentar com o tráfego que tenho. Ou será que me basta usar o cache do browser? I'm a little confused regarding this...

Se quiseres pouca chatisse usa o SwiftMailer: https://github.com/swiftmailer/swiftmailer (tens download como zip do lado direito)

E tens exemplos aqui: http://swiftmailer.org/docs/sending.html

Quanto ao cache podes usar a cloudflare para ficheiros estáticos, quanto à cache de resultados de base de dados, etc, sendo a página que é, vale mais ver 1º se depois existe alguma parte lenta e aí optimizas, porque provavelmente não iria valer a pena o tempo gasto inicialmente.
 
Boas,

Vou aproveitar este tópico para umas questões. Surgiu-me a oportunidade de desenvolver um site para a divulgação de um evento, algo simples, sendo que também é minha responsabilidade tratar do alojamento e domínio. Pelo que li neste tópico verifiquei que o PTISP é interessante. As minhas dúvidas são as seguintes:

1. Devo comprar domínio E alojamento? Ou o domínio tem isso incluído?
2. Tendo isso bastará apenas enviar todo o conteúdo do meu website para esse mesmo alojamento e fica tudo funcional?
3. Que ferramentas utilizam e recomendam para o passo 2?
4. Para o efeito que pretendo que tipo de alojamento aconselham?
 
1. Se ainda não tens nenhum alojamento, tens que comprar. Podes comprar tudo na PTISP, ou comprar por exemplo dominio num sitio e alojamento noutro. Mas basicamente, precisas de alojamento e domínio.
2. Sim, devendo primeiro verificar se o alojamento que escolher suporta a linguagem foi feito/vai fazer o site (PHP? Base de dados? etc).
3. Depende que tipo de site pretendes. É tudo estático? Vais fazer por ti, ou vais usar algum CMS (por exemplo Wordpress)?
4. Ver #3.
 
1. tens sérios problemas se não sabes a diferença entre alojamento e domínio.

para que saibas: podes ter o domínio na empresa A e ter o alojamento na empresa B.
muitas vezes por ser cómodo e tratarmos tudo no mesmo sitio, podemos optar pela mesma empresa para nos fornecer um domínio e um alojamento.

2. sim, dependendo da tecnologia que utilizes.

3. através do comum file manager presente nos inúmeros alojamentos, ou utilizando um programa de ftp.

4. depende da dimensão do que vais fazer e de que tecnologia utilizes. dá-nos mais detalhes, e talvez a resposta possa vir sem recurso a bola de cristal.

abraço
 
Obrigado a ambos pelas respostas.

@sharkz Nunca disse que não sei a diferença entre alojamento e domínio, o que perguntei foi precisamente se era comum oferecerem alojamento na compra de domínio. Portanto, o comentário era evitável. Quanto à dimensão também referi isso, disse que era para divulgação de um evento, algo muito simples pelo que não ia precisar de muito espaço. As minhas perguntas são apenas porque apesar de já ter feito muito trabalho na área nunca cheguei a tratar do alojamento do site, antes que digam que é uma "vergonha" agarrar num projeto sem conhecimentos.
 
Obrigado a ambos pelas respostas.

@sharkz Nunca disse que não sei a diferença entre alojamento e domínio, o que perguntei foi precisamente se era comum oferecerem alojamento na compra de domínio. Portanto, o comentário era evitável. Quanto à dimensão também referi isso, disse que era para divulgação de um evento, algo muito simples pelo que não ia precisar de muito espaço. As minhas perguntas são apenas porque apesar de já ter feito muito trabalho na área nunca cheguei a tratar do alojamento do site, antes que digam que é uma "vergonha" agarrar num projeto sem conhecimentos.

Geralmente, acho que é mais ao contrario que isso pode/costuma acontecer.

Ainda assim, também concordo que mais vale ter as duas coisas no mesmo sitio, ou seja, ser a mesma empresa a gerir o nosso alojamento e domínio(s), isto pelo menos para os "menos entendidos".

Eu pessoalmente, depende. Se for .com ou .net devo conseguir encontrar mais barato se comprar o domínio "por conta própria" do que juntamente com o alojamento, portanto ai compensa.

EDIT: Quanto a programas para upload de ficheiros. Uso muito o Filezilla para upload (FTP) e o Notepad++ (edição de ficheiros "directamente" do alojamento, também por FTP), ambos Open Source (Gratuitos).
 
Última edição:
@Kevin04PT caso o site que estejas a desenvolver seja apenas HTML (sem PHP/Base de dados) e não necessite de BackOffice para gestão dos conteudos, podes sempre recorrer ao Github Pages.

Assim só tens os custos da compra do dominio o alojamento fica gratuito, mas nota que é numa vertente de site OneShot. (já montei um site em cima do GitHub com bootstrap e funciona bem).
 
Back
Topo