Hover altera 2 classes diferentes

RoscasPT

What is folding?
Boas pessoal.

Estou a desenvolver um website em HTML e CSS e gostaria de saber se existe alguma maneira de, através de CSS (?), ao fazer hover do rato sobre uma imagem, a mesma altere de cor e ao mesmo tempo, o texto de um menu lateral (estilo sidebar) altere a cor e o tamanho de letra.

Posso facultar o código se for mais fácil.

Qualquer ajuda é bem vinda!

Cumps,
Roscas
 
Peço desculpa pela demora.

http://1drv.ms/1CtINWu

Em principio, se o ONEDrive não for mau, conseguem fazer o download de parte do código que já fiz.
Neste momento a zona em que tenho duvidas está aí.

O propósito é, ao fazer hover por cima de uma das imagens, as palavras do lado esquerdo - na caixa onde diz também GALERIA - respectivas a cada uma das mesmas se destaquem.


Peço desculpa pelo meu código poder parecer um pouco "esbardalhado" mas ainda não tive tempo de arrumar tudo.
 
Desde já, obrigado pela ajuda e disponibilidade @SF97 !

Explica-me uma coisa.
Basicamente após teres introduzido aquele script, a unica coisa que fizeste ao meu código foi adicionar o id - listas - à 1ª div onde estão as palavras e uma class - imagens - em cada uma das imagens certo?
 
Obrigado. Andei meio embrulhado mas reparei que me esqueci de chamar o jquerry x)
Vou aproveitar para deixar mais umas coisas em que espero que alguém me consiga ajudar.

1 - @SF97 eu tenho um segundo div que tem uma zona parecida à que expus onde queria fazer o mesmo efeito. Dá com o mesmo script ou tenho que fazer um novo?

2 - A mesma div que eu expus aqui e esta que refiro agora, supostamente deveriam virar galerias.
Algo do género, quando se carrega numa das imagens, o menu do lado esquerdo mantém-se mas a restante área torna-se uma galeria da respectiva imagem.
É possível fazer isso na mesma página ou tenho que fazer outra, e sempre que se clica numa imagem ele troca de página?

3 - Em relação a formulários de contacto. Encontrei uns quantos exemplos na net. Uns dizem que dá para programar o próprio HTML para enviar o email. Outros referem uma chamada a um ficheiro php. Em nenhum dos casos consegui suceder a por o formulário a enviar emails. Será que tenho que ter uma base de dados?

E no meio disto tudo ainda me falta entender responsive x_x
 
1 - Dá com o mesmo script, provavelmente tem que ser alterado uma ou duas coisas.

2 - Dá para fazer de qualquer maneira, tens que ver qual é que achas que é a melhor solução. Para ficar na mesma página tens sempre as lightbox. Normalmente eu uso a colorbox, podes ver um exemplos aqui http://www.jacklmoore.com/colorbox/example2/

3 - Para enviar um email tens que usar uma linguagem server-side (como PHP), é impossível mandar um email usando só HTML, o HTML só te serve para criares o formulário, não para enviar o email. Não tens que ter uma base de dados como disse só tens que usar uma linguagem server-side (eu uso PHP com PHPMailer ou SwiftMailer), se precisares de ajuda eu posso-te ajudar. Mas primeiro deves aprender a usar um servidor de teste como o XAMPP para executar páginas PHP.

Para meteres responsive aconselho a usares a framework bootstrap, basta usares os elementos que eles têm disponíveis no website com as folhas de CSS deles e os scripts de JS e automaticamente o website fica responsive. http://getbootstrap.com/
 
Estive de volta do script mas ainda não o consegui por a funcionar para a 2ª zona.

Nem a light, nem a colorbox se enquadram naquilo que precisava! Ou pelo menos pelos exemplos não parece. Os que vejo lá são popups, o pretendido seria a zona dos quadrados virar a própria galeria.

A parte do email e do responsive vou deixar para ultimos porque consegui arranjar mais tempo para ambas essas partes.
 
Não percebi "a zona dos quadrados virar a própria galeria", querias que se uma pessoa passasse o rato por cima de uma imagem essa vira uma galeria?
 
Imagem vale mais que 1000 palavras e eu tenho dificuldade em expressar-me desde o 1º ano xD

8l9kexs.jpg


A intenção é clicar em qualquer uma das imagens do lado esquerdo, neste caso a representada é a das salas, e a mesma virar uma galeria do género da do lado direito!

Acho que fica mais perceptível assim!
 
Dá para fazer mas dá bastante trabalho e não vejo maneira de fazeres uma transição porreira...Se calhar o melhor é mesmo ficares por fazer numa página à parte e quando acabares o projeto todo se ainda tiveres um bocado de tempo podes tentar fazer dessa maneira
 
Boas de novo.

@SF97 É possível usar o script que me fizeste para mudar o style de algo como uma img? A minha ideia era ter uma imagem com uma seta do lado esquerdo da do texto e a mesma aparecer quando se fizesse hover numa das imagens.
 
Back
Topo