1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Bem-vindos à nova plataforma do Fórum ZWAME! Sabe mais aqui! Se encontrares algum problema ou tiveres alguma dúvida vê o tópico sobre a transição.

Ligacao trifasica

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Hardware' iniciada por Arlindo, 18 de Outubro de 2005. (Respostas: 15; Visualizações: 5902)

1. Tenho um cabo com 4 condutores: 3 fases e um que pode ser terra ou neutro(?). esta suportando um motor (bomba de agua) trifasico. Necessito por uma lampada ao pe, que fios deverei tomar para ligar a lampada?
    Obrigado.
  2. timber

timber Zwame Advisor

Se o quarto condutor for o neutro, podes ligar uma fase qualquer e esse quarto condutor e ficas com uma tomada normal de 230 V monofásica em vez dos 400 V de tensão composta trifásica.
    Se o quarto condutor for a terra já não podes fazer isso porque o diferencial do teu quadro vai disparar assim que "notar" consumo pela terra.
    Teoricamente não faz muito sentido que seja o neutro orque se as fases estiverem equilibradas ele não está lá a fazer nada mas já tenho visto em isntalações BT tomadas trifásicas com neutro. Mas BT não é a minha cena.
    De que cor é o quarto condutor? Consegues ver?
    Última edição: 18 de Outubro de 2005
  3. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Todos os motores electricos que eu tenho na empresa ( trifásicos e incluiem maquinas de cortar ferro, compressores, bla, bla ;) ) usam 2 fases. neutro e terra. Agora atenção ao ligares as fazes pois o motor pode ficar a trabalhar no sentido inverso :D, pra corrigir trocam-se as fases na tomada ;). E sim.... uma fase qualquer + neutro e ficas com 230v.
  4. kazuza

kazuza Power Member

Depende. Podes ter ligação estrela-triângulo e aí tens as 3 fases, neutro e terra ...
  5. Delta

Delta Suspenso

vê lá se tens um fio amarelo, este será a terra
    se tiveres 2 fios pretos e 1 castanho, o castanho é o neutro

um busca-polos ajudar-te-ia

fazias uma derivação de uma fase e do neutro, e não haveria problemas
  6. timber

timber Zwame Advisor

Castanho e preto são cores de fase
    O neutro é azul claro
    A terra é amarelo e verde
  7. Delta

Delta Suspenso

nem sempre, timber

essas são as cores standard para uma ligação monofásica, no entanto, quando há mais fases presentes todas elas partilham da mesma cor : 3 pretas, 1 amarela e uma azul ou castanha, ...

Mas não sou electricista, tive apenas um curso técnico de electrotecnia quando andava a estudar no secundário....

Nada que um busca-polos não resolva, um neutro não acende luz, ou quando acende é apenas residual, muito fraca
  8. timber

timber Zwame Advisor

Estive a ler melhor isto tudo
    É assim não podes ligar (o diferencial dispara)
    Se tens 4 condutores tens 3 fases e 1 terra.
    Se tivesses 5 condutores tinhas 3 fases, 1 neutro e 1 terra.

Esperimenta ligar talvez duas lâmpadas em série entre duas fases umas vez que 400V é mais ou menos igual a 2*230 V
  9. FerCam™

FerCam™ Banido

isso do dijuntor diferencial é se tiver, k provalvelmente tem, mas se proventura n tiver,embora nao seja recomendavel, podes ligar a lampada numa fase e na terra. Ou entao, e isto é ainda menos recomendavel podes ligar a lampada a uma das fases e a um tubo de agua metalico, mas mais seguro é enterrar uma vareta de +/- 2m e fazer disso o neutro.
  10. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Engraçado.. não ouvi ninguem a fazer referencia ao aparelho de medida...

Com um aparelho de medida pode saber se é neutro ou Terra. Pois, guiar-te pelas cores não quer dizer nada. Quem fez essa ligação pode ter feito sem seguir o codigo de cores, por vezes são feitas coisas para o conhecido "desenrrasca" e como tal, saltamos certas "regras".

Usando um aparelho de medida, seleccionas o campo de medida para Volts (V~), (tensão alterna), e escolhes o campo de medida que aja logo acima de 400V.

Depois podes confirmar, entre fases terás entre 380V e 400V entre fase e neutro (se exitir neutro) terás os cerca de 230V.

1 abraço e cuidado que 400V não são brincadeira. (eu que os diga.. não era 400 mas eram 440V lol)
    Última edição: 19 de Outubro de 2005
  11. timber

timber Zwame Advisor

Se ele só tem 4 condutores não tem necessidade de medir nada.
    São 3 fases e 1 terra.
  12. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Devia ser assim.. como eu já referi.. já vi muita coisa em electricidade. Agora se quer medir ou não, fica ao critério dele.
  13. timber

timber Zwame Advisor

Sim é uma área com muita criatividade.
    Mesmo assim com um voltímetro não distingue a terra do neutro (se as fases estiverem equilibradas). Só vê um ponto de tensão nula.
    Aí pode simplesmente pegar na tal lâmpada e ver se o diferencial dispara.
  14. PDI

PDI Power Member

Bom vamos por alguma ordem no galinheiro.

A aqui algumas confusões, para começar as cores padrões atuais são: dois pretos e um castanho para as tres fases azul para o neutro e verde/amarelo para o terra.

Mas (ha quase sempre um mas) por uma questão de poupança quando se passa um cabo para um equipamento trifasico (que não precise de neutro)passa-se um cabo com quatro condutores(preto, castanho, azul e verde/amarelo )no qual as fases são ligadas no preto ,castanho e azul.

Como e norma usar-se diferencial( é seguro e obrigatorio) não podes usar o terra como neutro, mas podes por duas lampadas em serie ligadas a duas fazes.

Mas como ja foi dito o uso do multimetro e muito util, a e cuidado que com a eletricidade não se brinca, não te esquesas de desligar a corrente
  15. Obrigado a todos

Obrigado pelos vossos comentarios / ajudas.
    Vou proceder a medicao, mas como dizia "timber" eu so tenho 4 condutores, creio que as tres fases e a terra. Ja liguei a tal lampada (uma so) entre uma fase e aquilo que sera terra, e ...pim! o dijuntor foi-se.
    Na realidade nao consigo retirar daqui alimentacao para uma lampada e queria tambem uma tomada para ligar um aspirador pequeno.
    Ja vi que nem pensar.
    estava convencido que pegandio uma fase e uma terra (que funcionaria como neutro) podia ficar com 220 para iluminacao e tomada.
    Uma vez mais muito obrigado a todos.
  16. PDI

PDI Power Member

Antigamente dava mas agora com os diferenciais ja não da pois ele detecta a passagem de corrente para a terra e dispara por medida de segurança

Partilhar esta Página