Link para download de versão leve de ubuntu

ioda23

Membro
Boas a todos.
Precisava que me indicassem um link fidedigno para fazer o download de uma versão do ubuntu que seja leve e em portugues.
Muito obrigado.
 
Boas a todos.
Precisava que me indicassem um link fidedigno para fazer o download de uma versão do ubuntu que seja leve e em portugues.
Muito obrigado.
Descarrega diretamente da página do Ubuntu como indicado pelo @slblxs.

O idioma é escolhido durante a instalação.

Evita versões com o ambiente gráfico Gnome, KDE ou Cinnamon que tendem a consumir mais recursos.
 
Boas e obrigado pela tua ajuda. Não tenho conhecimento sobre Linux.É para instalar num portátil já com alguns anos para ver se aquilo anda sem ser com windows pois as specs do pc são fraquinhas.
 
Boas .
Estas versões são de 32 ou 64 bit? Eu pretendia de 32 bit.E as drives já vêm com o ubuntu?tipo para a leitor de cartões ,placa grafica ,etc
 
@ioda23

As versões são 64bits, o suporte 32bits está a ser abandonado por razões mais que obvias, as plataformas são todas atualmente x64...

Que pc tens para querer ainda suporte x86???
 
@ioda23

As versões são 64bits, o suporte 32bits está a ser abandonado por razões mais que obvias, as plataformas são todas atualmente x64...

Que pc tens para querer ainda suporte x86???
Tenho um toshiba l500.Processador dual core 4400 2.20ghz, 4 gigas ddr3 e um disco HDD,grafica ati hd radeon 4500 series,Os win 7 home premium 32 bit.Eu utilizo o pc para trabalhar no office , ler pdf ,as vezes photoshop e internet. Queria instalar o win 10 mas o pc já não permite iria ficar muito lento então ando a ver alternativas.
 
@ioda23

Sim, a maquina é de facto já bastante limitada para os padrões atuais, e já te tinha respondido que investir nisso, já não vale apena, pois isso já não vai dar muito mais, pois o que precisas mesmo é de te atualizar para uma maquina mais nova, não há milagres, mesmo o Linux está a deixar de suportar plataformas tão antigas, o que mesmo a recorreres a uma distro mais leve linux não te vai dar grandes garantias de aguentar isso mais tempo, e ainda tens a situação de te adaptares, pois sistema linux não é como o windows, além de que se dependes dos softwares para Windows, a transição para linux não vai ser facil pois as alternativas podem não ser iguais.

No final do dia tudo se resume aquilo que estás a tentar adiar, a compra de um equipamento novo, se não poderes ir para novo, podes equacionar usado\recondicionado sempre é algo melhor e mais recente que aquilo que tens.
 
Boas .
Estas versões são de 32 ou 64 bit? Eu pretendia de 32 bit.E as drives já vêm com o ubuntu?tipo para a leitor de cartões ,placa grafica ,etc
Desculpa, só responder agora. Para 32 bits, pouco ou nada existe. Mas, tenta esta que o link é de 32 bit.

https://mirror.fccn.pt/repos/pub/mxlinux/MX-ISOs/ANTIX/Final/antiX-23/antiX-23_386-full.iso

Deixo tambem dois links com videos sobre o Antix.

Como instalar no computador ;


E este com vários vídeos dos programas, e outras coisas instaladas na distribuição.

https://www.youtube.com/@antixlinuxemportugues/videos
 
Última edição:
@ioda23 eu com um portatil do é escolas com specs semelhantes, coloquei um SSD (dos mais basicos) foram 25 euros e Linux Mint XFCE, suporta 64bits sem problema
 
Vou tentar explicar de uma forma simples.

Distribuições são tipo versões do sistema operativo (podem ser baseadas umas nas outras)

Debian - Avo

Ubuntu - Pai

Zorin e Mint filhos.

O XFCE é um ambiente grafico que em suma é o que faz a ligacao entre o utilizador e o SO (e a barra de tarefas e as janelas)

Por exemplo o Linux minte tem varios ambientes graficos disponiveis, Cinamon, Mate, XFCE, Cada um tem caracteristicas proprias, mas para o PC em questão o XFCE é o mais indicado por ser o mais leve e semelhante ao windows.
 
Back
Topo